TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio da Mariana

Por:   •  26/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  884 Visualizações

Página 1 de 4

1) De que maneira Mariana poderia desenvolver o processo de sucessão na empresa, levando em consideração o perfil de um gestor contemporâneo?

         

2) Como a gestão do conhecimento pode contribuir para a melhoria dos processos internos e impactar na competitividade da empresa?

 

3) Como a gestão da qualidade pode aprimorar a operação da empresa e impactar positivamente na imagem da empresa frente ao mercado?

 

4) Mariana vive em um mundo globalizado e dinâmico, marcado por temas como “Indústria 4.0” e “Economia Compartilhada”. Como essas temáticas poderiam inspirá-la a inovar na gestão da empresa que está assumindo?

QUESTÃO 1

Um processo de sucessão, principalmente familiar Elton (filho do fundador) para a Mariana (neta do fundador), normalmente gera muita desconfiança e insegurança por parte de seus colaboradores. Mediante a isso, deve-se, primeiramente olhar para dentro da instituição, de maneira que os funcionários saibam de antemão das mudanças em curso através de uma comunicação interna clara e objetiva; tranqüilizando-os para que possam confiar na decisão da mesma, atribuindo-a a imagem de uma nova líder.

Em seguida, a Mariana, deverá fazer um planejamento estratégico, em uma ação conjunta com os colaboradores da empresa, questionando as ações da organização, revendo a atual conjuntura que ela está e como pretende estar no futuro. Com base neste planejamento, elaborar uma gestão estratégica, fazendo um diagnóstico do momento, cenário interno e externo, Swat e stakeholder; e, a partir de uma visão compartilhada, elaborar objetivos baseado na análise e instalar alguns indicadores e metas, segundo o Balanced Scorecard (BSC), para que possam acompanhar o processo das estratégias.

QUESTÃO 2

Atualmente, vivenciamos a era do conhecimento. Os enormes fluxos de informações lastreados ao rápido desenvolvimento dos meios de comunicação facilitam a troca de experiências e vivencias entre culturas e ritos diversos.

Na DANI COSMETICOS S/A, todos que a cercam, incluindo os colaboradores, convivem diariamente com uma quantidade muito grande de dados, experiências e valores diversos. Essas informações, quando refletida e contextualizada, geram o conhecimento. Este, por si, é dinâmico e muitas vezes subjetivo (tácito), ou seja, é baseada nas relações interpessoais, e vivências que circulam dentro da empresa sem serem formalizadas ou registradas.  
Para que o conhecimento coletivo e as experiências de seus colaboradores sejam utilizados como vantagens competitivas, é necessário que a Mariana faça a gestão do conhecimento, a partir da sistematização e formalização do conhecimento organizacional; transformando o conhecimento subjetivo (tácito) que já está presente na empresa em algo “palpável” (explícito), implementando uma padronização de registro das informações, contatos e processo das relações. Esse processo é necessário para que o conhecimento gerado fique na empresa e seja transmitido para os outros integrantes de maneira clara direta.

Além da manutenção do conhecimento já presente na DANI COSMETICOS S/A, a Mariana deve estimular programas de integração e contratação de colaboradores com ideologias, raças, identidades de gênero, ritos e culturas diferentes. Algo que na atual gestão, não foi bem sucedida. A fim de utilizar esta diversidade como estratégia organizacional, incentivando a troca de experiências e as visões diferentes de mundo para que o conhecimento seja compartilhado e registrado, através dos processos de sistematização, com finalidade de ampliar o conhecimento explícito da empresa.

QUESTÃO 3

Qualidade pode ser entendida como uma característica específica de determinado produto ou serviço, se o mesmo é bom ou não. Muitas das vezes condizente apenas com o material utilizado em sua produção ou nível técnico do serviço prestado. Todavia, qualidade na verdade são “todas as propriedades ou características de um produto ou serviço relacionadas à sua capacidade de satisfazer as necessidades explícitas ou implícitas dos que o utilizam” (LACOMBE, 2009).

Mediante a ta definição, Mariana deverá, através da gestão da qualidade, rever todo processo entorno dos produtos oferecidos pela DANI COSMÉTICOS S/A, desde sua fabricação, precificação, canais de venda, distribuição e atendimento. Na medida em que se deve buscar a qualidade em todas as áreas de atuação da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com