TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos e processos

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

                                         Data: 15/07/2015

Responda o questionário abaixo a partir dos documentos “Aulas-3-e 4-  Planejamento-Estratégico.ppt” e “1-Modelagem- de- Processos- de- Negocio-Introducao.pdf” localizados na pasta “Material Didático”.

  1. Defina Processos

Processo (do latim procedere) é um verbo que indica a ação de avançar, ir para frente (pro+cedere) e é um conjunto sequencial e particular de ações com objetivo comum. Pode ter os mais variados propósitos: criar, inventar, projetar, transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas.

  1. Defina Processos de Negócios.

Processo de Negócios é o conjunto de ações intre-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos ou serviços (saídas) para o alcance de um objetivo.

  1. A que os processos devem estar alinhados?

Processos devem estar alinhados ao planejamento estratégico da organização.

  1. Defina Organizações.

Organizações são instrumentos sociais orientados para determinados objetivos – dos quais as pessoas fazem parte e reagem – que possuem continuidade através do tempo.

  1. O que são Estruturas Organizacionais?

Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.

.

  1. Quais são as causas básicas que provocam transformações nas Organizações?

As causas básicas são:

Mudanças ambientais

Mudanças sociais e tecnológicas

Disposição para tentar novos designs organizacionais

  1. Por que modelar processos de negócios nas Organizações?

Para ter um entendimento e melhoria do negócio; Identificação de atividades candidatas à automação; Definição de sistemas de suporte ao negócio; Automatização do controle de execução de processos; Identificação de oportunidades de terceirização

  1. Quais as razões para as Organizações alterarem seus processos de trabalho?

Basicamente, existem três razões possíveis para a organização alterar um processo: redução de custos; renovação de competitividade; domínio competitivo

  1. Defina Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico (PE) é uma técnica de organização que procura definir qual a melhor maneira (estratégia) de se atingir um objetivo.

  1. Afinal o que é Planejar?

Planejar é organizar uma atividade de forma consciente para se atingir um objetivo da melhor maneira possível.

  1. Por que Planejar?

Para assegurar que o futuro seja considerado: entender as condições futuras de decisões presentes, preparer-se para o inevitável, controlar o controlável.

  1. Defina Estratégia.

Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa planométodomanobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.

  1. Cite três metodologias para desenvolvimento de um plano estratégico.

Análise SWOT ; PEE – Planejamento Estratégico Empresarial (Projeto Estratégico); Metodologia do PES – Planejamento Estratégico Situacional (diferencial: planos de gestão pública).

  1. Quais são as fases do Planejamento Estratégico

Fase de preparação:

- conhecimento do sistema como um todo

- determinação dos objetivos e prazos;

- estabelecimento de prioridades;

- seleção dos recursos disponíveis;

Fase de desenvolvimento:

- desenvolvimento do programa;

- aprovação;

- execução;

Fase de aperfeiçoamento:

- avaliação (controle e supervisão);

- replanejamento.

  1. Quais os benefícios do Planejamento Estratégico para a Organização.

Agiliza decisões; Melhora a comunicação; Aumenta a capacidade gerencial para tomar decisões; Promove maior consciência coletiva; Proporciona uma visão de conjunto; Maior delegação; Direção única para todos; Orienta programas de Qualidade;

  1. Defina Missão. Exemplifique.

A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.

Ex.: A missão do HSBC é garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.

  1. Defina Visão. Exemplifique

É a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (111.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com