TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento de Administração Disciplina: Introdução à Administração

Por:   •  8/2/2022  •  Monografia  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade de Brasília

Departamento de Administração

Disciplina: Introdução à Administração

Prof. Dr. Edgar Reyes Junior

Nome: Leonardo Caldas Gonçalves

Matrícula: 211050570        

Turma: A

Neymar da Silva Santos se tornou nos últimos tempos, além de pai do astro do futebol Neymar Júnior, um agente de elite no mercado de futebol europeu, dialogando de forma análoga com empresários e clubes poderosos e influentes no continente. Atuando de forma direta na venda de seu filho para o Paris Saint-German, na qual fez de Neymar o jogador mais caro da história do futebol.
Neymar pai também foi jogador de futebol quando jovem, porém, sem nunca ter atuado em grandes clubes e sem títulos expressivos, aposentou-se da profissão aos 32 anos. Entretanto, na mesma época, viu no filho pequeno um talento incomum. Dizia ter um “diamante” em casa. Assim, detectou a oportunidade de gerir sua carreira desde criança e usar seus contatos no mundo do futebol para fazer o possível para ver seu pequeno se tornar um grande jogador. Deu certo. Com 11 anos Neymar Júnior já estava nas categorias de base do Santos, e em 2005, com 13 anos, foi levado para um período de testes no Real Madrid, um dos maiores clubes do mundo.

Todavia, mesmo tendo passado nos testes e com a oportunidade de mudar a vida de sua família, o filho não quis ficar na Espanha e retornou ao Brasil. Apesar disso, Neymar pai conseguiu transformar a desistência do filho de ficar em Madrid em um grande negócio indo para a cidade de Santos. Deste modo, assinou um grande contrato com o Santos Futebol Clube que resultou no primeiro milhão que a família ganharia, tendo seu filho apenas 14 anos de idade.

Em 2010, com Neymar Jr se tornando cada vez mais um fenômeno no Brasil, Neymar pai começou a enxergar o filho não só como jogador de futebol, mas também como uma marca, e explorou a circunstância para ganhar dinheiro também com a imagem do filho. O jovem tornou-se o maior grande garoto-propaganda do Brasil na época, fazendo comerciais de televisão para os mais diversos tipos de produtos. Assim, enquanto o filho ganhava 500.000 dólares de salário, Neymar pai já havia faturado 11 milhões de dólares, 20 vezes mais que o filho jogando futebol por ano.

Em 2006, Neymar pai e Nadine Gonçalves, pai e mãe do craque, fundaram a NR Sports, pois visualizaram a necessidade de um gerenciamento de imagem profissionalizado, dado o encantamento que o garoto despertava no mundo do futebol e no mercado publicitário. Atualmente, a NR Sports construiu uma marca de impacto mundial e a elevou a um dos patamares mais cobiçados do mercado publicitário.

Neymar pai transformou o filho em um superstar, estando em alta na mídia desde sua infância até os dias de hoje. E planeja que isso continue até depois do término de sua carreira de atleta. Com a NR Sports, Neymar quer seguir fazendo dinheiro com a imagem do filho, uma vez que, segundo ele, está criando uma “marca” em cima do “ativo” Neymar Jr. Para ele, quando o filho se aposentar dos gramados, é a hora da consolidação de marca, e usar toda a carreira do esportista a favor disso.

Referências bibliográficas:

NEYMAR - O caos perfeito. [S. l.]: Netflix, 2022. Disponível em: Netflix

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2017/08/10/neymar-pai-de-atacante-de-times-pequenos-a-agente-superpoderoso-em-20-anos.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (72.5 Kb)   docx (145.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com