TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Produtos Pet, Comportamento Consumidor - Ração Saúde

Por:   •  12/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

CONCLUSÃO

Com o resultado da entrevista, compreendemos um pouco mais sobre como acontece o processo decisório na compra de produtos Pet. A entrevista foi dividida em 3 partes, afim de coletarmos informações socioeconômicas, culturais e psicológicas que porventura influenciam na decisão de compra dos entrevistados.

As respostas coletadas em nosso questionário corroboram com nossa pesquisa sobre o desenvolvimento do mercado Pet no país. Seu posicionamento nos indica uma crescente preocupação com a saúde de seu animal de estimação, uma necessidade em prevenir doenças, gerar conforto e bem-estar a mais um membro da família, sendo uma de suas atitudes mais marcantes a escolha da alimentação mais adequada aos seus cães.

Uma vez que estes animais adquiriram status de ente querido, as famílias passaram a investir mais nos cuidados com sua saúde, já que seu possível sofrimento numa doença, interfere diretamente no próprio bem-estar familiar. Também percebe-se outra mudança na população brasileira, onde cresce o número de casais sem filhos e que possuem animais de estimação, característica já marcante em países mais desenvolvidos. Nesses lares, os animais são realmente considerados como “filhos” recebendo todos os cuidados e mimos que uma criança receberia ao longo de sua vida. “De cada cem famílias, 44 criam, por exemplo, cachorros e só 36 têm crianças até doze anos de idade.” (IBGE, 2013 apud Arias, Juan. El País, 2015).

Com essa mudança no comportamento das famílias brasileiras, “o país já possui a quarta população mundial de animais de estimação e ocupa a terceira maior posição em faturamento” (Euromonitor apud Infomoney, 2018), onde o setor de alimentação representa mais da metade das receitas. Outra mudança percebida é em relação ao tipo e qualidade da ração ofertada aos animais, onde a procura por rações com ingredientes mais selecionados e que forneçam um maior aporte de nutrientes aos cães é cada vez maior, principalmente, no que se refere às rações que auxiliam no tratamento de doenças específicas (medicamentosas). Conforme afirma Frederico Giannini, diretor de vendas da Royal Canin (Exame, 2017), “Comparados com a grande massa de ração, esses alimentos representam 5% do mercado. Mas é possível dobrar esse percentual em cinco anos”. O diretor da Royal Canin ainda continua afirmando que o crescimento dessa linha de rações ser tão certo que a empresa ampliou o quadro de funcionários do setor em 6% mesmo em meio à crise econômica que o país enfrentava no período da entrevista.

Em nosso questionário, também foi averiguado se fatores como responsabilidade socioambiental de uma determinada marca influenciariam na decisão de compra, como programas de incentivo à adoção, porém, percebemos que estes consumidores pouco ou nada se influenciam com isso. Para eles, a alimentação adequada de seus animais está acima da “simpatia” que este tipo de ação traz para a marca.

Nosso entrevistado demonstrou-se propício a optar por produtos de alta qualidade e com características inovadoras (geralmente influenciado por redes sociais e sites especializados), não sendo tão relevantes os fatores preço e marca.

Concluímos, então, que, fatores ligados à emoção, foram de maior impacto na decisão de compra, já que quanto maior o grau de estima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com