TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPOSTO DE MARKETING

Por:   •  1/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 PESQUISA DE MERCADO        4

3 NEGOCIAÇÃO        5

4 MARKETING        6

4.1 COMPOSTO DE MARKETING        7

5 FRANQUIA JAN PRO        8

6 CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        2



  1. INTRODUÇÃO

É possível de se encontrar muitos questionamentos em relação ao sistema de franquias, especialmente em um país como o Brasil, onde a cada dia a economia e a inflação se encontram a cada dia mais instáveis. Também é preciso considerar as rápidas mudanças e avanços tecnológicos, que tem impactos sobre a sociedade, causando alterações nos campos econômicos, político e social.

O sistema de franquias oferece algumas facilidades para quem deseja investir em um negocio como marca, métodos e processos de trabalho. Porém é importante considerar que o franqueador também terá investimentos significativos para honrar na jornada de expansão de seu negocio, por isso uma serie de etapas antecedem o lançamento da empresa no mercado de franquias.


  1. PESQUISA DE MERCADO

Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contem certo grau de incerteza, tanto no que diz respeito à informação na qual as decisões estão baseadas como no que diz respeito as suas conseqüências. Assim, a pesquisa de mercado é uma ferramenta de orientação para as decisões. A informação ajuda a escolher o curso de ação que ajude a identificar os problemas e que indique caminhos que reduzam as incertezas.

Segundo Malhotra (2004) “Pesquisa de mercado é a identificação, coleta, análise, e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva, e o uso das informações para assessorar a gerencia na tomada de decisões (...)”.

Diversos dados externos necessários às empresas são secundários, ou seja, são regularmente obtidos e organizados por entidades públicas ou privadas, como prefeituras municipais, secretarias de estado, órgãos do Governo Federal, entidades de classe, universidades, entre outras fontes.

Para a abertura ou expansão de um negócio, a primeira providencia que um empreendedor deve tomar é desenvolver uma pesquisa de mercado. Ela é um recurso que permite:

  • Conhecer o perfil do cliente, ela fornece a caracterização dos clientes nos aspectos quantitativos (potencial do mercado, participação da empresa no mercado, etc.) e qualitativos (estilo de vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, etc.);
  • Perceber a estratégia dos concorrentes e observar seus pontos fortes e fracos;
  • Analisar os fornecedores e as empresas que fornecem produtos serviços: sistema de vendas e distribuição, políticas de preços, qualidade de produtos e serviços.

        Serve também para dimensionar o mercado, identificar o segmento de mercado mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar o desempenho de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços os produtos poderão ser vendidos.

As pesquisas podem ser classificadas em:

  • Exploratória: estabelecem critérios, métodos e técnicas para a elaboração de uma pesquisa e visa oferecer informações sobre o objeto desta e orientar a formulação de hipóteses;
  • Descritiva: nesta realiza-se o estudo, a analise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador, são exemplos as pesquisas mercadológicas e as de opinião;
  • Explicativa: registra fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas. Visando identificar os fatores que contribuem para ocorrência dos fenômenos ou variáveis que afetam o processo.

3 NEGOCIAÇÃO

A negociação, nos dias de hoje, representa uma poderosa ferramenta da administração contemporânea. A evolução dos produtos, serviços e tecnologias geram mudanças no ambiente. E a negociação faz-se presente, tanto quando se firmam acordos estabelecendo estes tipos de procedimentos, como na implementação de cada um deles.

No contexto organizacional e de administração de empresas, podemos dizer que a negociação esta nas relações de troca ou escambo, que remontam ao inicio da historia da humanidade e podem ser definidas como a realização de troca de bens ou serviços sem intermediação de unidades monetárias (FERREIRA,2010).

O principal objetivo da negociação é satisfazer ambos os envolvidos no processo e proporcionar suas necessidades básicas, construindo um acordo aceitável. Ou seja, trata-se de um processo decisório compartilhado.

Um processo de negociação é diretamente influenciado por inúmeras variáveis, sejam elas relacionadas ao negociador, à situação que está sendo negociada ou ainda ao contexto em que a negociação está ocorrendo.

Em todo o processo de negociação, compreender alguns fatores é algo imprescindível para dominar todo o processo. Alguns estão intimamente relacionados ao indivíduo, ao passo que outros diretamente relacionados à situação na qual se desenrola a negociação.  A concorrência é uma variável extremamente importante no processo de negociação e solução de conflitos. A concorrência aumenta o interesse do indivíduo em negociar, comprar ou adquirir algo porque, caso não o faça, outra pessoa pode fazê-lo. Um fator de poder preponderante numa negociação é o tempo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com