TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta Desafio E + S para Argo Menthor

Por:   •  17/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  27 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

Proposta Desafio E + S para Argo Menthor

Equipe Inovar

Objetivo: apresentar duas propostas inovadoras, dentro da esfera ESG, para desenvolvimento do projeto Argonáutica.

Data de criação: 21/09/2023

  1. Introdução

A Argo Menthor, multinacional da área de pesquisa bioquímica (1), comprometida com as boas práticas ambientais, sociais e de governança (2), está expandindo os seus negócios e pretende implementar a sua nova unidade na cidade de Belo Horizonte (MG), considerada uma cidade com baixo índice de áreas verdes e com problemas na infraestrutura urbana que causam, por exemplo, grandes congestionamentos e enchentes (3)

A Argo Menthor busca o desenvolvimento de duas propostas voltadas para o tema de governança ambiental e social, dentro da esfera ESG, estando relacionadas às suas atividades a serem executadas na sua nova unidade que será instalada no Brasil.

A equipe Inovar possui competências técnicas de soft skills para lidar com os desafios e engajamento na execução das propostas e vasta experiência na área, além de habilidades comportamentais e atitudinais, comunicativas e relacionais para a realização do projeto Argonáutica com a eficácia desejada pela Argo Menthor.

  1. Propostas inovadoras ESG (E+S)

Apresentamos abaixo duas propostas a serem executadas pela Argo Menthor no contexto de ESG (E + S), as quais estão em sinergia com os objetivos e operação técnica da empresa, que consistem na pesquisa e desenvolvimento de soluções na área bioquímica. Os temas escolhidos são área verde e mobilidade urbana.

2.1. Proposta para Áreas Verdes:

  1. Solução proposta e como implementá-la:

A proposta consiste na realização pela Argo Menthor de pesquisa e implementação com o objetivo de recuperação ambiental através do replantio de árvores, restabelecendo a biodiversidade, a exemplo do projeto de sucesso já realizado pela empresa em Bonn, na Alemanha, onde foi firmada uma parceria entre a empresa e a Secretaria do Meio Ambiente local para o replantio de mudas de árvores nativas ao longo do Rio Reno (4).

No entanto, o que diferencia esta proposta da realizada na Alemanha, é a realização de pesquisas e o desenvolvimento de novos compostos químicos e biológicos voltados não só ao replantio de árvores, mas também à correção do solo onde elas serão plantadas e à implementação de recursos biológicos para reestabelecer a biodiversidade, garantindo o desenvolvimento de todo um ecossistema. O projeto será executado da seguinte forma:

  • Escolha dos locais onde será realizado o plantio.
  • Escolha das espécies mais adequadas à região e tipo de clima.
  • Desenvolvimento de compostos químicos para a correção do solo onde será realizado o replantio.
  • Realização do plantio das mudas.
  • Desenvolvimento de soluções biológicas e implementação nas áreas plantadas.
  • Acompanhamento permanente das áreas replantadas e implementação de ações de correção necessárias (replantio de mudas, novas intervenções no solo ou aplicação de recursos biológicos).

  1. Contribuição para a cidade de Belo Horizonte se tornar tanto uma cidade sustentável como uma Smartcity:

Hoje temos apenas 3,9% da área coberta por florestas em Belo Horizonte (5) e sabemos o grande impacto que isso representa.

Serão executadas ações de plantio de mudas e aumento das áreas verdes de cobertura, retornando a presença de pequenos animais e insetos nos locais da cidade de Belo Horizonte, além de uma ação importante que é a manutenção da saúde do solo. A restauração ecológica é um dos assuntos mais comentados ultimamente e consiste no processo de auxílio que visa o restabelecimento da funcionalidade de ecossistemas, comumente afetados pela ação humana (6).

Usando-se o modelo de replantio de mudas estima-se um tempo de 2 anos para recuperação da área, quando efetivamente os benefícios começarão a serem sentidos pela cidade de Belo Horizonte, reduzindo as  enchentes, devido à melhor infiltração das águas de chuvas no solo, além de uma melhor qualidade do ar.

Essa proposta de ação está em sinergia com o objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) 15 que trata da vida terrestre que tem como objetivo proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade (7).

  1. Acompanhamento e divulgação das informações:

Eventos envolvendo o processo de plantio, um trabalho minucioso com visitas técnicas e coleta de informações sobre a qualidade do plantio será realizado periodicamente. Será realizada a análise de imagens aéreas via drone e satélites, visando acompanhar o aumento da área verde de cobertura e a presença de pequenos animais e insetos no local.

Os resultados de cada etapa serão divulgados trimestralmente e estarão disponíveis no portal da Argo Menthor, além de serem compartilhados com as autoridades competentes de Belo Horizonte, com o intuito de auxiliar suas políticas públicas para as áreas verdes da cidade, conforme as práticas adotadas por uma cidade inteligente (8).

  1. Proposta para Mobilidade Urbana:
  1. Solução proposta e como implementá-la:

Consiste na realização de pesquisa pela Argo Menthor e o desenvolvimento de estruturas de geração de energia solar com uso de materiais mais baratos e reaproveitados. Atualmente as células fotovoltaicas que são fabricadas a partir de materiais semicondutores, sendo o Silício (Si) o mais utilizado (9). Com isso, a Argo Menthor desenvolverá sistemas fotovoltaicos com um custo mais barato, proporcionando a produção de energia limpa. Parte dessa energia gerada será revertida para o poder público municipal para alimentar sua frota de veículos elétricos, contribuindo tanto a redução da emissão de gases poluentes, quanto à poluição visual gerada pelo grande número de veículos que circulam em horários de pico. Nesse sentido, o projeto será executado da seguinte forma:

  • Produção de protótipos e geração de testes para analisar e comprovar a eficácia das novas placas desenvolvidas.
  • Adequar/substituir materiais para aumentar a eficiência das novas placas.
  • Realizar novos testes para aprovação dos protótipos (se desaprovado voltar à fase inicial de pesquisa e testes).
  • Ligar unidade geradora à Distribuidora de Energia Local para gerar créditos de energia para o município.

  1. Contribuição para a cidade de Belo Horizonte se tornar tanto uma cidade sustentável como uma Smartcity:

A proposta terá impacto direto na Mobilidade Urbana de Belo Horizonte, possibilitando a redução de custos de transportes, reduzindo as tarifas aos seus usuários, o aumento da quantidade de veículos elétricos, e reduzindo a emissão de gases.

Além disso, seria firmado um contrato com o município de Belo Horizonte garantindo que o recurso economizado deverá ser destinado para implementar um novo sistema de gerenciamento inteligente da frota como solução para a lotação dos veículos com o acompanhamento em tempo real da demanda de passageiros e a disponibilização do número adequado de veículos, com a otimização de rotas baseado na circulação da população, dependendo do dia e horário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (214.3 Kb)   docx (303.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com