TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio academico market

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.158 Palavras (13 Páginas)  •  1.955 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

GUARULHOS (SP)

Jeniffer Lis dos Santos – FTG3440127129

Fábio Cerqueira

DESAFIO PROFISSIONAL

Guarulhos - SP

Setembro 2017


Jeniffer Lis dos Santos – FTG3440127129

Fábio Cerqueira

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Marketing do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Matemática; Processos Gerenciais; Direito Empresarial; Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Guarulhos - SP

Setembro 2017


RESUMO

                Temos com o desenvolver desse desafio profissional o interesse de trabalhar o senso empreendedor, com suas causas e efeitos, num processo tecnológico. Compreendendo e avaliando impactos sociais, econômicos e ambientais que resultam a produção, gestão e incorporação de novas tecnologias.

        Nosso objetivo aqui foi assessorar o processo de implementar práticas sustentáveis em uma escola de ensino fundamental do estado do Paraná.

       A escola Aprendiz está em desenvolvimento, se atualizando e crescendo dês de 1993 quando foi fundada.

      Na gestão administrativa atual observou algumas necessidades. Entre elas, a necessidade de incorporar na escola praticas sustentáveis. Várias ideias surgiram, para alcançar esse objetivo, nas quais 4 foram escolhidas pela diretora para serem desenvolvidas imediatamente.

      A primeira mudança sustentável será de trocar toda a iluminação da escola, por lâmpadas de LED, pois as que tem sido usada até hoje são fluorescentes e tem um consumo alto.

     Para a segunda melhoria foi decidido implantar uma ferramenta integrada ao sistema burocrático e pedagógico, para facilitar a gestão na organização e reduzir os custos com impressões e papéis.

      O próximo projeto da escola será usar materiais recicláveis (caixas de sapato, latas, garrafas Pet, entre outros) para a elaboração das aulas e também para a organização dos materiais escolares dos alunos em sala de aula e nos demais departamentos da instituição. Esses matérias serão arrecadados através dos alunos e da comunidade ao redor da escola.

       E para finalizar, a última intervenção, será a elaboração de uma composteira e uma horta, para a destinação de lixo orgânico (restos de comida, do lanche e almoço dos alunos e funcionários), e o cultivo de alimentos sem agrotóxicos. Esse programa auxiliará contra o desperdício de comida, promovendo o descarte correto dos produtos orgânicos rejeitados e com o húmus produzido pela composteira elaborar a horta, que auxiliará economicamente na a elaboração do almoço e os lanches na escola de uma maneira saudável.

      Tivemos a preocupação de envolver a dimensão social, econômica e ambiental em cada um dos projetos, para que pudéssemos ver a sustentabilidade agindo de uma forma eficaz para a instituição e a comunidade local.

Palavras-Chave: Sustentabilidade. Empreendedorismo. Sociedade. Economia. Ambiente.


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        PASSO 1        5

3        PASSO 2        6

4        PASSO 3        9

5        PASSO 4        11

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

O processo de Administração de uma empresa é dado pelo planejamento, organização, execução e controle.

Devido a isso e a uma análise das empresas contemporâneas, podemos comentar que atualmente a escola da Administração que tem sido adotada nas empresas é a de Henri Fayol. Que tem a instituição empresarial dividida em funções, setores, departamentos, com suas diretrizes individuais, mas trabalhando sinergicamente para desenvolver o crescimento da empresa como um todo de uma forma responsável e com autoridade.

Outro aspecto importante para as instituições empresariais de hoje tem sido a responsabilidade social e a sustentabilidade, que priorizam o bem-estar social, a importância e cuidado com o ambiente e economia.

Analisando esses aspectos aqui citados e outros não citados, mas estudados nas aulas do curso de Tecnologia em Marketing – Anhanguera, desenvolvemos nesse trabalho o desafio profissional da escola Aprendiz, situada em Curitiba/PR. Onde uma nova gestão (diretora, gerencia) decidiu junto com uma equipe administrativa implantar novos métodos organizacionais que desenvolveram a sustentabilidade social e crescimento organizacional da empresa (a escola), economicamente, perante a comunidade local (social) e ambiental. Para isso foram elaborados taticamente projetos que auxiliaram nesse desafio.


  1. PASSO 1

Nesse passo auxiliamos Ana (diretora da escola), a verificar a troca das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, que gerará mais economia na conta de energia elétrica da escola.

Sabe-se que atualmente com as lâmpadas fluorescentes, que a escola consome 1.620Kh por mês. Segundo dados fornecidos com a troca das 200 lâmpadas que a escola possui, o consumo mensal será de 900kwh.

Considerando que a escola já paga R$ 1000,00 fixos por mês pela energia consumida por equipamento, que o custo por kwh é de R$ 0,36 e que X é a quantidade de kWh consumidos por mês pelas lâmpadas da escola, temos o valor da conta de energia expressa pela seguinte função: f(x)= 0,36x + 1000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com