TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPOSTO DE MARKETING[

Por:   •  25/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.595 Palavras (11 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 11

 COMPOSTO DE MARKETING[pic 1]

  1. Antônia Viviane Mendonça de Assis Hoegen

Bianca Carolina Santos

Laís Pessoti da Costa

Prof. Orientador: Lucimara Elias de Souza

  1. Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Administração de Empresas (ADG0741) Seminário Interdisciplinar IV

20/11/2017

RESUMO

O Objetivo desse trabalho é analisar o planejamento do composto de marketing (Os 4 Ps), também conhecido como Mix de marketing que representam os quatro pilares básicos do marketing sendo: Produto, Preço, Praça e Promoção, que faz parte de uma estratégia para influenciar e conquistar o público de uma empresa. Para a realização deste trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o composto de marketing, uma Pratica Real onde procurou-se vivenciar isso realizando uma entrevista com a Sra. Jessica Maria da Cunha Moreno, coordenadora Comercial na empresa SISCOBRA LTDA. ME, localizada em Apiuna-SC. Foi possível ver como Os 4 Ps tem exercido um papel fundamental nas estratégias de uma marca para conquistar o sucesso, e sua importância para lançar uma marca no mercado nos dias de hoje fazendo com que ela se estabeleça e se mantenha firme, mesmo em tempos de crises. Apresentamos o que é o composto de marketing, informando sua importância e como colabora para gerar resultados, apontando como é aplicado na pratica em uma empresa ou marca.

Palavras-chave: Marketing. Gestão empresarial. Vendas.

1 INTRODUÇÃO

        Composto de marketing também conhecido como Os 4 Ps do marketing ou Mix de marketing, são os principais pilares básicos de toda e qualquer estratégia de marketing dento de uma marca. Ele tem a proposta de incentivar a tomada de decisões do cliente usando um conjunto de estratégias que se divide em quatro áreas: Produto, Preço, Praça e Promoção. Tendo como objetivo atender as necessidades e desejos de um determinado mercado.

        

        Esse conceito criado por Philip Kotler garante que a sua marca se estabeleça e se mantenha firme no mercado durante todas as crises e instabilidade que o mundo dos negócios apresenta. Sendo um conjunto de ferramentas com a finalidade de fazer com que o consumidor crie uma consciência do valor de produtos e serviços, atitudes que gerem a ação de compra, podendo assim ser considerado um sistema bastante eficaz.

Segundo Mckenna “A tarefa final do marketing é: servir as verdadeiras necessidades do cliente e comunicar a substância da empresa” (MCKENNA, 2005, p7).  Para gerar uma ação de compra precisa de um conjunto de ferramentas com finalidade de criar nos consumidores a necessidade ou desejo que leve ao valor do produto ou serviço.

         Os profissionais da área de marketing usam esse sistema para estabelecer um plano de marketing, traçando estratégias para os quatro Ps, refletindo na melhor proposta de um valor final para o consumidor de um mercado definido, tendo que combinar métodos isolados como publicidade e promoção de vendas em uma campanha coordenada. Esse conjunto influencia como os consumidores irão responder ao mercado, assim a marca consiste a influenciar a procura pelo seu produto e alcançar o nível desejado de vendas do seu mercado alvo.

Para a Pratica Real, realizamos uma pesquisa e fomos visitar a empresa SISCOBRA é uma prestadora de serviços que faz locação de softwares, especialista em sistemas de cobrança. Hoje tem 03 produtos para perfis de clientes diferentes, sendo o Siscobra Smart, voltado para a assessoria de cobranças que estão iniciando no mercado, ou muito pequenas; o Siscobra Evolution direcionado para assessórias de cobrança de grande porte; e o Siscobra Menager voltado para empresas de grande porte, detentoras de credito, como por exemplo, Brandili, grupo O Boticário, financeiras.

 

Está presente no mercado há 20 anos, com clientes em todo Brasil, desde pequenas empresas até grandes corporações. É uma empresa de pequeno porte e trabalha muito com o espírito de equipe, se preocupando com o bem-estar de seus colaboradores, que hoje conta com um quadro de 25 colaboradores.

Como apresentado, o composto de marketing representa os quatro pilares básicos do marketing que faz parte de uma estratégia para influenciar e conquistar o público de uma empresa. No decorrer da nossa pesquisa, vamos ver sobre cada um que compõe os 4 Ps, e como ele é aplicado na pratica em uma empresa e o que podemos concluir dessa pesquisa.

 

2 OS 4 PS DO MARKETING

Os elementos básicos para qualquer estratégia de marketing são: Produto, Preço, Praça e Promoção. Eles são chamados de composto de marketing que é um conceito que impacta diretamente nas decisões de uma empresa e marca. Esses elementos são usados para traçar e definir objetivos a serem atingidos e gere resultados positivos, para isso eles não podem ser independentes e nem ser trabalhados separadamente.

Esse composto mostra que o marketing é muito mais que só divulgações e sim uma estratégia que junta quatro elementos diferentes para se obter e alcançar um resultado positivo gerando um consumo do seu produto ou serviço.

Para compreender cada um desses elementos e como é trabalhado os 4 Ps do marketing, vamos explicar o que significa a baixo:

2.1 PRIMEIRO P:  PRODUTO

        Kotler (2006) diz que a base de qualquer negócio é um produto ou serviço. Este elemento é o mais importante do deste mix em seu perfil podemos citar, tangível: tamanho, durabilidade, peso, desenho industrial, rótulo entre outros, ou intangíveis características intangíveis dos produtos estão a reputação, qualidade, manutenção, garantia, status, marca, e marketing, são estas características que tornam o produto um elemento de marketing.

            Para se perceber qual o momento certo e quais as melhores estratégias para o futuro é necessário observar o clico de vida do produto, que nada mais é do que:

Introdução: Quando o produto foi lançado no mercado, ou ganha vida, como característica desta fase está o baixo preço e baixo volume de produção e de vendas.

Crescimento: Quando o produto começa a se tornar conhecido no mercado como característica desta fase podemos destacar o surgimento de concorrentes.

Maturidade: Quando a empresa precisa defender seu produto de forma mais firme da concorrência, pois nessa fase o produto atinge a saturação e a concorrência está mais acirrada, como outra característica desta fase é a baixa nas vendas e de pouco crescimento, lucros estabilizados ou até diminuindo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (740.8 Kb)   docx (503.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com