TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NIVEL DE SERVIÇO NA EMPRESA PAIXÃO NETO TRANSPORTES

Por:   •  6/6/2020  •  Artigo  •  4.188 Palavras (17 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 17

 NIVEL DE SERVIÇO NA EMPRESA PAIXÃO NETO TRANSPORTES

Taís Benites Carvalho[1], Tânea Cristina Costa Calarge[2]

RESUMO

 O relacionamento com o cliente está ficando cada vez mais desafiante pela crescente demanda de produtos e serviços oferecidos pelo mercado, com isso abre-se um enorme legue de oportunidades para que o cliente possa escolher entre inúmeras empresas, o melhor produto ou serviços, oferecidos por elas, que o satisfaça. Nessa situação, a grande oportunidade é conquistar e manter de vez o cliente, e para isto é necessário um estreito relacionamento entre cliente e empresa. Superar as expectativas dos clientes e oferecer um algo a mais, é uma estratégia que oportuniza extrema fidelidade, trazendo beneficio, tanto para a empresa, quanto para o consumidor. O constante relacionamento com o cliente, torna-se diferencial competitivo para a empresa, e a manutenção do mesmo é o resultado de uma estratégia de envolvimento e sedução. O presente artigo tem como objetivo o estudo do grau de satisfação dos clientes da empresa Paixão Neto Transportes, e quais as variáveis que influenciam nessa percepção.

Palavra- Chave: Nível de Serviço, logística e clientes.

1 INTRODUÇÃO

Em um ambiente, altamente competitivo, aliado ao fenômeno cada vez mais amplo da globalização dos mercados, exige das empresas maior agilidade, melhores performances e a constante procura por redução de custos. Neste universo de crescentes exigências em termos de produtividade e de qualidade do serviço oferecido aos clientes, a logística torna-se uma ferramenta vital na definição de estratégias empresariais competitivas, reestruturando os procedimentos operacionais de forma a capitalizar todos os esforços na conquistas do cliente.

Para competir e sobreviver neste mercado global é necessária uma organização orientada para a logística, que a interface e na distribuição de um determinado produto.

A logística é uma das ultimas fronteiras de Administração de Empresas. Com sua aplicação é possível adquirir conhecimentos e habilidades para atuar na identificação de oportunidades de negócios, na racionalização de processos, no aumento de produtividade com diferencial competitivo e economias significativas.

No Brasil, a logística apareceu nos anos de 1970, por meio de um de seus aspectos: a distribuição física tanto interna quanto externa. A partir da década de 80, a desenvolvimento da logísticas tornou-se revolucionário em virtude de fatores como exploração da tecnologia da informação, alteração estruturais surgidas e uma economia dos países emergentes. Nos anos 90, em decorrência da formação de blocos econômicos e da globalização e o conseqüente acirramento do ambiente competitivo, combinado com os rápidos avanços nas telecomunicação, o conceito de logística passa a ser: “conjunto de atividade direcionadas a agregar valos, otimizando o fluxo de materiais, assegurando sua integridade. A um custo razoável, no menos tempo possível e atendendo a todas as necessidades do cliente”. (RODRIGUES, 2002, p. 133).

A logística de distribuição quando otimizada, permite a empresa, prestar serviços a um numero maior de clientes e conseqüentemente aumentar seus lucros, daí a importância da logística bem planejada.

A melhoria da distribuição, através da logística resulta em maior disponibilidade de tempo para prestação de serviços a novos clientes, na redução de custos alem de redução de despesas, decorrentes da diminuição do tempo do ciclo de distribuição e maior pontualidade na entrega.

Neste contexto a empresa Paixão Neto Transportes está buscando melhor que nível de serviço para os seus clientes. Para tanto a empresa tem buscado aprimorar o uso e as ferramentas de planejamento e controle do nível de serviço.

2 OBJETIVOS GERAIS

Analisar as ferramentas de mensuração do nível se serviço ao cliente utilizadas pela empresa Paixão Neto Transportes.


2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Identificar na literatura o conceito de nível de serviços logisticos;
  2. Apresentar as principais ferramentas de controle de nível de serviço;
  3. Avaliar as ferramentas de nível de serviço utilizadas pela empresa
  4. Sugerir melhorias no sistema de controle de nível de serviços para empresa Paixão Neto Transportes;

3 METODOLOGIA

3.1 ASPETOS METODOLOGICOS.

Conforme GIL(1994), a ciência em si tem como objetivo chegar a veracidade dos fatos, seja qualquer tipo de ciência. Portanto, nesse sentido, não se distingue de outras formas de conhecimento.

O que torna o conhecimento cientifica distinto dos demais, é que tem como característica fundamental sua verificabilidade, isto é, através da determinação do método cientifico que é o conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos, que possibilita chegar a esse conhecimento, é possível utilizá-lo novamente para chegar a resultados em outras pesquisas, tendo, portanto como verificar a veracidade das informações coletadas e analisadas. (GIL, 1994).

Estuda os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos.

Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas.

Quanto seus objetivos, uma pesquisa pode ser exploratória, descritiva ou explicativa.

A pesquisa explicativa é aquela que, além de registrar e analisar os fenômenos estudados, busca identificar suas causas, seja através da aplicação do método explicativo/matemático, seja através da interpretação possibilitada pelos métodos qualitativos (SEVERINO 2007)

3.2 TIPO DE ESTUDO

Para fins de realização deste trabalho, foram selecionados alguns autores das áreas de metodologia e pesquisa, para dar suporte aos conceitos aqui apresentados, e selecionar o método mais adequado para realização do presente estudo.

(Segundo Lakatos e Marconi 1995), método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo, conhecimentos validos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (296.6 Kb)   docx (39.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com