TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consumo Consciente e a Lucratividade

Por:   •  22/3/2023  •  Resenha  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE:

Pesquise em Artigos científicos o assunto sobre CONSUMO CONSCIENTE E A LUCRATIVIDADE...

Façam uma resenha de 15 a 20 linhas e indiquem a referência.

"Consumo consciente é o consumo com consciência de seus impactos e, voltado à construção da sustentabilidade da vida no planeta, como base em um processo de escolha que visa a equilibrar o bem-estar do consumidor com as possibilidades ambientais e as necessidades sociais." (Fonte: Instituto Akatu). O consumidor consciente sabe a necessidade e do poder que exerce na sociedade, e como suas decisões podem ajudar a melhorar não só sua qualidade de vida mais a de todos e das suas futuras gerações. Ele sabe o poder que exerce ao realizar uma compra, e utiliza-o para melhoria do mundo em que habita. Neste contexto é perceptível que o consumo consciente é uma das exigências dos consumidores e todos ganham quando empresas tornam sua produção mais responsável. A consumação equilibrada requer mudanças de hábitos que há muito tempo estão arraigados em nossa sociedade, e para facilitar essa tarefa, a educação ambiental criou o conceito dos 3RS: reduzir, reutilizar e reciclar. O sucesso dessa fórmula teve uma repercussão tão grande, que hoje já se fala em 9RS do consumo consciente. São eles: repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar, reintegrar, responsabilizar-se e repassar. A cada dia o conceito de produção e consumo responsável ganha mais importância na sociedade. Cada vez mais, as pessoas buscam saber a origem dos produtos que usam, e uma organização que possui uma produção consciente, se destaca e se torna referencial diante deste cenário. Uma organização sustentável é muito mais competitiva no mercado, pois além de ter maior respeito e valor para a sociedade, também aumenta substancialmente sua lucratividade quando lida melhor com os fatores relacionados ao consumo consciente de água e energia, utilização eficiente dos recursos, redução de custos e diminuição na produção de resíduos. A sustentabilidade torna o negócio produtivo e rentável. A lógica da produção com métodos sustentáveis visa aperfeiçoar o uso de insumos e matérias-primas, como requisito para aumentar a competitividade dos negócios. (Assim, os ganhos ocorrem em duas vertentes: a dos ganhos econômicos, com a redução no custo de produção ou execução do serviço, e a dos ganhos ambientais com a minimização do consumo de água, energia e matéria-prima). A satisfação dos consumidores que procuram cada vez mais produtos "ecologicamente corretos” é outro ganho que a empresa tem com a adoção de práticas sustentáveis.

Referências

GAZELA, Moisés, Miguel; RODRIGUES, Thalita, Pereira. Como o consumo consciente pode impactar nas organizações. In: Kroton- Repositório Institucional- Banco de Produção Intelectual, n°13ª. Anais. 2010, p. 241- 263.

MARQUES, José, Roberto. Gestão Empresarial Sustentável e o Aumento da Lucratividade. IBC Coaching. 2021. Disponível em: https//www.ibccoaching.com.br/portal/rh- gestão-pessoas/gestão-empresarial-sustentável-aumento-lucratividade/.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com