TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AMBIENTE LOGISTICO

Por:   •  12/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  5.002 Palavras (21 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO:  Administração

PROJETO MULTIDICIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO

EMPRESA PESQUISADA: NATURA COSMÉSTICO S/A.

ESTUDO DE CASO – Logística da Empresa Natura

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico, na Universidade Cruzeiro do Sul.

                                              Tutor: Eduardo Freitas.

CIDADE: São Paulo

2021

RESUMO

Neste projeto abordamos o estudo sobre a empresa Natura, com temas sobre toda a estrutura logística da empresa nos setores de Compras, Transporte e distribuição, Armazenagem e Gestão de estoque e sua atividade e história no mercado econômico.

A empresa Natura possui uma grande estrutura logística com grandes investimentos em estudos e tecnologias, na gestão de compras apresentamos o estudo de como a empresa efetua as compras das grande quantidade de insumos para a produção de uma variedade de cosméticos, em gestão de estoque e armazenagem apresentamos as ferramentas de qualidade e tecnologia usada nas fabricas e centros de distribuição para armazenagem de seus insumos e produtos acabados, em transporte e distribuição abordamos como é feita as distribuição das fabricas para o HUB seguindo para os centros de distribuição e por fim o transporte para o cliente. Também apresentamos neste trabalho a atividade e detalhamento da empresa seus valores, missão e visão e toda sua história no mercado nacional e mundial.

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

2.1 Detalhamento da empresa        6

3.        OPERAÇÕES LOGISTICAS        7

4.        COMPRAS        11

5.        GESTÃO DE ESTOQUES / ARMAZENAGEM        12

5.1 Recebimento        13

5.2 Picking        14

5.3 Expedição        15

6.        TRANSPORTE E EXPEDIÇÃO        16

7.        ANALISE SWOT        18

8.        CONCLUSÃO        19

9.        REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21

  1. INTRODUÇÃO

A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica exploratória (devido a COVID 19, não haveria como marcar uma visita presencial.)

A Natura sempre esteve na vanguarda da sustentabilidade e nos dias atuais se posiciona entre as 10 empresas mais inovadoras do Brasil, hoje no mundo os clientes tem um apetite voraz por inovação, seria a Ciência e a gestão do conhecimento, o caminho para tal objetivo nobre?

A ciência é todo um conjunto de atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido a verificação.

Appud Lakatos (2011pag 22).

Só é inovação se gerar impacto positivo ( natura.com.br / inovação) e Inovação aberta e colaborativa ( natura campus.com.br) , centros de pesquisa no Pará e Amazônia , aquela pequena loja aberta pelo Sr. Seabra em 1969  na Vila Mariana SP ,  se torna , ao concluir a compra da americana Avon  a 4 maior empresa de beleza do mundo.

Para movimentar milhares de toneladas de matéria prima e produtos acabados a Natura precisa de uma Logística inovadora e sustentável (principal bandeira da organização).

Para ter os Hubs e centros de distribuição mais avançados da América Latina     a Natura firma uma parceria com a alemã SSI SCHAFER , uma player global no desenvolvimento de soluções para o complexo mundo do fluxo de materiais.

A logística da Natura envolve a integração de informações, transporte, matéria prima, estoque, armazenamento, entrega, manuseio de materiais e embalagem.

 É por meio do processo logístico que os materiais fluem pelos sistemas de produção de uma nação industrial, inovadora, tecnológica, empreendedora e sustentável.

Diante do esforço visionário de enxergar muito além do seu tempo, deixamos como contribuição, a pergunta:  A sociedade brasileira tem muito a aprender com a Natura quanto a valorização da ciência, das pessoas e o respeito ao meio ambiente?

  1. DESENVOLVIMENTO

A Natura foi fundada em 28 de agosto de 1969 por Luiz Seabra. Economista de formação, Luiz Seabra decidiu abrir seu próprio negócio depois de trabalhar três anos para um pequeno laboratório fabricante de cosméticos, a Bionat. Ela foi fundada com o nome de “Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut”. Somente alguns meses depois, é que ela se passou a se Chamar Natura.

Desde o início das suas atividades, a Natura se diferenciou por seus produtos serem feitos para o clima brasileiro e para os tipos de peles locais. Seus fundadores tinham a visão de oferecer aos seus clientes não apenas produtos cosméticos, mas proporcionar acima de tudo o bem estar e o equilíbrio através de um novo conceito de beleza ligado a saúde e ao autoconhecimento.

Vale destacar alguns pontos importantes para o desenvolvimento da empresa:

1974: A loja que foi inaugurada na Rua Oscar Freire, SP, é fechada, e a idéia de venda direta é colocada em prática, o que resultou num grande sucesso;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com