TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DISTURBIO DA FUNÇÃO MOTORA

Por:   •  11/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

SUPERIOR EM NUTRIÇÃO

 

Rio de Janeiro - RJ

2022

DISTURBIO DA FUNÇÃO MOTORA.

Os distúrbios da função motora são causados por problemas neurológicos que compromete o bom funcionamento do músculo, prejudicando a qualidade de vida do portador. Alguns exemplos são: Esclerose múltipla, Miastenia gravis, Atrofia muscular espinhal e Distrofia de Duchenne.

Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a doença ainda seja de causas desconhecidas, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que tem possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes, geralmente jovens, e de modo especial mulheres de 20 a 40 anos. A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares, disfunção intestinal e da bexiga.

Miastenia gravis, também conhecida como Miastenia grave, é uma doença autoimune, ou seja, quando o sistema imunológico do paciente ataca células saudáveis por engano. No caso da Miastenia gravis, o corpo produz anticorpos que provoca uma alteração na comunicação da célula nervosa e o músculo. A Miastenia gravis pode atingir homens e mulheres, principalmente adultos. As causas da Miastenia gravis ainda é um mistério para a ciência. Os pacientes com este tipo de doença não têm controle de algumas regiões do corpo, entre elas olhos, boca, braços, pernas, entre outros, dependendo de cada caso.

Atrofia muscular espinhal, também conhecida pela sigla AME, é uma doença genética que causa a morte de células específicas do sistema nervoso, chamadas neurônios motores. O tratamento para a atrofia muscular espinhal é feito com uso de remédios, alimentação especial e fisioterapia. Os sintomas da atrofia muscular espinhal podem se manifestar em diferentes fases da vida, porém na maioria dos casos surgem nos primeiros meses de vida. A idade em que se iniciam tem total relação com o grau em que a função motora é afetada: quanto mais cedo, maior o impacto. A atrofia muscular espinhal tem como causa a ausência ou anormalidade do gene SMN1. Esse gene é responsável pela produção da proteína de sobrevivência do neurônio motor ou proteína SMN. Não existe cura para a AME, mas existem tratamentos que podem ajudar a controlar a doença, dependendo do tipo e gravidade dos sintomas e inclui cuidados respiratórios, fisioterapia e controle nutricional.

Distrofia de Duchenne é uma doença neuromuscular genética, que se caracteriza como um distúrbio degenerativo progressivo e irreversível no tecido muscular, em especial a musculatura esquelética, que recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos. A doença também afeta a musculatura cardíaca e o sistema nervoso. é uma doença genética, mas não necessariamente hereditária. Ela é causada por uma mutação do gene DMD, que é ligado ao cromossomo X e, portanto, geralmente herdado da mãe. O gene DMD produz a proteína distrofina, que tem como função atuar como um amortecedor durante a contração das fibras musculares. Quando há mutações genéticas, a falta ou alteração dessa proteína impede que ela faça a manutenção da membrana celular. Existem tratamentos que podem ajudar a controlar os sintomas, manter a função dos músculos, amenizar o comprometimento do coração e do sistema respiratório e diminuir o ritmo de progressão da doença. Um desses tratamentos é feito por meio de medicamentos esteroides ou corticoides, que podem ter alguns efeitos colaterais, mas retardam a perda da força muscular, é importante que os portadores das síndromes seja acompanhados por profissionais especializados, como: neurologistas, cardiologistas, ortopedistas, fisiatras, fisioterapeutas e outros.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (53.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com