TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

Por:   •  14/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

PROF. DOUGLAS MORAES BEZERRA

Aline de Carvalho Sousa

“A VERDADE”

No senso comum, a verdade é dizer o que você realmente acredita porque testemunhou, ou chegou a uma conclusão após um sério esforço para ver as coisas como elas são, embora a filosofia diga que não podemos saber nada por si só. Os humanos falam muito da verdade, até defendem, mas defendem sem limite, ou melhor, ninguém se importa com o que é a verdade ou coisa do tipo.

Segundo Chauí (2008, p. 95) “Nossa ideia de verdade foi construída ao longo dos séculos com base em três concepções diferentes, vinda da língua grega, da latina e da hebraica.”

De acordo com a concepção grega, a verdade estaria na essência, sendo idêntica a realidade e acessível apenas ao pensamento, e verdade aos sentidos. Assim um elemento necessário era a visão inteligível. Pelo lado da concepção latina podemos observar que ela se afirma na capacidade dos seres humanos em descrever com precisão um acontecimento. Essa concepção depende muito da forma que os fatos são narrados. Na concepção hebraica Deus e os seres humanos que são verdadeiros, mas são verdadeiros se comprem o que prometem se não traem a confiança. A verdade aqui está relacionada com a esperança de cumprimento do que foi prometido.

O pensamento humano é uma busca constante da verdade, e cada pensador tem seu próprio lugar no mundo e sua própria situação histórica, o que lhe permite formar seu próprio conceito de verdade. Portanto, cada um tem suas próprias opiniões e crenças. Assim, todos nós temos nossa concepção de verdade, e qualquer que seja a forma que ela assuma, não pode deixar de ser nossa verdade.  Construímos a verdade através do nosso sistema de valores. Esse sistema de valores deve passar pelo sistema ético e moral de uma sociedade. Esse conjunto ético de civilizações, famílias ou indivíduos, por sua vez, constitui a verdade que eles encontram.

REFERÊNCIAS

CHAUI, Marilena. Convite a filosofia. São Paulo: ática, 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com