TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar: Ambiente Logístico

Por:   •  15/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  7.459 Palavras (30 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Davi dos Anjos Rodrigues Pereira -RGM 15201228

Manoel Crispim de Souza Filho –RGM 15418570

Mariana da Silva - RGM 15583945

Paula Michele da Silva Ferreira - RGM 15217353

Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico

CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

SÃO PAULO - SP

2018

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico

Trabalho de Projeto, apresentado ao Cursode Administração de Empresas, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Logístico, sob a orientação doTutor Roberto S. Martins.

SÃO PAULO– SP

2018

RESUMO

No presente trabalhopretende-se expor as principais aplicações da logística e fazer citações das práticas existentes, na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no que tange os setores de relatório de necessidades de materiais, compras (licitações), engenharia de materiais (inspeção), recebimento/ estoque dos materiais, picking e expedição,proporcionando uma base conceitual para integração da logística como competência central na estratégia empresarial, a fim de se alcançar com êxito o objetivo final que é um transporte de passageiros com excelência. Para tal foram realizadas pesquisas bibliográficas abrangendo livros e artigos além de pesquisa de campo onde foram levantadas as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto. Realizou- se também uma análise SWOT, importante ferramenta para uma ampla análise ambiental e corporativa que atua como um pilar importante de sustentação da gestão e do planejamento estratégico de uma organização, onde efetua-se uma síntese das análises externas e internas identificando as forças e fraquezas da companhia além de oportunidades e ameaças que num determinado momento se colocam diante da empresa.

Palavras-chave:  CPTM       logística       cadeia de suprimentos      prestação de serviços      


Sumário

1        INTRODUÇÃO        1

2        DESENVOLVIMENTO        2

2.1        Empresa        2

2.2        Denominação empresarial e forma de constituição        2

2.3        Dados e fatos relevantes sobre a origem da organização        2

2.4        Natureza e ramo de atuação        3

2.5        Porte        4

2.6        Filiais        4

2.7        Número de funcionários        4

2.8        Principais produtos        4

2.9        Principais fornecedores        5

3        Área Lógística        6

3.1        Prinicipais processos de compras        6

3.2        Selecão de Fornecedores        7

3.3        Processo de Organização dos Estoques        7

3.4        Descrição do picking        11

3.5        Transporte Utilizado        21

4        Análises baseado na matriz SWOT        22

4.1        Análise Interna        23

4.2        Análise Externa        24

5        CONCLUSÃO        26

REFERÊNCIAS        29

 

  1. INTRODUÇÃO

Logística é o processo de planejar, implementar e controlar os fluxos de produtos ou serviços, de informações e financeiro, desde a obtenção das matérias-primas, passando pela fabricação e satisfazendo os clientes em suas necessidades de tipo, tempo e lugar, através da distribuição adequada, com custos, recursos e tempos mínimos (NUNES, 2001, p. 56). A partir desse fato, o projeto acadêmico que segue foi desenvolvido com base nos processos administrativos de uma organização real, com foco no ambiente logístico, fazendo com que confrontemos a forma como são conduzidas as operações no dia a dia da empresa selecionada, com a teoria didática recebida até o momento na graduação de Administração.

Depois de minuciosa pesquisa, decidimos Tratar do ambiente logístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM, uma empresa de economia mista do Governo de São Paulo, prestadora de serviços destinada ao transporte público urbano de passageiros por ferrovia. Criada em 1992, a empresa deriva dos sistemas de transporte sobre trilhos de São Paulo CBTU e FEPASA, e está ligada à Secretaria de Transportes Metropolitanos do estado. Atende 22 municípios com suas seis linhas.

Almejou-se com a realização desse trabalho identificar, analisar, descrever as funções logísticas da dita empresa, bem como a forma como são conduzidos processos internos e externos. Para tanto, nessa análise da CPTM, depois de breve apresentação da empresa, abordamos mais especificamente a estrutura da Gerência de Administração de Materiais e Logística analisando: o Departamento de Qualidade de Materiais (DFMQ), o Departamento de Administração de Materiais (DFMA), e o Departamento de Logística de Estoques (DFME) e finalizando com a nossa conclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.9 Kb)   pdf (304.2 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com