TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mini seminário gestão de sistemas de informação

Por:   •  30/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 4

Sistemas de informação: um estudo de caso sobre a Netflix

Thimaeus dos Santos Freitas

Resumo

O seguinte trabalho tem como objetivo estudar o histórico da empresa de streaming Netflix antes e depois da implementação tecnológica conhecida nas mais diversas plataformas ao redor do mundo nos dias atuais. Através deste será mostrado como funcionava o serviço em sua fundação e suas melhorias através do tempo e da tecnologia.

Introdução

Quem não ama fazer aquela maratona da série ou filme que curte? Afinal, a ideia de um dia debaixo das cobertas com uma boa companhia e uma programação para o fim de semana inteiro é tentadora!

Mas você já se perguntou como os sites de streaming eram antes de toda está revolução tecnológica e facilidade que nos é proporcionada hoje?

Pois bem, irei te ajudar a entender a profundidade e evolução por trás da famosa plataforma Netflix, desde sua fundação e todos os percalços até seu modelo atual.

Netflix, o começo de um negócio

Fundada em 1997 por Reed Hastings e Marc Randolph, na cidade de Scotts Valley, Califórnia, surge a Netflix. Hastings, nascido em Boston, é formado em matemática e mestrado em inteligência artificial por Stanford. Em 1991, ele foi um dos criadores da companhia chamada Pure Software, que cria um depurador de sucesso para Unix, e cinco anos depois de vendida a empresa ele foca em novos projetos. Já Randolph tem especialização em publicidade e vendas, começou trabalhando na MicroWarehouse, que vendia computadores e acessórios por correspondência. Posteriormente migrou para um startup comprado por Hastings onde se tornou vice-presidente de marketing.

A empresa trabalhava com um sistema de locação de filmes físico, ou seja, as pessoas deveriam se deslocar até o local onde ela se localizava para ter acesso a filmes em formato VHS e K7, populares para a época. Anos depois, por meio de uma ideia de Randolph, surge o conceito de comercializar e efetuar entregas deste tipo de serviço através da internet, porém seria inviável considerando a fragilidade das fitas VHS. A partir deste impasse vêm os testes com o DVD, um formato de mídia em disco que estava em ascensão nos EUA.

Em abril de 1998 o serviço é oficializado e colocado em prática de forma um tanto inusitada, a pessoa acessava o site, encomendava os títulos que gostaria de assistir por lá, e os DVDs eram entregues em sua casa. Após passado o prazo o funcionário responsável pelas entregas passava novamente na casa da pessoa e realizava a coleta e cobrança, e muita das vezes já deixava outros filmes.

O modelo de efetuar uma assinatura mensal, popularizada pela Netflix, surge no ano seguinte, 1999. Neste formato a pessoa paga uma taxa fixa, pega e assiste quantos filmes quiser sem se preocupar com qualquer outro tipo de cobrança, por exemplo multas por atraso na devolução.

Competitividade de mercado

Logo no começo de sua vida como negócio a Netflix foi sondada duas vezes para ser comprada. A primeira vez logo em 1998, quando iniciou seus serviços de locação online, a sua rival de streaming nos dias atuais, Amazon, ofertou uma proposta de 12 milhões de dólares pela compra da plataforma.

Sem sucesso, em 2000, a Netflix se oferece para ser comprada pela rede de videolocadoras Blockbuster, líder do ramo na ocasião, pelo valor de 50 milhões de dólares. Contudo a empresa não considera uma boa opção de investimento na época e recusa a proposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com