TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE NEGÓCIO

Por:   •  17/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE NEGÓCIO

Acadêmicos¹

Tutor Externo²

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

Plano de negócio é um documento normalmente escrito por empreendedores que possibilita analisar a empresa, seus objetivos e o caminho para atingi-los. Esta ferramenta pode ser utilizada para iniciar um negocio, para inserir novos produtos, ou como uma ferramenta de Marketing interno e Gestão. Este documento apresenta um norte para que a gestão da empresa saiba o caminho a trilhar para alcançar os objetivos traçados, permite planejar e identificar a viabilidade, antes de colocá-lo em prática.

Complementando este raciocínio, Dornelas (2012, p. 97) conceitua o Plano de Negócios como uma ferramenta da gestão “[...] que pode e deve ser usada por toda e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade, seguindo o caminho lógico e racional que se espera de um bom administrador”.

É importante que o próprio empreendedor construa seu Plano de Negócio, pois através das informações coletadas na pesquisa de mercado, o empreendedor poderá identificar se o seu negócio será viável e rentável, ou não. A principal razão que explica a falta de sucesso de um empreendimento é a falta de planejamento adequado. O plano de negócio é uma forma simples de identificar os fatores críticos.

Conforme apontado por Dolabela (2008) são três motivos fundamentais na elaboração do plano: minimizar riscos prevendo possíveis cenários, instrumentos de comunicação onde tanto o empreendedor quando outras pessoas possam analisar os detalhes do negocio, e como exercício de liderança, onde a comunicação do plano entre líder e liderados facilitara o alcance dos objetivos.

Segundo Biagio e Batocchio (2012, p. 26):

O plano de negócio permite avaliar os riscos e identificar soluções; definir os pontos fracos

e fortes da empresa em relação aos concorrentes; conhecer as vantagens competitivas da empresa; identificar aquilo que agrega valor para o cliente, ou seja, quais características os clientes procuram nos produtos e serviços e pelos quais estão dispostos a pagar; planejar e implantar uma estratégia de marketing voltado ao cliente-alvo; estabelecer metas de desempenho para a empresa a avaliar investimentos; identificar as necessidade de absorção de novos tecnologias e novos processo de fabricação; e calcular o retorno sobre o capital investido, a lucratividade a produtividade.

Entretanto, apesar de todas essas vantagens e de todas as informações acumuladas em um plano de negócios, é fundamental que essa ferramenta seja utilizada efetivamente pela empresa. É importante o uso do Plano de Negócios para a comunicação da idéia no caso da necessidade de obtenção de recursos. Mesmo após aberto o empreendimento, o plano negócio não perde sua utilidade. Essa ferramenta deve ser compartilhada com todos os setores da empresa, a fim de que, todos tenham o mesmo entendimento, esta é uma ferramenta adequada para comunicar aos colaboradores e parceiros o que a empresa realmente é e onde pretende chegar.

Conforme Dornelas (2012), é uma ferramenta  importante para o empreendedor expor suas idéias em uma linguagem simples que os leitores do Plano de Negócio consigam entender e mostre a viabilidade e concretize com sucesso em seu mercado.

Enfim o plano de negócio é um guia que orienta todas as ações da empresa.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

A pesquisa foi elaborada através do livro empreendedorismo disponibilizada no Ava, dos autores José Dornelas e Fernando Dolabela, e na biblioteca virtual, com o livro Plano de negócio – Estratégia Para Micro e Pequenas Empresas (2ª edição), dos autores Luiz Arnaldo Braga e Antonio Botocchio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (98 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com