TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Estudo e Pesquisa em Administração

Por:   •  9/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE GESTÃO PÚBLICA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

POLO: CONDE

Aluno: Lucas Lennon Neri Monteiro
Cadeira: Introdução à economia

Atividade 1 - Módulo 1

Tendo em vista que a Ciência econômica vem evoluindo a 500 anos e imprescindível entender como era a economia antigamente, ou pelo menos explicar como ela era aplicada. Na Grécia antiga, por exemplo, onde oeconomicus significava “gerenciamento das questões domésticas”, vê-se que o primeiro agente já aparece em questão que é a família. Nessa linha de pensamento o qual foi criado por Aristóteles e Sócrates, que influenciaram bastante na questão econômica da época, as aquisições naturais que eram fruto de trabalho de camponeses, caçadores e pescadores e as não-naturais, situação essa totalmente reprovada por Aristóteles que no caso é o consumo exagerado de bens e o consumo supérfluo. Já Platão, que era discípulo de Sócrates, abordou em suas escrituras um estado regido por leis e o qual era importante o ser humano se especializar para que houvesse desenvolvimento e harmonização na sociedade, isso serviria de base para futuras projeções econômicas de fato.

Mas para entendermos como a economia atual chegou onde está precisamos ver como eram organizadas as sociedades e sua economia e de que forma se davam com seus agentes econômicos e como as sociedades se ajustavam as suas atividades de produção e distribuição de bens. Então retornaremos ao período entre os séculos V – XVIII D.C., observando como se transformara os três principais sistemas econômicos daquela época: Feudalismo, Mercantilismo e Fisiocracia.

O Feudalismo foi uma organização econômica, política, social e cultural baseada na posse da terra, que predominou na Europa Ocidental durante a Idade Média. O Feudalismo teve origem no século V, com a crise do Império Romano, em razão da insegurança gerada pelas invasões dos povos nórdicos, sua economia era baseada em produção agrícola e escambo e existia formas de o setor governamental e os agentes trocar bens e serviços como a Corveia, Talha e Taxa de Justiça.

O mercantilismo foi adotado na Europa durante o Antigo Regime. O governo absolutista mexia muito na economia dos países. O foco principal destes governos era almejar o máximo possível de desenvolvimento econômico, através do acúmulo de riquezas. Quanto mais rico o reino maior seu poder, respeito e prestigio e suas formas de gerar riquezas eram das mais diversas como o metalismo, Industrialização, Protecionismo Alfandegário, Pacto Colonial e ter uma Balança Comercial Favorável.

E por fim temos a Fisiocracia com Turgot sendo o pioneiro na defesa desse modelo econômico e Adam Smith sendo o desenvolvedor do mesmo. A Fisiocracia é uma academia de concepção econômica, baseada na liberdade, e duramente amparada por economistas, chamados de fisiocratas, algumas das maiores conquistas desse modelo foram que o mercado e essencialmente os preços, deve ser ajustado pela lei da oferta e procura (demanda). Consequentemente, defendiam o livre comércio com quase zero intercessão do estado na economia, a economia é tomada como uma ciência natural, as atividades agrícolas eram supervalorizadas por ser uma das principais riquezas das nações, a forte contestação ao modelo de intercessão econômica mercantilista, feita pelos governos absolutistas na Europa, valorização da eficiência de produção ao invés da concentração de fortuna vinda do comércio internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (51.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com