TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO ANALISTA DE MARKETING

Por:   •  17/2/2019  •  Abstract  •  1.383 Palavras (6 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 6

DESAFIO ANALISTA DE MARKETING

CANDIDATO: Ivan costa Passos

CENÁRIO APRESENTADO

De acordo com a situação apresentada, a empresa Bolas S.A., apesar de ser majoritariamente voltada para o mercado baiano, já expandiu suas vendas para o estado de Sergipe. Com o plano para atingir o mercado nacional e focada na atuação no segmento de bolas de luxo, a empresa possui como principais ameaças as empresas nacionais e as empresas chinesas. As empresas nacionais possuem produção em grande escala e representatividade expressiva, por atuar de forma nacional. As empresas chinesas possuem preço competitivo, também sendo expressivas no mercado.

ESTRATÉGIA

A estratégia adotada leva em consideração as principais ameaças à inserção nacional da marca, as fortalezas que a empresa possui e as principais oportunidades. Foi definida um estratégia inicial de inserção no mercado nordestino, com foco em um público consumidor com maior poder aquisitivo e que tenha acesso às mídias sociais. Dessa forma, estratégias de marketing seriam direcionadas para garantir a credibilidade do produto, levando o cliente a validar sua qualidade e, com preço competitivo e abaixo do utilizado por grandes redes nacionais, tornando os produtos da Bolas S.A. fortes no mercado

REGIÕES A SEREM ATACADAS

As regiões a serem atacadas seriam, inicialmente, os estados da região nordeste, Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Sergipe, Bahia. O principal motivo é a já inserção da marca na Bahia (estado inicial) e em Sergipe. A estratégia e deixar é marca forte na região nordeste e, com a consolidação, expandir para o sudeste, norte, centro oeste e sul.

ESTRATÉGIA DE DIFUSÃO DO CONTEÚDO

  1. Parceria e patrocínio dos principais clubes de futebol da região nordeste.

A empresa já é conhecida em 2 estados nordestinos. Dessa forma, antes do início da próxima Copa do Nordeste, a empresa entrará em contato com os principais clubes de cada estado nordestino oferecendo patrocínio, em troca da divulgação da marca e uso das bolas em treinos dos jogadores. Com essas ações, a marca estará em visibilidade, nos uniformes dos clubes, e os produtos estarão visíveis em reportagens ocorridas durante os treinos dos jogadores. Dessa forma, o produto ficará conhecido do grande público e a qualidade do produto será comprovada pelo seu uso pelos clubes.

Uma segunda ação à ser negociada com os clubes, são parceiras para divulgação dos produtos da marca em e-mails e eventos para os associados do clube. Com os e-mails, seriam enviadas promoções dos produtos nas principais lojas, bem como as imagens ilustrativas dos jogadores em encartes e figuras nos e-mails teriam os produtos.

  1. Patrocínio com os jogadores em ascensão dos clubes nordestinos.

A empresa entraria em contato com jogadores em ascensão nos clubes e ofereceria patrocínio aos jogadores, bem como a entrega de artigos da empresa para os mesmos. Com o patrocínio de jogadores e a entrega de produtos para os mesmos, seria acordada a divulgação ou uso dos produtos pelos jogadores em mídias sociais.

Atualmente, a visibilidade e divulgação das marcas é feita de forma maciça por mídias digitais, como instagram ou facebook ou twitter. Parte dessa divulgação se faz pelo uso por parte de pessoas com credibilidade, comentando a qualidade dos produtos. Jogadores de futebol possuem grande número de seguidores em mídias socias, com um público majoritariamente jovem. Dessa forma, a marca seria divulgada ao público jovem que acompanha os jogadores e os mesmo buscariam os produtos da empresa por influência dos ídolos.

  1. Parceiras com as principais escolas particulares e clubes de futebol Society/campeonatos amadores/escolas de futebol.

A empresa deverá entrar em contato com escolas particulares, escolinhas de futebol e clubes de futebol Society existentes na região nordeste. Produtos da empresa seriam doados para as entidades, desde que seja acordada a utilização exclusiva de produtos da Bolas S.A. até o final da parceria.

Uma vez que o foco principal da empresa é a produção de bolas de luxo, essa ação garantirá contato direto com os principais consumidores e potenciais consumidores da marca. Com esse contato, jovens e adultos conseguiram vivenciar a qualidade dos produtos da empresa. Dessa forma, optarão por adquiri-los para uso pessoal.

MODELO DE PRECIFICAÇÂO

Atualmente a empresa possui como principais ameaças a concorrência de empresas com alcance e produção nacional e empresas chinesas que exportam para o Brasil.

Ao se pensar em grandes marcas nacionais, entende-se que os consumidores compram por serem marcas conhecidas, consolidadas e com qualidade comprovada. Empresas chinesas se inserem no mercado brasileiro principalmente pelo preço mais acessível e não necessariamente por qualidade.

Dessa forma, o modelo de precificação adotado seria aquele baseado na concorrência. Dessa forma, ao se realizar uma pesquisa com os preços dos produtos das concorrentes, pode-se entender um valor que seja mais barato que os produtos das redes nacionais e competitivo com os produtos chineses.

MERCADOS ESTRATÉGICOS

A entrada no mercado nordestino é estratégica pois a marca já é forte na Bahia e em Sergipe. Dessa forma, a marca já tem familiaridade com o público. Como os produtos são considerados de luxo, o público alvo deverá ter maior poder aquisitivo. Dessa forma, ações devem ser feitas para atingir pessoas com mais idade, por volta de 30 a 50 anos, que pratiquem o esporte e queiram um produto de qualidade, e jovens que vejam valor nesse produto por meio de marketing direcionado para o segmento.

ESTRATÉGIA DE VENDAS

A estratégia de vendas está baseada em atingir o público jovem, que receberá as ações de marketing das mídias sociais, e consumidores que vivenciam diariamente a cultura dos clubes de futebol. Dessa forma, seriam adotas as ações:

  1. Lojas Virtuais

A principal estratégia adotada seria a oferta dos produtos em plataformas de venda digitais. Atualmente, lojas como a Netshoes possui um extenso catálogo de produtos esportivos e possui abrangência nacional. A disponibilização da marca nessas plataformas seria atrelada à divulgação por meio de e-mails direcionados à compradores da região nordeste. Com os e-mails, os produtos seriam sempre expostos ao público e, aliado à divulgação da marca, mais compradores se interessariam em comprar. Essas empresas entregam os produtos por meio de frete próprio, retirando da Bolas S.A. a necessidade de cuidar da logística de entregar de grande volume de mercadorias em lojas físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com