TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Gestão de Pessoas

Por:   •  17/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

As mudanças ocorridas na área de Gestão de Pessoas devem-se às mudanças ocorridas no cenário mundial e às mudanças do mercado de trabalho. Ou seja, em um mundo cada vez mais sem fronteiras e incerto, o mercado de trabalho exige empresas mais flexíveis, dinâmicas e integradas. Consequentemente, muda-se o perfil profissional e a forma de gerir os recursos humanos.

Entretanto, principalmente no Brasil, numa grande parcela das empresas, a área de RH continua focada nos processos de registro e controle de pessoal, sem perceber que a valorização e o desenvolvimento das pessoas pode ser um grande diferencial.

Diante desse cenário, determine estratégias que o gestor de recursos humanos deve adotar para demonstrar à alta direção que se faz necessário ter um RH mais competitivo, focado em atrair, reter, desenvolver e recompensar os melhores talentos. Para isso, discorra sobre três argumentos que farão com que a empresa perceba e entenda o valor estratégico de gerir adequadamente as pessoas.

R: Empresas com funcionários que trabalham motivados podem ter um crescimento de receita muito significativo, o mesmo se aplica às margens de lucro, que podem ter grande aumento.

Em São Paulo, temos o exemplo de uma empresa que faz sistemas para internet, assim que batem a meta, os vendedores podem pegar o restante do mês de folga, além de sua comissão é claro. Essa experiência fez com que a empresa acelerasse as receitas, aumentando o faturamento em 25%.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que trabalhadores mais felizes produzem cerca de 12% a mais. Já os infelizes, estes saem caro: os gastos com demissões de funcionários que não se sentem satisfeitos são de US$ 350 bilhões - quase R$ 900 bilhões - por ano.

As 100 melhores empresas em gestão de pessoas possuem um nível de engajamento de 83%, enquanto as demais alcançam somente 69%. Pessoas engajadas estão dispostas a permanecer na empresa e a fazer mais do que se espera dela, aumentando sua produtividade.

Uma frase bastante famosa de Stephen Covey, pode nos fazer pensar como a valorização dos recursos humanos podem trazer grandes benefícios para as empresas, a frase diz: “Trate sempre seus funcionários exatamente como quer que eles tratem os seus melhores clientes”.

Nesse sentido, podemos pontuar três tópicos essenciais na gestão de recursos humanos:

  • Definição do Plano de Carreira, pois Isso traz mais profissionalismo para a organização e atrai profissionais com desejo de construir uma carreira. Ainda, vale destacar que o pagamento de salários e vantagens financeiras de acordo com a realidade financeira da organização.
  • Implementação de programas de desenvolvimento e treinamentos, que se faz de extrema importância para a evolução dos funcionários e consequentemente da empresa.
  • Contratação de mão-de-obra de acordo com as habilidades e competências que a empresa realmente precisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com