TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  31/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ARIANE MICHELLE DA COSTA CASTRO

AVA-2

TRABALHO DA DISCIPLINA

Análise SWOT – Planejamento de Marketing

A Análise SWOT serve para analisar os pontos fortes e fracos, e as oportunidades e as ameaças de um negócio. A partir disso, o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

Essa ferramenta ainda é pouco conhecida, - e consequentemente pouco usada – por quem tem empresa de menor porte. Muitos acreditam que a Análise SWOT tenha sido desenvolvida na década de 60 por professores da Universidade de Stanford, a partir da análise das 500 maiores empresas dos Estados Unidos. A Análise SWOT, pode ser usada de diversas formas, mas o empreendedor de empresas de menor porte pode emprega-la como ferramenta de autoconhecimento, análise contextual e guia para definição de um plano de ação.

SWOT (em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats), significa a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa.

Análise de ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) –

Oportunidades – As oportunidades dentro da Analise de SWOT de uma empresa, abrangem fatores externos, que não são possíveis de serem controlados, mais que podem ser usados para posicionar melhor uma empresa no mercado.

Ameaças – São eventos externos, também fora do controle empresarial, que podem ter influência negativa sobre o empreendimento. Podem prejudicar o planejamento estratégico e os resultados da organização.

Uma unidade de negócios deve monitorar importantes forças macroambientais e significativos fatores microambientais que afetam sua capacidade de obter lucros. Ela deve estabelecer um sistema de inteligência de marketing para acompanhar tendências e mudanças relevantes, além de identificar oportunidades e ameaças associadas a elas. Uma oportunidade de marketing, consiste em uma área de necessidade e interesse do comprador a qual e muito provável que uma empresa seja capaz de atender. Os profissionais de marketing devem ser bons em identificar oportunidades.

Considere:

Uma empresa pode atender a necessidade de mais informações e orientações: A Angie’s List ajuda o cliente a encontrar de pedreiros a médicos que foram avaliados por outra pessoa;

Uma empresa pode personalizar um produto ou serviço: A Timberland permite aos clientes escolher cores para diferentes partes de suas botas, acrescentar iniciais ou números a elas e optar por diferentes costuras e bordados;

Uma empresa pode entregar um produto ou serviço mais rapidamente: A FEDEX descobriu um meio de entregar correspondências e encomendas mais rapidamente que os Correios.

Análise de ambiente interno (Forças e fraquezas) –

Força – As forças são os pontos fortes de uma empresa, os elementos internos que se constituem em diferenciais competitivos no mercado.

Fraquezas – São pontos fracos internos da empresa, que podem prejudicar sua competitividade, frente aos concorrentes. Para encontra-las diversos aspectos devem ser analisados, como processos de produção, atendimento ao cliente, ações de divulgação, entre outros.

Cada negócio precisa avaliar periodicamente suas forças e fraquezas internas. As empresas podem avaliar suas forças e fraquezas utilizando um formulário – Cheklist para análise de forças e fraquezas. Uma empresa não precisa corrigir todas as suas fraquezas, nem deve se vangloriar de todas as suas forças. A grande pergunta é se o negócio deve se limitar as oportunidades para as quais dispõem dos recursos necessários ou se devem examinar aquelas para as quais será necessário adquirir ou desenvolver novas forças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (68.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com