TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito Metodológico

Por:   •  20/9/2019  •  Artigo  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

        Comunicação e Linguagem:
Paráfrase.

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Comunicação e Linguagem

Curitiba – PR.

2019

A boa escrita é importante na vida profissional

Encontramos textos mal digitalizados na internet facilmente, isso ocorre pelo uso da linguagem cotidiana, da digitação apressada, talvez até a falta de atenção, o que é perdoável. Mas e quando esses erros são cometidos no ambiente de trabalho? Em e-mails, ofícios, memorandos ou em outras correspondências formais? Textos digitados inadequadamente são encontrados a todo instante, quer seja em repartições públicas ou empresas privadas, havendo necessidade de serem revistos diversas vezes. Desconhecendo a norma padrão da linguagem surgem erros gramaticais e ortográficos. Há erros de acentuação, crase, ambigüidade, gerundial, concordância, redundância, grafia, além de outros.

Qual o motivo que leva as pessoas digitarem ou escreverem tão mal?

No ano de 2014, o IBGE mostrou que a taxa de analfabetos no Brasil com 15 anos ou mais foi de 8,3%. Essa taxa havia sido de 8,5% no ano de 2013, desta forma mostra que o analfabetismo no Brasil está declinando a pequenos passos. Todavia, ser alfabetizado não quer dizer ser letrado. Soares afirma (1998), “o alfabetizado não é propriamente dito letrado; a alfabetização está no ler e escrever; já o letramento está na ação que além de ter por objetivo ler e escrever, também usa socialmente a leitura e a escrita, praticando-as corriqueiramente, respondendo às demandas sociais de leitura e de escrita.”

A não alfabetização basilar pode chegar à vida acadêmica e finalizar na vida profissional. Temos como um dos motivos para a falta de letramento a carência à leitura desde a infância. Não são somente muitos profissionais incapazes de entender e produzir bons textos, além da área profissional, mas boa parte da população brasileira, que tem conhecimento, contudo, falta o estudo inicial da língua nacional. Há muitos outros fatores que levam alguém a não escrever ou digitar bem, não se pode enfatizar unicamente a questão de má formação no ensino basilar, não sendo assim a única regra.

Por que é essencial digitar ou escrever bem?

Saber apresentar-se ao mercado de trabalho é primordial, seu aprendizado tem que ter sido bom, juntamente com a correta utilização da linguagem, isso faz que a imagem do profissional fique elevada, por isso não basta apenas que se forme. Para conseguir ascensão, saber se comunicar através da linguagem oral e escrita ajuda muito. Vale ressaltar que uma boa redação faz com que o entrevistado transmita confiança, destacando-se, assim, entre outros nos processos seletivos.

Escolher a área para trabalhar é opção do profissional, só não pode optar em digitar ou escrever mal; pois há cursos no mercado que ajudam nesta dificuldade textual. Para atingir a perfeição, nada mais que a prática, logo, ler e digitar ou escrever ajuda muito, elevando a criatividade e adquirindo cultura, sendo assim outro tipo de recurso.

Durante a vida podemos estropiar de muitas formas, mas fazer isso com o uso da Língua Portuguesa ao comunicar-se não é de bom grado, não o faça, pelo bem da sua carreira profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com