TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NOVAS ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INDICAÇÃO PARA RETENÇÃO DE NOVOS COLABORADORES

Por:   •  9/9/2020  •  Artigo  •  5.610 Palavras (23 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 23

NOVAS ESTRATÉGIAS PARA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INDICAÇÃO PARA RETENÇÃO DE NOVOS COLABORADORES

TURRI, Larissa Aparecida
MARTINS, Mariana Costa

Universidade São Francisco

RESUMO. O presente artigo tem por objetivo recomendar ações ligadas a gestão de pessoas aplicadas às condições de uma pequena empresa. O trabalho se dá através de um estudo de caso em uma fábrica de instrumentos musicais situada na cidade de Bragança Paulista/SP. Permite verificar, no que diz questão a gestão de recursos humanos e quais ferramentas podem ser utilizadas para desenvolver tanto a empresa, quanto os colaboradores. Por meio do estudo, a análise permitiu observar que a empresa não pratica ações efetivas de gestão de pessoas, o que gera resultados insatisfatórios e rotatividade de colaboradores. Porém, consideram-se situações reversíveis e com algumas medidas gerenciais, é possível melhorar seu desempenho em gestão de pessoas.

Palavras Chave: Gestão de Pessoas, Pesquisa, Resultados

1. INTRODUÇÃO

Uma das características mais marcantes do mercado atual é o elevado número de micro e pequenas empresas existentes. Ambas possuem grande importância para o desenvolvimento da sociedade. Para alcançar sucesso nos negócios, é preciso planejar e utilizar ferramentas que realmente sejam eficazes, visto que, nas micros e pequenas empresas, as necessidades são de curto prazo e a tomada de decisão rápida é indispensável. 

As pessoas tornaram-se o recurso organizacional mais importante, o parceiro principal do negócio, demonstrando o quanto é fundamental a escolha certa na hora de contratar um profissional. No atual mundo corporativo, a concorrência vem sendo acirrada e as palavras chaves passaram a ser produtividade, qualidade, competência e competitividade, fazendo com que as organizações reavaliem seus métodos e conceitos para se manter no mercado.

A Gestão de Pessoas é uma área na qual têm ocorrido diversas mudanças no passar dos tempos. Este impacto tem provocado nas empresas uma crescente busca como uma forma de identificar profissionais que possuam capacidade de resposta, flexibilidade, orientados para o aprendizado, produtivos e com espírito de equipe.

Segundo Gil (2001, p. 17), a gestão de pessoas abrange uma gama de atividades, como recrutamento de pessoal, descrição de cargos, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, dentre outras.

 As empresas possuem o conhecimento e as habilidades para recrutarem bons profissionais; selecionar entre estes os melhores recursos disponíveis, utilizando as melhores formas e processos para alcançar este fim, onde e quando a eficiência constitui o objetivo a atingir.

Diante desse cenário, pretende-se com este artigo descrever a importância da gestão de pessoas em pequenas empresas, com uma abordagem voltada ao desenvolvimento não só da organização, mas também de seus colaboradores. Será possível observar conceitos bibliográficos, juntamente com um estudo de caso, onde mostra como é importante ter uma boa gestão.

Ao longo do trabalho serão apresentados conceitos e ferramentas, que tem como base demonstrar na teoria como tudo é feito, com foco em recrutamento e seleção de colaboradores. Almeja-se recomendar um plano de ação para implantação de ferramentas de recursos humanos em uma pequena empresa, utilizando-se de um estudo de caso em uma fábrica de instrumentos musicais, através do qual, será possível relacionar a teoria com a prática e sugerir melhorias para agregar valor tanto para as empresas quanto aos funcionários, gerando assim satisfação mútua.

A empresa Caimbé Instrumentos Musicais, situada no município de Bragança Paulista/SP, se encontra com dificuldades em manter uma equipe de produção sem rotatividade de colaboradores, devido a sua forma de recrutar e selecionar candidatos. O objetivo geral do presente artigo é identificar as possíveis dificuldades encontradas pela empresa ao selecionar candidatos e desenhar um plano de cargos e salários, para uma gestão de pessoas mais eficiente.

Considerando que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, em 11 de março de 2020, que a contaminação com o novo coronavírus, causador da COVID-19, caracteriza pandemia, a empresa passou a tomar todos os cuidados necessários. Os sócios e funcionários do administrativo foram orientados a trabalhar em home office, os atendimentos aos clientes passaram a ser virtuais e somente a produção continuou trabalhando na empresa, mas com horários alternados, distância recomendada e equipamentos de proteção necessários. Com a pandemia, a demanda de produção teve uma leve queda, tendo em vista que os músicos também diminuíram seu ritmo de trabalho. No entanto, a queda não afetou a empresa de forma significativa.

Quanto as dificuldades que a empresa já estava enfrentando, para alcançar o  objetivo deste artigo foi necessário identificar e descrever todos os meios utilizados no processo de recrutamento; apresentar e compreender como são elaboradas e executadas as técnicas de seleção de pessoal; mapear o perfil dos candidatos e elaborar um plano de ação que possa vir a contribuir na gestão dos candidatos. O referencial teórico apresentado fundamenta o presente trabalho e teve como principal objetivo buscar conceitos previamente selecionados, cujos conteúdos são considerados essenciais para a composição e o desenvolvimento deste estudo.

2. METODOLOGIA

Esse trabalho é uma revisão bibliográfica realizado por meio de pesquisas e no método descritivo. De acordo com Fonseca (2002, p. 31), a pesquisa possibilita uma aproximação e um entendimento da realidade a investigar, como um processo permanentemente inacabado. Ela se processa através de aproximações sucessivas da realidade, fornecendo subsídios para uma intervenção no real.

O método de pesquisa utilizado é o descritivo, foram usadas as técnicas de coleta de dados e comparação com referencial teórico.

A pesquisa descritiva exige do investigador uma série de informações sobre o que deseja pesquisar. Esse tipo de estudo pretende descrever os fatos e fenômenos de determinada realidade (TRIVIÑOS, 1987, p. 110).

O processo descritivo visa à identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno ou processo. Esse tipo de pesquisa pode ser entendida como um estudo de caso que, após a coleta de dados, é realizada uma análise das relações entre as variáveis para uma posterior determinação do efeitos resultantes em uma empresa, sistema de produção ou produto (PEROVANO, 2014, p. 93).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (225.7 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com