TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microeconomia e Macroeconomia; Ética, Política e Sociedade; e Métodos Quantitativos.

Por:   •  17/11/2015  •  Seminário  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

Neste trabalho será realizada uma pesquisa de mercado em uma empresa onde mostraremos um pouco á respeito de seu funcionamento, tentando identificar os principais aspéctos, como por exemplo, a organização da mesma, o modo e a frequência de vendas, o perfil dos consumidores e também dos funcionários, a preferência quanto a determinados produtos, estratégias de vendas, entre outros. Objetivando uma maior compreensão dos conteúdos estudados como base teórica pelos professores e, através dos conceitos relacionados, aplicá-los corretamente.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 3

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.............................................................Erro! Indicador não definido.

2.1 ANÁLISE DE MERCADO – MERCEARIA GOMES...............................................Erro! Indicador não definido.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS...............................................................................5

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE........................................................................6

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

REFERÊNCIAS...........................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

Antes da criação de empresa você deve se perguntar sobre algumas questões quanto à atividade que você escolheu e que deseja desenvolver. Pergunte-se, em relação à idéia da empresa:

• Por que ela deve existir?

• Qual será a sua particularidade? Em que aspecto será única?

• Haverá competitividade?

• Quais serão seus clientes?

• Em que a sua existência mudará as coisas?

• A empresa será local, regional ou nacional?

Após a definir com muitos detalhes a sua idéia de empresa, convém analisar o mercado. Não é conveniente desenvolver o seu projeto antes de um estudo seriamente sobre a conjuntura do mercado. A maior parte das causas de fracassos é devida à ausência ou à insuficiência do mercado, à dificuldade de identificar e de responder às conseqüências de mudanças sócio-econômicas. Por esta razão o estudo de mercado é importante. A análise relativa a produtos existentes será diferente daquela referente a um projeto inovador Neste trabalho será abordado o estudo de uma micro empresa e suas características. Quando se trata de comércio, a visita aos concorrentes permite estimar visualmente a extensão e a disposição física da atividade, como também observar o comportamento do pessoal e atitude dos clientes, além de recolher-se informações úteis como: produtos e marcas oferecidos, o leque de preços do varejo, os descontos e abatimentos concedidos, etc.

Mediante um preço mínimo, é igualmente possível obter-se para cada fornecedor, o volume de vendas e os lucros. Com estes dados, a oferta total de um determinado setor pode ser calculada e, pela diferença em relação à demanda, o mercado potencial de um novo comércio.

Devido á concorrência de mercados é necessário que se faça a pesquisa de preços para se encontrar um lugar mais favorável para realizar as compras, o que será desnvolvido também neste trabalho, através de um questionário ao funcionário da empresa pesquisada.

2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

2.1 ANÁLISES DE MERCADO – MERCEARIA GOMES

.

Localização: Avenida Goiás s/nº, Setor Aeroporto, município de Araguaçu-To

Proprietário: Leonor Gomes

Porte da empresa: Microempresa

Quantidade de Funcionários: 01 com carteira assinada e 02 proprietários

Funcionário entrevistado: Marcos Eduardo

Conforme pesquisa efetuada obteve-se as seguintes informações sobre a referida empresa:

- Em torno de 70% das vendas são destinadas a mulheres que fazem as compras, das quais grande parte são casadas, possuem filhos e ganham de 2 salários mínimos a baixo.

Grande parte dos clientes não possui nível superior, em sua maioria têm nível médio ou fundamental e alguns não concluíram nem o primário.

A maioria das vendas é para clientes que vem diariamente; muito poucas pessoas fazem compras para o mês todo.

Os clientes gastam em média de 2 a 4 minutos nas compras, que em sua maioria gastam de 40 a 80 reais. A maior parte das vendas é efetuada em dinheiro vivo girando em torno de 80%. A empresa não aceita cartão nem cheque, apenas a vista ou notinha simples de crédito.

- O consumidor hoje se preocupa muito com qualidade do produto buscando assim marcas especificas como Mabel, Nestlé e Ipê. Mas com a atual crise muitos têm trocado de marca por causa dos preços. Grande parte deles, na falta de determina marca leva o mesmo produto de outra marca.

- Os preços são revisados regularmente levando em consideração o percentual de lucro sobre o produto. Se ele for comprado mais barato o preço cai, se for adquirido mais caro o preço sobe mantendo o percentual de lucro.

- A inflação tem interferência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com