TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: MAX MARMITA ALIMENTOS LTDA

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 10

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: MAX MARMITA ALIMENTOS LTDA

Caroline Scapinelli Conte 

José Fidélis de Souza 

Keity Kellen dos Santos Ludcke

Renata da Silva Santana

Tâmara Karen de Oliveira Rocha

Prof. Michele Otero

Centro Universitário Leonardo da Vinci

RESUMO

O presente trabalho tem como propósito desenvolver um modelo de diagnóstico empresarial que tem por finalidade a análise de todas as áreas da empresa, para descobrir os pontos fortes e fracos para oportunamente serem aplicados ações para ajustes como o objetivo de maximizar o potencial e o desenvolvimento da empresa. Para atingir este objetivo a pesquisa utilizou-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa com a utilização de pesquisas. O Modelo de Diagnóstico Empresarial foi desenvolvido nesses quatro segmentos: Marketing, Produção e Logística, Recursos Humanos e Gestão Financeira. O desenvolvimento do Modelo de Diagnóstico Empresarial é, portanto, una ferramenta que possibilita um melhor conhecimento do ambiente interno e externo da empresa, possibilitando ações que visam a sustentabilidade e a longevidade das organizações no mercado.

Palavras-chave: Diagnóstico empresarial, planejamento estratégico, recursos humanos, gestão financeira, logística e produção.

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como tema central fazer uma análise na empresa por meio de um Diagnóstico empresarial, e de milita-se em identificar os pontos fortes e fracos da empresa para realizar possíveis melhorias.

Empresa de pequeno porte que trabalha com a venda de marmitas fits e vegana. Está localizada na Rua Marechal Octavio Saldanha Mazza, 8133 - Pinheirinho - Curitiba PR, e atende pela razão social Max Marmita Alimentos LTDA. Ao todo a empresa conta com quatro funcionários e um sócio proprietário. Foi fundada em 2019 e está com um projeto para o final do ano de ampliar seu negócio, mudando-se para um local com maior estrutura.

O objetivo deste trabalho é realizar o diagnóstico empresarial com pesquisas e informações referente às áreas de gestão financeira. Gestão de recursos humanos, gestão de marketing, gestão de produtos e de logística na empresa Max Marmita Alimentos LTDA. Em convergência com o objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: Primeiro identificar os problemas enfrentados pela organização. Segundo é determinar as causas que faz com que o gerenciamento tome e planeje soluções.

Justifica-se este estudo na medida em que as empresas precisam estar cada vez mais atentas os concorrentes, as dificuldades da empresa em cada setor, para manter uma boa qualidade no gerenciamento, na prestação de serviços e atendimento aos clientes.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

No diagnóstico empresarial, devemos levar em conta várias situações. Devemos analisar a empresa em um todo e tomar as devidas providências para melhorar o negócio. Nesse caso da marmitaria o mercado gastronômico é competitivo, mas quem possui as ferramentas e estratégias certas, sempre se destaca. Um dos passos muito importante no marketing desse negócio é estar em todos os canais online, tanto plataformas de delivery, como Ifood e Uber, como nas redes sociais, principalmente Facebook e Instagram.

O ramo alimentício sempre foi bem expansivo e as marmitas fitness e veganas vem se expandido cada dia mais. Mais do que criar contas deve buscar sempre publicações constantes, fotos reais e de qualidade, dicas úteis e interagir sempre com os seguidores e com esse destaque nas publicações e propagandas a produção tende a aumentar e a empresa ser bem requisitada, com isso tem que alinhar a produção, para que seja de forma organizada e que consiga dar conta de toda a demanda.

Se for preciso deve-se contratar mais mão de obra, pois com a demanda alta, as vezes não será suficiente os trabalhadores que já fazem parte do grupo. Claro que tudo deve ser analisado, os custos agregados devem ser comparados juntamente com as vendas e ver qual a necessidade e disponibilidade de recurso para ampliar essa parte. Pois com a alta de pedidos, os clientes são exigentes, a qualidade precisa ser impecável, mas o preço também precisa ser bem atrativo. Ter um preço competitivo permitirá que você consiga mais clientes fiéis aos seus produtos por mais tempo. Esse é o segredo para um negócio próspero.

No diagnóstico temos vários pontos para se preocupar em uma empresa. Na gestão financeira, devemos agregar tudo para não se ter prejuízo. O negócio tem custos invisíveis, custos diretos e indiretos que fazem parte de um centro de produção. Quando chegar a hora de precificar as marmitas, de fazer um balanço financeiro da empresa não se deve levar em conta somente os custos dos alimentos, mas também custos com embalagens, custos com fornecedores, água, luz, telefone, gás, aluguel, funcionários, manutenção do local e entre outros.

Segundo Kotler (2000, p.181) “o mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro”.

O gráfico mostra as informações a respeito dos potenciais clientes pesquisados. Esses estudos são de extrema importância para estabelecer estratégias de concepção, implantação e manutenção da empresa.

Gráfico: Faixa etária dos entrevistados que consomem ou pretendem consumir marmitas fitness ou veganas.

[pic 1]

Fonte: Os próprios autores (2021).

Pode-se observar que há um equilíbrio no público alvo do consumo das marmitas em ambas as idades no gráfico representado. Os dados coletados dessa questão enfatizam que o maior público apresentado tem idades entre 36 a 45 anos, representando 27,50% no gráfico, seguido do público com idades entre 14 e 25 anos, com 27% de representação. Conclui-se que o público alvo com maior interesse em consumir as marmitas fits e veganas do Max marmitas são os jovens e adultos, talvez por serem mais adeptos a academias e que buscam uma vida mais saudável.

   Além do marketing e da logística também é necessário observar e analisar cada local aonde se pretende abrir as novas franquias, pois não basta apenas abrir uma nova loja, se tem a necessidade de analisar o local e se o público alvo conseguirá se identificar com o comércio que será aberto.

 Um dos motivos pelo qual se faz necessário essa pesquisa é justamente o fato da competividade que se tem no ramo, está pesquisa ajudará tanto na estrutura da empresa como no modo a geri-la adequadamente.

 Assim que se tem toda a localização, estrutura, precificação e funcionários totalmente treinado, podemos abrir a nova filial. Locais que foram recém inaugurados precisam contar mais com o capital pois, é necessário um determinado tempo até a conquista de clientes. As redes sociais e os aplicativos de entregas de comida auxiliam nessa parte pois permitem que os prováveis compradores conheçam nossos produtos e o modo o qual são produzidos, aonde mostra o cuidado e a qualidade de nossas marmitas. Tendo a opção de entrega ou de fast food também facilita para a compra a qualquer hora do dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (179.2 Kb)   docx (237.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com