TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CENÁRIO ECONÔMICO, POLÍTICO E ORGANIZACIONAL

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.415 Palavras (14 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CAXIAS DO SUL – RS

Nome: Amanda Tomazi da Silva                 RA: 3086271721

Nome: Angélica Timm Resner                     RA: 3045941820

Nome: Diogo Xavier Marques                     RA: 3036914774

Desafio Profissional – apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Contabilidade Intermediária; Estatística; Direito Empresarial e Tributário; Direitos Humanos e Matemática Financeira

Tutor (a) à distância (EAD): André Luiz Sagaz

CAXIAS DO SUL

2018

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        1

2 CENÁRIO ECONÔMICO, POLÍTICO E ORGANIZACIONAL        2

3 RISCOS, OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIAS        4

4 GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS         7

5 INTERNACIONALIZAÇÃO DA B2W COMPANHIA GOLBAL DE VAREJO        9

CONCLUSÃO        12                                                                                                                                      

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS         13


INTRODUÇÃO

          A maior indústria de varejo e atacado do mundo a B2W iniciou em meados de 2006 com fusões de várias e-commerce do Brasil e do mundo. A B2W escolheu entrar no mercado externo inicialmente com a Ingresso.com, uma de suas empresas que conseguiria mais rapidamente iniciar suas operações. Serão apresentadas as motivações que levaram a companhia para a internacionalização a maneira que aconteceu a seleção de mercados e modo de entrada e a estratégia utilizada neste movimento.

CENÁRIO ECONÔMICO, POLÍTICO E ORGANIZACIONAL

        A B2W Digital é uma companhia líder na América Latina, e tem a missão de realizar sonhos e atender as necessidades de consumo das pessoas, poupando tempo e dinheiro e superando as suas expectativas.

        No cenário econômico com queda na taxa de juros, aumento do número de pessoas empregadas, inflação controlada e políticas voltadas para a reformulação do mercado são essenciais para o consumidor perder o medo do futuro e voltar a consumir.

        Muitos consumidores passaram a migrar das lojas físicas para as onlines devido ao fácil acesso que estas lojas nos proporcionam, além dos empreendedores economizarem com a mão de obra e a locação de espaços em shoppings ou outros locais, devido à crise o consumidor começou a analisar o custo-benefício em realizar as compras online, colocando no papel os custos com locomoção até o local de compra, estacionamento e alimentação, sem falar das promoções relâmpagos, os descontos e muitas vezes os produtos tem um preço menor do que nas lojas físicas.

        Com a entrada de fortes concorrentes no segmento voltado ao comércio eletrônico que antes operavam apenas no varejo tradicional, e começaram a ter também as suas atenções para o comércio eletrônico, em 2009 a B2W decidiu internacionalizar como uma política para alcançar seus objetivos e fugir da dependência do comércio eletrônico brasileiro. Sendo assim decidiu que essa internacionalização seria com a recente marca Ingresso.com, porque assim conseguiria mais rapidamente iniciar suas operações, por não necessitar da instalação de um centro de distribuição, poderia ser tudo online, oferecendo somente serviços e não produtos.

        O que influenciou a escolha dos países para o mercado-alvo além da proximidade geográfica foi a similaridade com o Brasil comparadas a outras regiões do mundo.

        A B2W tem várias políticas, dentre elas está o compromisso no combate à corrupção e no incentivo da ética na relação que possuem com todos os seus stakeholders. No momento da admissão, todos os associados recebem uma cópia de Código de Ética e Conduta, assinando um termo de ciência e acordo, além da política de divulgação e uso das informações. As políticas da B2W estabelecem normas rígidas e punições severas aos infratores e praticantes de atos fraudulentos.

        A B2W tem o propósito conectar pessoas, negócios, produtos e serviços em uma mesma plataforma digital, a companhia investe constantemente na estratégia de estar cada vez mais próxima dos clientes, oferecendo a melhor experiência de compra. Foi inaugurada em 2006 com a integração da Americanas.com e Submarino. Com o passar dos anos outras marcas foram conquistadas, em 2012 as marcas administradas eram a Americanas.com, Submarino, Shoptime, MesaExpress.com.br, SouBarato.com.br e Blockbuster Online, além das empresas controladas pela B2W (B2W Viagens, Ingresso.com, e Submarino Finance).

          A B2W Digital também oferece serviços de tecnologia, logística, distribuição, atendimento ao cliente e financiamento ao consumo, além de possibilitar o desenvolvimento de novos negócios em grande aceleramento.

        Dentre as organizações e marcas envolvidas no texto mencionado no desafio temos a B2W, Lojas Americanas, Submarino, Shoptime, B2W Viagens, MesaExpress.com.br, SouBarato.com.br, Americanas.com, Blockbuster Online, Ingresso.com, Ponto Frio, FNAC, Casas Bahia, Walmart, Amazon, Submarino Finance e Cinemas Cinemark.

        Em relação ao contexto econômico a B2W enfrentou altos e baixos, mesmo sendo uma grande empresa com o envolvimento de muitas marcas conhecidas por todos, ela não parou de inovar, se internacionalizou com a marca Ingresso.com para aumentar o seu mercado-alvo, já que a concorrência no Brasil estava aumentando, e cada vez mais marcas foram sendo incorporadas à B2W.

        Um dos fatos que contribuíram para considerar o mercado internacional foram fatores macroeconômicos, a crise econômica mundial teve forte impacto sobre o varejo brasileiro que impactou diretamente no crescimento das empresas do setor de varejo. Mas a B2W não sossegou, sendo a maior empresa de comércio eletrônico da América Latina em 2011 correspondeu a 30% de toda receita líquida do comércio eletrônico nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (464 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com