TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dart Game?

Por:   •  21/5/2021  •  Resenha  •  1.607 Palavras (7 Páginas)  •  1.141 Visualizações

Página 1 de 7

1.O presidente da Companhia Acme, que está passando por um período difícil, está preocupado com a alta taxa de rotatividade de seus gerentes. Ele chama um consultor para explicar como reter seus empregados. Se você fosse o consultor, qual princípio de Fayol usaria para explicar o que está acontecendo? Qual seria sua recomendação?

R: Estabilidade do pessoal pois a alta rotatividade é um ponto negativo que implica no aumento dos gastos da empresa com demissões e contratações.  Para que a função seja bem desempenhada é necessário que haja tempo suficiente para o que funcionário firme seus conhecimentos e execute suas atividades com qualidade e eficiência.

2. Em essência, os princípios de Fayol e, de forma geral, sua doutrina estão orientados para a organização das empresas e para a organização do trabalho dos gerentes. Você está de acordo com essa afirmação? Justifique.

R: Sim. Graças a essa teoria a administração de empresas passou a ser vista como uma disciplina que pode ser aprendida e aprimorada por quem se dedicar a ela.  Os seus estudos também são orientados a organização dos processos e trabalho em equipe, disseminando a importância de investir em fatores como divisão de tarefas, responsabilidade e disciplina

3.Exemplifique os princípios de Fayol com uma organização que você conheça, como seu time de futebol. Ordem significa “cada atleta em sua posição, de acordo com suas qualificações”. Unidade de comando significa que “todos no time estão subordinados apenas ao técnico; ninguém mais interfere”. Faça o mesmo com alguns dos demais princípios.

Divisão do Trabalho:  Funcionários de uma linha de produção, onde cada funcionário é responsável por uma parte do processo;

Unidade de Direção: Encarregado de Obras, onde todas as ações devem passar por sua condução;

Cadeia Hierárquica: uma escola que vai do chefe de maior autoridade (direção) até os de menor autoridade ( os alunos da instituição)

Autoridade:  Um prefeito de determinado munícipio deve buscar o equilíbrio entre autoridade e responsabilidade definindo e orientando suas lideranças em prol da organização municipal.

Subordinação: secretários municipais são subordinados ao prefeito municipal;

Ordem: todo funcionário de um órgão público tem seu setor definido de acordo com suas qualificações

Iniciativa: técnico de futebol deve executar planos e estratégias baseado nas situações do jogo;

Disciplina: funcionários de uma startup que apesar flexibilidade de horários possuem metas exigentes que precisam de disciplina e dedicação;

Remuneração Equitativa: frentistas de um Posto de Combustível devem ter salários equivalentes independente do gênero do empregado.

Equidade no Tratamento dos Empregados: empregados de um supermercado devem ter o mesmo tratamento independente da posição ocupada na empresa;

Espírito de Equipe: equipe de Fórmula 1, mesmo que seja apenas dois pilotos por equipe estes dependem de uma grande quantidade de pessoas por trás do processo para garantir o melhor resultado possível em determinada corrida

Unidade de Comando: todos os operários de uma construtora são subordinados ao chefe de obras, sem interferências externas;

Grau de Centralização e Descentralização: gerente de bancos possuem atividades mais complexas do que demais funcionários devido a sua capacitação e experiência profissional

Estabilidade do Pessoal: funcionários concursados de um órgão federal permite que haja mais estabilidade e menos demissões no órgão diminuindo possíveis despesas com contratações mal sucedidas

4.As pessoas que não ocupam cargos de chefia também desempenham as funções administrativas de Fayol. Concorde ou discorde dessa afirmação, apresentando argumentos para sustentar seu ponto de vista.

Concordo. Pois independente do nível hierárquicos, todos os envolvidos no processos devem se organizar, coordenar e planejar suas ações para que juntos tornem a administração mais dinâmica e eficiente

5.Em sua opinião, quais princípios de administração de Fayol continuam válidos no terceiro milênio? Quais não são mais válidos? Justifique suas respostas.

Acredito que quase todos os princípios de Fayol são amplamente utilizados até os dias atuais e que em sua grande maioria são extremamente válidos para qualquer empresa. No entanto, acredito que a Unidade de Comando não seja tão utilizada atualmente. Muitas empresas começaram a utilizar modelos mais flexíveis elegendo uma liderança para cada projeto ou grupo de atividades sob a responsabilidade do empregado e não mais sendo subordinado a um único chefe.

6.Três amigos estão decididos a abrir uma pizzaria. Já fizeram o plano de negócios, arranjaram o dinheiro, contrataram o contador e estão reformando o local que compraram. Nessa fase do novo negócio, quais funções ou elementos de Fayol predominam no trabalho dos três? Depois que o negócio estiver funcionando, quais funções ou elementos predominarão?

Na fase inicial nota-se o aspecto técnico vinculado a questão administrativa e produção, a função comercial ligada a parte de vendas e marketing da empresa, a função financeira para que haja uma boa gestão e saiba investir para que tenha uma continuidade do processo.

Depois de seu funcionamento acredito que exista a predominância da Contabilidade  para analisar os indicadores de resultados e  Administração onde deve-se existir a previsão (planejamento) organização(toda empresa só funcionará se estiver organizada), comando(hierarquia), coordenação(todos os processos precisam ser coordenados e organizados para que haja uma melhoria continua) e controle(verificar se as ações que são tomadas estão trazendo efeitos positivos para a empresa).

7.Na década de 1930, no Brasil, não existia a instituição das férias para os empregados da indústria. Quando se começou a falar desse assunto, alguns industriais foram contra e publicaram um manifesto afirmando que 30 dias de férias por ano iriam ser 30 dias de ócio que “estragariam” os empregados. Hoje, a situação é muito diferente. Em sua opinião, quais fatores, entre os analisados neste capítulo, induziram essa mudança de situação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com