TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Logistico

Por:   •  19/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.894 Palavras (12 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS (BACHARELADO)

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE LOGÍSTICO ENGEPOX - PISOS INDUSTRIAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO PAULO 2021 

 

 

 

 

 

ESTUDO DE CASO – ENGEPOX - PISOS INDUSTRIAIS

 

 

 

 

 

 

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto

Multidisciplinar – Ambiente Logístico, na Universidade Cruzeiro do Sul.

Tutor: Eduardo Freitas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO PAULO 

2021 

 

RESUMO

 

Quando esse trabalho foi pedido pelo tutor Eduardo, ficamos muito felizes e animados para analisar a empresa da minha família da Monique. O objetivo dessa pesquisa de ambiente é colocar em prática tudo o que aprendemos durante os últimos anos de faculdade e entender a estrutura/projetos logísticos adotados para o funcionamento da organização. Pegamos todas as informações com o Roberto (CEO Engepox) e pedimos para que ele deixasse de visitar a empresa em um dia da semana para entendermos na prática o que ele havia me passado. Conseguimos absorver bastante coisa graças a essa visita e conseguimos sugerir algumas melhorias no processo logístico da organização.

 

Palavras-chave: Logística, empresa, análise, estrutura e projetos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         

SUMÁRIO

 

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. DESENVOLVIMENTO        6
  1. Detalhamento da empresa        6
  1. OPERAÇÕES LOGÍSTICAS        8
  2. COMPRAS        9
  3. GESTÃO DE ESTOQUES/ARMAZENAGEM        9
  1. Recebimento

        5.2​         Picking:        

        5.3​         Expedição        

  1. TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO        12
  2. ANÁLISE SWOT        12
  3. CONCLUSÃO        13
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

O objetivo do projeto propõe-se esclarecer todas as práticas que o ambiente logístico oferece para a preparação de um funcionamento ideal de uma empresa, apresentando como por exemplo: forças, fraquezas, oportunidades, ameaças, estratégias e etc. Esclarecendo também todos os aspectos voltados para a operação logística.

Tendo como metodologia trazer uma visão geral da empresa analisada, inclusive todas as disciplinas estudadas até o momento.  

Os dados foram apurados através de pesquisas para o desenvolvimento do conteúdo.

A empresa escolhida para o desenvolvimento é a Engepox, é um comércio e revestimentos de pisos industriais. Foi criada em 2002, pelo empresário Roberto Silva de Lima, tendo como auxiliar Jerry Adriano de Lima.

         


2. DESENVOLVIMENTO

 

2.1. Detalhamento da empresa  

 

A Engepox foi criada em 2002 pelo meu pai, Roberto Silva de Lima, desde então o meu tio, Jerry Adriano de Lima, toma conta da empresa com ele. A empresa só tem essas 6 pessoas fixas (registradas), porém existe uma equipe de “peões” (5 pessoas) que são contratadas pelo dia trabalhado. Até hoje é uma empresa bem familiar e fica localizada na casa do meu pai mesmo, na parte de baixo, porém ele atende a qualquer serviço no Brasil todo (ele faz a viagem com a equipe e coloca esse valor no orçamento).

A missão da Engepox é levar os nossos serviços e produtos de uma forma mais facilitada em relação a burocracia de contratar uma equipe inteira com empresas concorrentes, por exemplo.

A nossa visão é daqui há 10 anos abrir a nossa própria fábrica de tintas industriais, ter nossa própria equipe de químicos para a elaboração e produção da mesma e principalmente para controlar o processo de qualidade dos nossos produtos, tanto para a nossa prestação de serviços quanto para a venda desses produtos.

Falando de valores, a Engepox é estruturada pelos funcionários e prestadores de serviço, então cada opinião é importante e toda crítica construtiva é bem-vinda. Costumamos dizer que somos uma família e que cada trabalho de formiguinha faz toda a diferença. Acima de tudo nos preocupamos com as condições financeiras e psicológicas dos nossos funcionários e por isso sempre nos colocamos à disposição para conversarmos sobre qualquer coisa (1:1 de 15 em 15 dias).

Aqui o cliente pode escolher comprar os nossos produtos (que atualmente vendemos) seja uma tinta para piso seco, porcelanato líquido, massa corrida para correção de fricções e as ferramentas para esse processo, como: empilhadeira, pá de pedreiro e assim por diante. Outra opção é contratar os nossos serviços onde analisamos o espaço (m2) e damos o orçamento com tudo incluso.

A ação logística da empresa está relacionada com o armazenamento, controle de estoque, produção, compras e etc. É necessário que a empresa tenha eficiência logística em razão de ser uma ferramenta fundamental para as vendas serem suficientes ao que se espera. Desse modo, é significativo sempre o investimento das modernidades atuais, como por exemplo: planejamento, tecnologias, boas parcerias e monitoramento de dados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (400.3 Kb)   docx (221.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com