TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Boticário: Uma Forma Inovadora De Gerenciar O Processo De Inovação

Por:   •  22/3/2023  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 2

A história da Boticário é interessante, marcada um pouco de sorte e de decisões de inovações para aproveitar um mercado inexplorado. Curioso saber que a empresa começou como uma farmácia de manipulação para uma perfumaria muito por causa de suas pesquisas e estratégias.

A aposta da empresa no modelo franquiado em 1980 e para uma difícil decisão de manter apenas lojas exclusivas deu uma cara e nome para o Boticário, entretanto são as apostas em utilizar da modernidade que fez que a empresa se destaca-se entre outras marcas já estabelecidas e com maior tempo de mercado.

A inovação é algo sempre buscado pela empresa, o texto mostra que a mudança do modelo funil de inovações que era gerenciado pela equipe de qualidade para o modelo de silos de tecnologia agora comandado por uma equipe exclusiva de pesquisa e inovação mostrou um acerto para a empresa, uma vez que ela deixava de perder recursos por priorizar um tipo de tecnologia. Os gestores perceberam que focar na tecnologia e não nos produtos iria ajudar a empresa a longo prazo. Creio que essa visão estava alinhada com o perfil inovador da empresa, mas também para tentar maximizar seu faturamento.

Achei interessante a abordagem da empresa na questão de como fazer a inovação, envolvendo os profissionais para que sejam parte do processo, evitando que tenham resistência e aproveitando os recursos. A empresa também procurou a rede externa e parcerias e dá chances a profissionais que ainda estão estudando e participando das pesquisas nestes centros de apoio. É uma estratégia válida onde consegue um profissional qualificado e inserido na cultura inovadora da empresa.

O texto mostra que o alinhamento estratégico da empresa está ligado a inovação, entretanto isso é fácil de perceber muito devido a cultura da empresa. Apesar de ser um quadro criado pela própria empresa que aparece no artigo, dá pra perceber que desde o início da empresa, a estratégia sempre foi buscar inovações, primeiramente na questão de ampliar seu negócio, e posteriormente ampliar sua gama de produtos e tecnologia.

Para manter sempre a cultura inovadora é importante também incentivar os funcionários. Aqui a empresa escolheu um programa de inovação para premiar a busca por melhorias. Isso é algo que as empresas buscam nas busca de melhoria continua entretanto no caso do Boticário a melhoria é a inovação, pelo texto dá para entender que a inovação não está sempre ligada a seus produtos mas também no seu processo.

De forma geral gostei do texto, apesar de focar apenas no perfil inovador e a evolução da sua estratégia aliada a essa cultura, o autor não mostra que concorrentes podem tomar o espaço conquistado pela boticário, apenas no final do artigo que cita uma possível ameaça de concorrentes internacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com