TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação e Administração de Conflitos

Por:   •  6/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.962 Palavras (8 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 8

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS - FGV

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL
DISCIPLINA: NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE ASPECTOS DO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

FILME: SENHOR DAS ARMAS (2005)

SÃO PAULO

2020

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS - FGV

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL
DISCIPLINA: NEGOCIAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS

IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DE ASPECTOS DO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

FILME: SENHOR DAS ARMAS (2005)

Aluno: Raphael Rabello Hernandes

Identificação e análise de aspectos do processo de negociação – Apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação na disciplina negociação e administração de conflitos.

Orientador: Solange Alves

SÃO PAULO

2020

RESUMO

        O intuito desta análise é apresentar os principais aspectos envolvidos em um processo de negociação e administração de conflitos, conforme observado e discutido na disciplina.

        Iremos abordar cenas que envolvem conflitos e negociações do filme O SENHOR DAS ARMAS (2005), avaliando e identificando as fontes de poder durante o processo de negociação assim como avaliar toda a etapa da negociação, descrevendo a comunicação verbal e não verbal envolvidas e  verificar os aspectos positivos e sugestões de melhorias durante todo o processo.


SUMARIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        SINOPSE        4

3        CLASSIFICAÇÃO DAS PARTES ENVOLVIDAS        4

4        Identificação das fontes de poder, ferramentas e táticas.        5

5        Desenvolvimento e analise das negociações        5

6        Considerações finais        6

7        REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        7

  1. INTRODUÇÃO

        A Negociação faz parte de nosso cotidiano, negociamos em nosso meio familiar, acadêmico, corporativo o tempo todo. A negociação é um processo em que as partes tomam decisões visando obter os melhores resultados no processo. Assim Lewicki et all (2014, p. 3) definem uma negociação: “É uma forma de tomada de decisão na qual duas ou mais partes discutem um assunto no esforço de resolver as diferenças relativas a seus interesses”.

        No âmbito empresarial, os atributos referentes a negociação, vem sendo cada vez mais valorizados, independente do porte, segmento ou setor que o profissional atua, esta é uma habilidade que agrega muito valor nos processos do dia a dia pois trazem vantagens competitivas, tanto no ambiente externo quanto no interno.

        Este trabalho tem como objetivo avaliar e analisar tais atributos encontrados no filme “O senhor das armas” lançado em 2005, de forma técnica, levando em consideração os conteúdos apresentados na disciplina “Negociação e administração de conflitos”, detalhando cada aspecto percebido e sugerindo pontos de melhorias com base nas negociações observadas.

        

        


  1. SINOPSE

        O filme retrata a vida do Sr. Yuri Orlov (Nicolas Cage) que imigrou com a família para os Estados Unidos quando ainda era criança, nascido na Ucrânia no período da União Soviética. Alegando falsamente ter descendência judia, seus pais abriram um restaurante em Nova York. Depois de se tornar adulto, o rapaz ficou desiludido com a vida e com o trabalho modesto nos negócios do pai.

           Após sobreviver a um tiroteio, Yuri resolve entrar no ramo do tráfico de armas e convence seu irmão a ser seu socio.

        Tendo obtido um certo sucesso em seu “negócio”, Yuri finalmente se casa com uma jovem chamada Ava e tem um filho. Para completar sua felicidade, com o fim da união soviética, o senhor das armas passa a comprar e revender armas diretamente do antigo exército vermelho para países que estão em guerra, sem concorrência.

        Com o seu grande crescimento e enriquecimento, o cerco começa a se fechar para Yuri e a polícia internacional começa a investigar os crimes cometidos na África Ocidental e ele tem que decidir entre a vida do crime e sua família.

  1. CLASSIFICAÇÃO DAS PARTES ENVOLVIDAS

        Podemos verificar no filme, como principais atores das negociações, o próprio Yuri, seu irmão Vitaly, sua esposa Ava, o investigador Jack Valentine e o ditador Africano André Baptiste que por todo momento entram em alguma espécie de negociação e gestão de conflitos.

        Podemos perceber no personagem principal grandes características de um bom negociador desde o início do filme. Qualidades como preparação estratégica, como quando ele prepara uma situação para conhecer Ava, soluções de empasse, raciocínio sobre pressão, comunicação e persuasão, exposição a riscos, como quando em uma negociação ele acaba baleado e consegue terminar a negociação mesmo assim,  abordagem e rapport, como na cena em que ele conhece André e consegue gerar uma conexão com o ditador Africano.

        Outros personagens, como o ditador André, já são motivados por outros fatores e não se mostram tão grandes negociadores, muitas vezes com dificuldades de conter emoções, que fica evidente em diversas cenas, como quando André obrigado Yuri a matar seu concorrente.

        Ava e seu irmão Vitaly, são dois personagens movidos por questões emocionais e por diversas vezes tentam colocar a questão ética em perspectiva para o Yuri, sem muito sucesso.

        Podemos entender que o investigador Jack é um adversário do Yuri e possui interesses antagônicos ao do personagem principal, já sua esposa Ava e seu irmão Vitaly são aliados, porém, em alguns momentos, possuem interesses comuns e antagônicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com