TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO DOS LIDERES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  12/9/2015  •  Artigo  •  3.292 Palavras (14 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Há um grande crescimento no mercado de trabalho e uma busca constante, por parte dos empresários e gestores, na busca por profissionais cada vez mais capacitados e engajados com os objetivos da empresa, nesse sentido se configura a visão de um líder. Um dos grandes desafios dessa figura na organização é fazer com que o potencial do capital humano seja direcionado ao alcance dos objetivos e resultados organizacionais de acordo com as metas e funções estabelecidas. Assim, o líder não só desafia e inspira seus subordinados como também, atua perguntando, e não gerando respostas. Ele faz com que as pessoas pensem, sintam e tenham mais consciência de seus comportamentos, estimulando-os a realizar seu potencial máximo para obter o sucesso da organização.

Palavra Chave: Desafio. Líderes. Organizações.

1. INTRODUÇÃO

As organizações atualmente anseiam por líderes ideais, que saibam liderar de maneira correta e seguir todos os princípios modernos de gestão, obtendo assim colaboradores capacitados, realizando suas tarefas da melhor maneira possível e elevando as organizações a destacar - se no mercado. Dessa forma a Empresa deve oferecer produtos e serviços com qualidade, segurança e níveis de satisfação de seus clientes. Assim, a empresa moderna deve oferecer espaço para trabalhadores se desenvolverem formando equipe, gerando produtividade e lucratividade. De fato, há uma incerteza em todos os aspectos empresariais, em que muitos acreditam que se estão vivendo em um mundo de contínuas mudanças. Dessa forma, estamos vivenciando décadas com a maior rapidez e hoje viver é um desafio muito maior do que viver a tempos atrás (DRUCKER, 2002).

Nesse sentido, ainda de acordo com o mesmo autor, exige uma grande disposição para mudança e para novidade. E, além disso tudo, é necessário ser ágil. O mundo empresarial de hoje, extremamente globalizado, complexo e competitivo exige dos executivos e colaboradores de uma empresa ou de uma instituição, fortes componentes de motivação.

Para Martins (2010), o líder tem uma grande responsabilidade de executar de maneira eficaz seu papel dentro das organizações, para que as estas não venham sofrer futuramente com baixa produtividade, insatisfação de colaboradores, perda de mercado, falência entre outros. O líder possui capacidade de influenciar os colaboradores com eficiência, sabedoria e busca de processos de mudanças, mas para que isso ocorra ele deverá ter bons conhecimentos e estar sempre atualizado. Liderança é um tema que vem sendo discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Ser líder e formar lideres é um desafio constante do homem e das organizações (MARTINS, 2010).

Nesse artigo abordaremos assuntos relacionados à liderança tais como: Conceito de liderança, Papel do líder nas organizações, Habilidade da liderança, O desafio da liderança, Dissipação de Mitos sobre liderança e Conceito de Organização e sua relação com o papel do líder.

2. REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Conceito de Liderança

Para Hunter (2004), Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Nesse sentido, a liderança nada mais é do que um processo de conduzir e influenciar uma equipe de pessoas a gerar resultados. Já Covey (1989), define a liderança como sendo uma habilidade para pessoas poderem desenvolver a si mesmas. Para isso é necessário que aprendam a lidar com as suas próprias emoções de forma madura, acreditando que a interação entre pessoas projete aos demais seus convencidos os quais obterão resultados melhores caso se comportem da maneira sugerida ou desejada (JACOBS, 1970).

Para Janda, (1960) liderança é um tipo especial de relacionamento de poder caracterizado pela percepção dos membros do grupo no sentido de que outro membro do grupo tem o direto de prescrever padrões de comportamento na posição daquele que dirige, no que diz respeito à sua atividade na qualidade de membro do grupo.

De acordo com o John Garner (2001) liderança é o processo de persuasão, ou de exemplo, através do qual um indivíduo (ou equipes de liderança) induz um grupo a dedicar-se a objetivos defendidos pelo líder, ou partilhados pelo líder e seus seguidores. Já para Chiavenato (2005), liderança influência interpessoal exercida numa situação e dirigida através do processo da comunicação humana à consecução de um ou de diversos objetivos específicos.

A liderança é uma necessidade em que toda a equipe tem em relação a um indivíduo e o grupo. Para Kouzes e Posner (1997), essa relação só irá existir quando o grupo reconhecer nesse líder um controlador de meios para satisfazer suas necessidades, e assim seguir para ter um meio de aumentar as chances de alcançar seus objetivos. Dessa forma a metodologia de coaching oferece competências, ferramentas e técnicas para isso. Na seção seguinte será abordando o papel do líder nas organizações.

2.2 O Papel do Líder nas Organizações

Líder é classificado como o transformador. Nesse contexto, os liderados, esperam que o líder demonstre algumas características que o concretizam e dão a ele estabilidade como líder, que são: ideias estratégicas; integridade, autenticidade; atitudes positivas; ousadia, capacidade de assumir riscos; abertura para as possibilidades das novas tecnologias e coerência (CHIAVENATO 2005).

Conforme o autor Bennis (1993), O líder tem que ser um servidor para os seus liderados, atento a todas as necessidades e propiciando ferramentas para o desenvolvimento do trabalho, além de oferecer um ambiente de trabalho saudável a todos. No entanto existe líderes que já nasceram com a habilidade de liderar e os que a desenvolveram com a capacitação para tal papel. Dessa forma existem algumas modalidades de liderança, são elas:

Líder executivo: é aquele que surgiu por causa da busca das organizações pela obtenção da ordem, ele costuma possuir muitas habilidades técnicas, competência;

Líder coercitivo: aquele que exerce a liderança através da coerção, violência, que pode ser verbal ou física. Neste estilo de liderança a relação entre líder e liderado é instável;

Líder distributivo: aquele que apenas delega tarefas, sempre controlando, acompanhando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com