TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO UTILIZAR A PONTUAÇÃO DE FORMA LÚDICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Por:   •  21/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.652 Palavras (11 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 11

ADRIANA CARDOSO

COMO UTILIZAR A PONTUAÇÃO DE FORMA LÚDICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Eugênio Pacelli

Universidade do Vale do Sapucaí

Pouso Alegre

Novembro 2015

ADRIANA CARDOSO

COMO UTILIZAR A PONTUAÇÃO DE FORMA LÚDICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Projeto de Intervenção apresentado na disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental II do Curso de Pedagogia como requisito Parcial para obtenção de média semestral.                                                        

Prof.ª Maria Aparecida Mariosa

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Eugênio Pacelli

Universidade do Vale do Sapucaí

Pouso Alegre

Novembro 2015

SUMÁRIO

  1. Justificativa, 4
  2. Delimitação do Problema,6
  3. Objetivos,  7
  1. Objetivo Geral, 7
  2. Objetivos Específicos, 7
  1. Metodologia, 8
  1. Sujeitos,  8
  2. Instrumentos, 8
  3. Procedimentos, 8
  4. Resultados Esperados, 9
  5. Avaliação, 9
  1. Cronograma, 10
  2. Referências, 11
  3. Anexos, 12

1 JUSTIFICATIVA

A escola eleita para fazer o estágio foi na Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva (Polivalente) estabelecida em Pouso Alegre – MG, onde irei aferir de perto sua realidade e o trabalho pedagógico desenvolvido pelas professoras em seu cotidiano.

Ao conhecer a escola e suas dependências, percebi que seria importante fazer todo o preparo de um projeto com a realidade dos alunos, na turma do 5º ano do Ensino Fundamental II, com foco no Ensino da Língua Portuguesa, e percebi que a sugestão da intervenção revela a importância do estudo sobre as dificuldades enfrentadas no cotidiano, onde foi notado, ainda que todos os alunos tivessem várias capacidades e noções que permitem a ele uma melhor apreciação e explicação de maneira crítica presentes em seu cotidiano.

A aula teve seu começo com a minha apresentação à turma e seguiu com professora regente, onde este concretizou uma avaliação sobre as dificuldades que os alunos apresentavam com a pontuação e dessa forma minha observação embasada em todas as informações da professora entre fatores que mais chamou a atenção, onde textos produzidos pelos alunos foram observados a inadimplência quanto a noção da pontuação e de sua importância dentro de um texto.

Nesse sentido, ao refletir na busca de um projeto para ser aplicado estava praticamente delineado o pensamento, voltado para as dificuldades relatadas pela professora de Português, e foi através de alguns dias observando que me pareceu mais conveniente, trabalhar com os alunos o tema desse projeto “Como Utilizar a Pontuação de Forma Lúdica no Processo de Aprendizagem dos Alunos do Ensino Fundamental II.”

Num sentido mais amplo sobre a pontuação e o processo de aprendizagem, as ideias de Soares (2003) descrevem a organização textual e suas regras que fazem parte de toda a produção correta de um texto, visto que a apropriação das práticas sociais da escrita e pontuação é diferente de aprender a ler e escrever.  Diante disso, a importância do ambiente é também desenvolver meios lúdicos que possam favorecer esse aprender a ler e escrever significa adquirir uma técnica, a de compilar em língua escrita e decodificar a língua escrita, isso influencia, sobretudo na temática da pontuação, amparando o educando em suas dificuldades dentro do contexto gramatical.

E para dar início ao desenvolvimento do trabalho e auxiliar a professora regente continuamos o trabalho pertinente à pontuação, pois de acordo com a tradição, a gramática confirma que a pontuação é um conjunto de sinais que orienta a entonação da leitura em voz alta.

E para que fossem bem trabalhados os textos com a pontuação, notei que a professora regente sempre dava dicas de pontuação, como: Utilizem o ponto final quando estiverem cansados. A vírgula convém para indicar uma paradinha.

A aula principiou com a leitura de um texto, e em seguida, prosseguiu com um comentário mais delineado sobre o assunto, com o acompanhamento pelos educandos e, após o fim da explicação foi realizado exercícios de fixação com os mesmos.

De tal modo que instigar os educandos à aprendizagem, contextualizando os teores trabalhados em sala de aula, poderá ser vista como uma ferramenta que diminua as dificuldades de compreender a pontuação para uma aprendizagem com acepção, bem como de tratar e refletir sobre os assuntos aprendidos na disciplina de Português (SALLES; PARENTE, 2006).

Mas, em vez de aguardar que eles estudem tudo o que incluímos que eles carecem saber e distinguir é importante mostrar as alternativas e dar caminhos para ensiná-los a pensar sobre os conhecimentos que já receberam e aprender a avaliar os pontos de forma diferente e prazerosa.

Assim esse tema, será de suma importância para a escrita e ortografia, para contribuir para o processo de ensino aprendizagem e que se torne um hábito com pontuar a produção textual sempre respeitando suas normas corretas.

2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Após de analisar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva (Polivalente), sob a orientação da Professora de Língua Portuguesa, iniciei com ela o desenvolvimento do projeto de intervenção, procurando dados, artigos, livros e materiais para ter base e ferramentas no auxílio da aprendizagem de pontuação para os alunos.

Incluir o desenvolvimento desse um projeto envolve um procedimento de construção, informação, cooperação que propicia a superação de dicotomias formadas pelo padrão influente da ciência e as inter-relaciona em um conjunto derivado pelos dados da pontuação.

Segundo Ferreiro (2011) todos os sujeitos vivenciam essas etapas na mesma subsequência, entretanto o início e o término de cada uma delas podem passar variações em desempenho das especialidades da composição biológica de cada pessoa e da riqueza dos estímulos adequados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (249.3 Kb)   docx (80.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com