TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO TEMPOS GEOLÓGICO APRESENTADO

Por:   •  12/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 6

TEMPOS GEOLÓGICO APRESENTADO DIA 27/04

A evolução do planeta terra, da crosta terrestre e do relevo atual é o resultado das manifestações da dinâmica interna, endógena e da dinâmica externa exógena ao longo do tempo geológico. O Planeta terra é formidavelmente antigo para os padrões humanos, se tratando principalmente nas evidências evolutivas para a humanidade, durante uma vida enquanto seres existentes a paisagem natural praticamente não se altera, podendo ser consideradas como estática, exceto quando ocorrem eventos geológicos catastróficos, se tratando de abalos sísmicos e grandes erupções vulcânicas.

Então, percebe-se que paisagem geológica não muda de forma perceptível durante o tempo de várias gerações humanas, mas a terra, durante o seu tempo de "vida", é altamente dinâmico, onde se têm ocorrido várias transformações tal como formação e desaparecimento de oceanos e montanhas, surgimento e extinção de inúmeras espécies de animais ou seres vivos. Assim sendo, portanto, para se ter comprovação científica sobre esses eventos, é que eles estão registrados nas rochas onde estão vários registros fósseis.

As ações endógenas culpadas por causar mudanças na crosta terrestre, vai refletir na superfície, são originadas no manto terrestre, onde há variações de energia gerando correntes internas de convenção, induzindo nas bases da crosta movimentos lentos que causam tensões e deformações nas camadas de rochas. Se tratando das ações exógenas. São originadas pela energia solar que vai produzir o ciclo hidrológico; essas ações intemperizam, e sofrem erosões para em seguida serem transportadas e depositar os fragmentos das rochas, dando origem à formação do relevo e atuando em contraposição aos efeitos das ações internas. Para se entender os processos geológicos, é necessário considerar o tempo geológico, que é contado em milhares de anos.

A CONSTITUIÇÃO DO GLOBO TERRESTRE

No dia 28/04/2021, ocorreu a apresentação do grupo 5, cujo tema era a Constituição do Globo terrestre, os discentes que abordaram esse tema foram: Ana Raquel, Benedito Viana, Géssica Maia e Sandy Andrade.

O Globo terrestre é composto por 3 camadas: crosta terrestre, manto e o núcleo e cada um desses apresentam características particulares em sua composição. a crosta terrestre é a camada mais externa do planeta, nela ocorre o desenvolvimento das atividades humanas e é também nela que se encontram as rochas e abaixo dela localiza se o manto (Composto por magma).

Na apresentação foi citado que o manto e o núcleo são poucos conhecidos pela ciência, por conta da limitação técnica de equipamentos, não permitindo a exploração por completo.

A equipe também abordou sobre a litosfera e suas características, (Composta por rochas e apresenta um placas tectônicas), Campo magnético e mesosfera, falando sobre o conceito e características de cada um, com auxílio de imagem.

PLACAS TECTÔNICAS APRESENTADO DIA 29/04

Placas tectônicas ou litosférica são gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa da terra. Esses "blocos" estão em constantes movimentos, podendo formar então: zonas de convergências de placas ou; zonas de divergências de placas.

As principais placas são: placa do pacífico; placa de nazca; placa sul-americana; placa norte americana; placa africana; placa Antártica; placa indo-australiana; placa eurasiática ocidental; placa eurasiática oriental; placa das Filipinas.

As transformações das placas tectônicas no decorrer do tempo: nem sempre as placas tectônicas estiveram arranjadas como as conhecemos hoje. O planeta e os continentes não são estáticos.

A Teoria deriva continental criada pelo alemão Alfred Wegener, na qual ele afirmou que há, aproximadamente, 200 milhões de anos não existia separação entre os continentes, ou seja, havia uma única massa continental, chamada de Pangeia e um único Oceano, o Pantalassa.

Depois de milhões de anos houve uma fragmentação surgindo dois mega continentes chamados de Laurásia e Godwana, e a partir daí os continentes foram se movendo e se adequando às configurações atuais.

            Os movimentos das placas tectônicas que também chamamos de placas litosféricas, movimentam-se porque deslizam sobre o manto e geram os seus três principais movimentos: convergente, divergente e transvergente.

Movimento Convergente: Os movimentos convergentes acontecem quando as placas tectônicas se chocam.

Movimento divergente: acontece quando duas placas se movem em sentidos opostos, o que acontece principalmente ao longo de cadeias meso-oceânicas.

Movimento Transformante: Ocorre quando duas placas se deslocam lateralmente. Como a força de atrito é muito grande, as rochas sofrem grandes deformações que podem causar terremotos. Um bom exemplo desse tipo de movimento é a falha de Santo André, na Califórnia.

TIPOS DE ROCHAS APRESENTADO DIA 30/04

Os recursos minerais são muito importantes na formação das estruturas geológicas. Para compreender as estruturas das rochas é necessário analisa-las.

De maneira bem simples, rocha se define como um agregado de um ou mais minerais. Areia, cascalhos, cinzas vulcânicas, granito, arenito, são uns exemplos. Os principais tipos de Rocha são: ígneas, sedimentares e metamórficas.

Ígneas, são aquelas formadas tanto no interior como na superfície da terra, sendo mais comum as formadas pelo magma no interior da terra, as chamadas intrusivas. Já as extrusivas são formadas na superfície através de erupções vulcânicas.

As rochas sedimentares são provenientes de outros tipos de rochas que com o passar do tempo foram sendo constituídas pelo processo de erosão através dos agentes exógenos. Elas podem ser classificadas em detriticas e não detriticas.

Rochas detriticas são formadas pela disposição de fragmentos de outras rochas (ígneas, metamórficas ou até mesmo sedimentar) podendo ser consolida ou não consolida. As não detriticas, por sua vez, surgem a partir da precipitação química de sais minerais ou acúmulo de restos orgânicos de animais e plantas.

As rochas metamórficas se formam a partir da transformao de outras rochas. Essas rochas sofrem ação física e química, como a temperatura, a pressão e o vapor d'água. A temperatura é o principal fator que vai agir sobre as outras rochas para gerar as metamórficas. Elas são caracterizadas em dois tipos: regional e a de contato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com