TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNÓSTICO DAS COMPETÊNCIAS HUMANAS NUMA CONCESSIONÁRIA

Por:   •  20/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

JÉSSICA GONÇALVES DE MOURA

DIAGNÓSTICO DAS COMPETÊNCIAS HUMANAS NUMA CONCESSIONÁRIA

RIO DE JANEIRO

2022

INTRODUÇÃO.

Muito se tem falado, no âmbito organizacional, acerca da gestão por competências que é um método utilizado para maximizar o desenvolvimento das habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores, gerando impacto nas atuações individuais e coletivas, visando minimizar a diferença entre o que a empresa espera e o que o colaborador pode oferecer.

DESENVOLVIMENTO.

A principal atividade de uma concessionária consiste na compra e venda de automóveis, tendo como peça fundamental para o funcionamento dessa atividade, o vendedor. É de suma importância que o vendedor possua conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para o efetivo alcance dos objetivos e metas, tanto pessoais quanto corporativas. No entanto, existem 6 competências essenciais que, potencializadas pela gestão de competências, irão auxiliar o vendedor para obter um bom resultado. Sendo elas:

Comunicação - Imprescindível para que o vendedor desenvolva uma negociação. Através dela, será possível compreender com clareza a necessidade do cliente e ter firmeza ao apresentar seus produtos e serviços, criando uma relação de confiança ao ter um diálogo produtivo.

Criatividade - Desenvolver técnicas que possam auxiliar na resolução de problemas ou dúvidas que possam surgir ao longo da venda, gerando assim, alternativas para obter o resultado desejado.

Adaptabilidade - É a capacidade de se adaptar as novas condições/ dificuldades que a função poderá apresentar e saber contorná-las para assim, conseguir bons resultados.

Busca por conhecimento – Um bom profissional precisa estar sempre atualizando seus conhecimentos, devido à constante mudança no mercado. É essencial ter profundo conhecimento do seu produto/serviço e identificar novas tendências do mercado, aprimorando seu processo de venda.

Disciplina – Consiste no foco em ações que o levarão a atingir as metas e o cumprimento de responsabilidades específicas. Ter persistência, não desistir dos objetivos e manter o direcionamento com inteligência.

Resiliência - Lidar com os problemas pessoais e da empresa, não ceder à pressão e vencer os obstáculos. É também a capacidade de seguir medidas que diminuem os transtornos que aparecem no caminho.

Para a instalação dessas competências na corporação, utilizaremos alguns métodos. Sendo eles:

Promover espaço para conversas - A comunicação entre empresa e colaboradores irá auxiliar na implementação da gestão uma vez que, essa troca resultará num alinhamento de ideias. Reuniões proporcionam um bom ambiente para identificar competências já existentes e mapear aquelas que precisam ser desenvolvidas pela empresa.

Ajustar competências aos cargos e funções - Após o mapeamento, ajuste os colaboradores aos cargos e funções de acordo com suas competências e aptidões.

Avaliações periódicas - Pelo constante aprendizado, novas competências podem ser desenvolvidas. As avaliações irão identificá-las e mostrar novas possibilidades para o colaborador e para a equipe.

Treinamentos – Investir no treinamento do funcionário é uma chave importante para a implantação de uma boa gestão por competências já que, a partir daí será possível identificar novas habilidades, desenvolve-las e ajusta-las de acordo com a demanda da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com