TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comprometimento: Gestão de mudanças

Por:   •  15/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 11

O COMPROMETIMENTO NA

GESTÃO DE MUDANÇAS

PROJETO INTEGRADOR II

Universidade

Braz Cubas

Curso

Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Polo

Campo Limpo

Turma

C

Nome

Leonice Almeida Tavares

RGM

357148

Data

23/01/2018

                                                                                                                     Apresento a                  Universidade Braz Cubas, como exigência para avaliação; Projeto Integrador II tema: O Comprometimento na Gestão de Mudanças.


Sumário

Resumo        4

Introdução        5

Identificação da Empresa        6

Estrutura organizacional atual (Organograma)        7

Análise Matriz SWOT        7

Comprometimento        8

Gestão de mudança        8

Liderança        9

Diagnóstico Qualitativo        10

Estágios de Desenvolvimento        11

Diagnóstico de Comprometimento        12

Considerações Finais        13

Referencias Bibliográficas        14


Resumo

Este trabalho, a partir da identificação do comprometimento dos funcionários com a empresa, avalia a aceitação, por parte desses, do processo de mudança organizacional decorrente da implantação de um Sistema de Gestão. A abordagem quantitativa aplicada a um estudo de caso permitiu aos autores identificar o perfil dos funcionários comprometidos, bem como daqueles propensos às mudanças em curso.

Palavras-chave: Comprometimento, Gestão de Mudança, Liderança.

Introdução

As grandes transformações advindas da globalização e do avanço da tecnologia, que perpassam as organizações modernas, são aspectos a serem levados em consideração pelos gestores da atualidade. Este ambiente de transformações exige das empresas respostas mais rápidas e afinadas com as necessidades do mercado, de modo a tirar proveito das novas oportunidades através da flexibilização, aumento da produtividade e qualidade das suas operações.

Por diversas razões, como aumento de competitividade, novos produtos, aumento da concorrência, o ambiente organizacional vive em constantes mudanças. As mudanças externas à organização também provocam mudanças no ambiente interno das mesmas. Assim a forma de condução dos negócios, as relações com os trabalhadores, entre outros, tendem a sofrem alterações. As empresas contemporâneas preocupam-se cada vez mais com as mudanças do ambiente em que vivem. Mudar significa sobreviver neste mercado altamente competitivo.

Visando enfrentar os desafios, as empresas tentam reagir rapidamente às mudanças externas, inovações tecnológicas, concorrência, novas regulamentações e, muitas vezes, optam por unir forças através de fusões ou aquisições.

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

Razão Social: RAIMUNDO TAVARES FILHO ENTULHO – ME

Nome Fantasia: TAVARES ENTULHOS

Segmento de atuação: Locação de caçamba

História de sua fundação:

A empresa Tavares Entulhos, foi fundada em janeiro de 1999 e com o passar dos anos, foi adquirindo experiência, ganhando espaço no mercado profissional e conquistando a confiança de seus clientes. É uma empresa que se preocupa com as responsabilidades sociais, sempre preocupados em atender a necessidade de cada cliente, oferece um atendimento de qualidade, prestando serviços nas áreas de retirada de entulho com caminhão basculante e aluguel de caçamba estacionária. A frota é equipada com veículos novos e passa por constantes revisões.

Missão:

Proporcionar aos clientes a possibilidade de construir e reformar sem se preocupar com o entulho gerado na obra, podendo contratar a prestação de serviço. Oferecem ótimos preços e os melhores serviços da sua região. Além de toda a comodidade que na realização do serviço, têm uma grande preocupação com o meio ambiente, sendo assim, a empresa conta com transbordo legalizado pelo departamento do meio ambiente. Nunca nos darmos por satisfeitos, a cada dia podemos fazer melhor todas as nossas relações comerciais e pessoais, sempre prever o próximo passo e com isso atingirmos a excelência no nosso atendimento. 

Visão:

Colaborar com o meio ambiente e ter uma melhor integração entre o sistema e o indivíduo deverá ocorrer com a criação de climas organizacionais que atendam às necessidades pessoais e às de caráter institucionais.

Valores:

Valores e crenças compartilhados pelos membros de uma organização, a qual funciona como um mecanismo de controle organizacional, informalmente aprovando ou proibindo comportamentos e que dá significado, direção e mobilização para os membros da organização.

Número de funcionários: 06

Principal produto: Caçamba Estacionária

Estrutura organizacional atual (Organograma)

[pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]

Análise Matriz SWOT

[pic 9]

Comprometimento

Comprometimento é uma relação forte entre um indivíduo identificado e envolvido com uma organização, e pode ser caracterizado por três fatores: estar disposto em exercer um esforço considerável em benefício da organização; a crença e a aceitação dos valores e objetivos da organização e um forte desejo de se manter como membro da organização.

Em um mundo corporativo cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas precisam encontrar soluções que agreguem valores e façam com que elas se tornem mais sólidas perante as mudanças e inovações. Nesse cenário, a gestão da mudança tem ganhado cada vez mais destaque. Trata-se de uma ferramenta que auxilia a gestão empresarial na difícil tarefa de programar alterações estruturais, estratégias operacionais ou táticas para obter as transformações necessárias ao crescimento da companhia, ao mesmo tempo em que considera os interesses de seus stakeholders. O objetivo é que as empresas formem seus comitês e incentivem seus colaboradores a conquistarem essa competência, ou contratarem consultorias especializadas no tema para que possam ajudar a implementar essas transformações necessárias. Essas mudanças podem ser de processos, Recursos Humanos, Administrativas / Negócios ou tecnológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (205.7 Kb)   docx (75.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com