TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING E OS COMPOSTOS MERCADOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU

ADILGLEIDE GOMES

GERSON ALÍBIO

JÉSSICA GONTARZ

JOSEANE MELO

MÁRCIA DA SILVA

MARKETING E OS COMPOSTOS MERCADOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES

MACEIÓ

MAIO 2011

O MARKETING E OS COMPOSTOS MERCADOLÓGICOS E SUAS APLICAÇÕES

TRABALHO APRESENTADO AO PROFESSOR

MARIO BUARQUE DE OLIVEIRA, COMO REQUISITO

AVALIATIVO DA DISCIPLINA DE MARKETING l

DA FACULDADE MAURICIO DE NASSAU

DOS ALUNOS DO 4° PERÍODO DO CURSO

DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DO TURNOMATUTINO.

MACEIÓ

MAIO 2011

RESUMO

O trabalho a seguir tem como finalidade principal demonstrar o quanto o marketing é indispensável para qualquer empresa, sendo que a segmentação de mercado é responsável pela agregação de valor e a busca de informações que são importantíssimas para o bom desempenho da empresa e para o uso de maneira correta do marketing. O mesmo, ainda demonstra, quais são os principais objetivos da segmentação de mercado. Quais benefícios que este recurso traz para a empresa. E apresenta também o que seria o mix de marketing (produto, preço, promoção e praça) e como esses elementos devem ser trabalhados a fim de agregar valor à empresa.

Quando um gestor se dispõe a administrar uma determinada empresa, é necessário que seu conhecimento ultrapasse os limites que diz respeito apenas a organização internamente. É necessário que se tenha conhecimento do mercado e de seus possíveis consumidores seja qual for o seu segmento.

Segmentar o mercado significa dividi-lo, isto é, identificar quais são os tipos de mercados existentes e separá-los por critérios definidos no planejamento da empresa. Após decidir qual será o segmento da empresa, é extremamente necessário conhecer o seu publico alvo, saber o que ele deseja se tornará o segredo para se obter o sucesso esperado por todos e todas as organizações. E é exatamente para isso que existe o que chamamos de Marketing.

Palavras – chaves: Marketing, Mix e Aplicações.

INTRODUÇÃO

O marketing existe para desenvolver o diálogo entre empresa e consumidor e é extremamente indispensável no planejamento da empresa. Seja qual for o seu segmento, ela nunca será forte sozinha, afinal, a razão de sua existência é simplesmente atender os desejos de seus clientes. Ela necessita da figura de um consumidor para o produto que é produzido por ela, esses consumidores também são responsáveis em ditar as regras, e cabe a empresa se adequar a essas exigências.

Inicialmente o marketing é usado para conquistar o cliente, em seguida ele é usado para ampliar seu mercado e fidelizar os clientes já conquistados, através de campanhas publicitárias e diversos tipos de divulgações do seu produto.

OS COMPOSTOS MERCADOLÓGICOS

Os compostos mercadológicos foram inicialmente formulados pelo professor da Universidade de Michigan, Jerome McCarthy no livro Basic Marketing (1960), também conhecido como mix de marketing que quer dizer mistura, trata do conjunto de ferramentas de marketing que a empresa usa para alcançar seus objetivos. Classificados em quatro grupos que se denomina os 4Psdo marketing, são ele: produto, preço,promoção e praça.

Definição de Philip Kotler para composto de Marketing:

“O conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos de marketing no mercado alvo”

Os quatro componentes do mix de marketing estão inter-relacionados, todas as decisões tomadas em qualquer uma das áreas afetaram as demais. A seguir veremos detalhadamente a aplicação de cada elemento do mix de marketing:

PRODUTO

Kotler e Keller afirmam que o produto pode ser definido como tudo o que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo, ou seja, bens físicos, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias.

Kotler, classificou os produtos da seguinte maneira:

a) Bens de conveniência, são aqueles comprados com frequência e mínimo de esforço (ex.: sabonete);

b) bens de compra comparados, como o próprio nome diz, o consumidor compara em termos de preço, modelo, qualidade (em geral, roupas, aparelhos eletrônicos, móveis);

c) bens de especialidade, são os bens com características singulares, como carros, máquinas fotográficas,

d) bens não procurados, ou seja são os bens que os consumidores não conhecem, ou normalmente não pensa em comprar (jazigo, seguro de vida, enciclopédia).

A empresa deve fabricar seu produto/serviço com qualidade para agregar valor ao mesmo e poder formar um preço justo. Além da qualidade a empresa pode colocar

uma marca, que dependendo de seu conceito, agrega ainda mais valor ao seu produto. E, ainda, pode elaborar uma embalagem atrativa aos clientes.

É necessário que a empresa conheça os pontos fortes e pontos fracos dos seus produtos e dos produtos de seus concorrentes e busque uma melhoria contínua do seu produto para que este tenha um diferencial no mercado competitivo.

PREÇO

É o único elemento do mix de marketing que produz receita; os demais produzem custo. Ele também é um elemento mais flexível. (Kotler)

Os preços por muito tempo foram determinados por meio da entre compradores e vendedores. Hoje no mercado consumidor, quem impõe os preços é o próprio mercado, e quem estiver com preço elevado ou abaixo pode acabar “engolido” pela concorrência. Para vencer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com