TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Composto Mercadologico

Por:   •  17/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.897 Palavras (12 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 12

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÁRIO - FUCAMP

Amanda Faleiros

Ana Carolina Pires  

Caroline Batista

Erica Moreira

Lourrainy Araújo

Marcella Mendes

COMPOSTO MERCADOLÓGICO

Monte Carmelo – MG

2018

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO - FUCAMP

Amanda Faleiros

Ana Carolina Pires

Caroline Batista

Erica Moreira

Lourrainy Araújo

Marcella Mendes

COMPOSTO MERCADOLÓGICO

Trabalho sobre o tema: “Composto Mercadológico” do curso de Administração do 1º período. Fundação Carmelitana Mário Palmério – FUCAMP.

Profa. Mestre Marilda Sena

Monte Carmelo – MG

2018

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

1.1.        Composto mercadológico        6

2.        FUNDAÇÃMENTAÇÃO TEÓRICA        7

2.1. Produto        7

2.2. Preço        8

2.3. Praça ou distribuição        9

2.4. Promoção        9

2.5. Outros conceitos do composto de marketing        10

3.        CONCLUSÕES        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

  1. INTRODUÇÃO

Antes de tudo, é preciso considerar o pouco tempo da transferência dos conceitos mercadológicos para o setor que não visa ao lucro, no qual se inserem as unidades de informação, sejam elas bibliotecas tradicionais ou virtuais: setores, divisões, centros, sistemas de documentação e/ou informação ou qualquer outro tipo de organização atuante para captar, seleciona, organizar, estruturar e processar adequadamente, gerar, disseminar e recuperar informações, não importa em que tipo de suporte ou qual seja a extensão  dessa atividade.  (AMARAL, S. A. 2000).

                Somente em 1969, portanto há pouco mais de trinta anos, os autores Kotler e Levy (1969) admitiram a possibilidade de aplicação das técnicas mercadológicas pelas instituições do setor que não visa ao lucro, uma vez que, até então, essas técnicas eram utilizadas pelas organizações do setor lucrativo. (AMARAL, S. A. 2000).

Daí a curiosidade em pesquisar, como exemplo esclarecedor para esta situação, sobre a aplicação dos conceitos mercadológicos em unidades de informação verificando o que foi considerado na área de informação a respeito da a abordagem dos 4P’S do composto de marketing.(AMARAL, S. A.2000).

        A história do composto de marketing se inicia com aplicação das técnicas mercadológicas no setor lucrativo, quando, aproximadamente em 1950, inspirado nas idéias de Culliton, Neil H. Borden (1965) começou a usar o termo marketing mix em suas aulas e textos. (AMARAL, S. A. 2000).

        Entretanto, foi em 1960, que Jerome McCarthy (1978), na primeira edição do seu livro Basic Marketing, apresentou uma estrutura inovadora, usando a classificação do marketing mix, que ele chamou de 4 P’s, popularizando produto, preço, praça e promoção.(AMARAL, S. A. 2000).

        

  1. Composto mercadológico

A pesquisa de marketing é muito importante, pois os consumidores podem não ter elementos suficientes para avaliar, com decisão, os atributos dos produtos e serviços de uma empresa. Vale-se então, da imagem corporativa, transferindo-a ao produto ou serviço da companhia. Quanto mais real o valor da imagem corporativa, mais pode indicar ao consumidor o que esperar da empresa. Enquanto a imagem positiva cria expectativas positivas, a imagem corporativa negativa pode sugerir ao cliente incerteza e risco, ocorrendo a possibilidade de acabar com o negócio principalmente se ele envolver segurança, como transporte aéreo ou serviço médico. (Gobe, Fischer, Souza, Moreira, & Pasquale, 2008)

Os 4P’S (Produto, Preço, Praça e Promoção) é a denominação que foi utilizada pelo professor Jerome Mc’Carthy, como a maneira de estudá-los como componentes do composto de marketing.

James Culliton (1948) usou a expressão composto de marketing pela primeira vez. Para descrever os principais elementos que interferem nas decisões de marketing, ele os dividiu em dois grupos:

  • 1º Grupo: As forças do ambiente- o comportamento dos clientes e consumidores;
  • 2º Grupo: Os elementos do marketing – o planejamento do produto.  (Basta, Marchesini, Oliveira, & Sá, 2005 p. 33)

O composto de marketing, também conhecido como composto mercadológico ou marketing mix, é o conjunto de estratégias usadas desde a concepção do produto até a sua colocação no mercado. Para criar e proporcionar ao cliente atingir os objetivos de marketing na organização. (Gobe, Fischer, Souza, Moreira, & Pasquale, 2008)

        Tentam modificar os 4 P’S (Produto, Preço, Praça e Promoção), 8 P’S (Produto, Preço, Praça, Promoção, Pessoas, Processos, Posicionamento e Produtividade) e 4 C’S (Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação) assim marketing é necessário para atender as necessidades das empresas. Por isso, ao invés de agregar novas tendências no composto, atualmente é preferível para educadores e administradores preservar o conceito original dos 4 P’S como parâmetros de comercialização e mencionar as novidades e tendências do marketing separadamente. (Casas, 2004)

  1. FUNDAÇÃMENTAÇÃO TEÓRICA

         Os autores Kotler e Armstrong (2007) definem marketing como “um processoadministrativo e social pelo qual indivíduos e organizações obtêm o que necessitam e desejampor meio da criação e troca de valor com outros”. Essa troca de valor está acoplada aosesforços de marketing que, segundo Vanzellotti (2008), estariam direcionados no sentido deconhecer os desejos dos consumidores, e a partir de sua compreensão, ofertar produtos eserviços com objetivo de gerar mais lucros às empresas e tornar as pessoas satisfeitas.  (AMARAL, S. A. 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (194.3 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com