TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio de Mariana

Por:   •  10/5/2022  •  Tese  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

O desafio de Mariana

A indústria DANI COSMÉTICOS S/A é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos cosméticos há mais de 90 anos. A empresa supre a demanda de clientes que buscam itens de alta qualidade para o cuidado capilar. Seu mix de produtos é basicamente formado por 3 itens: kits de coloração para cabelos, shampoos da flora brasileira e sprays para fixação e penteados. A empresa está sediada na cidade de Maquiné/RS, e fabrica e distribui os seus produtos por todas as regiões Sul e Sudeste do país.

A DANI COSMÉTICOS S/A é vista pelos seus clientes como uma fornecedora de produtos de alta qualidade, e, por consequência, permite-se praticar preços condizentes com a sua marca e sua proposta de valor. A empresa foca nos consumidores das classes A e B, e, dentre os seus principais clientes, destacam-se as grandes redes de salões de beleza, além de cabeleireiros autônomos e beauty shops. É importante destacar que esses clientes citados somente conseguem adquirir produtos DANI de atacados espalhados pelo Brasil, já que a empresa não realiza venda direta aos consumidores finais, trabalhando apenas na modalidade B2B. Por sua atuação, a empresa hoje ocupa a segunda posição em termos de fatia de mercado no setor em que atua. A primeira delas é uma multinacional holandesa instalada em Jundiaí/SP.

A empresa hoje passa por um processo de sucessão: o bastão está sendo passado de Elton, filho do fundador Theodoro, para Mariana, neta deste fundador. Mariana, embora formada em Jornalismo, hoje cursa um MBA em Gestão Empresarial, pois está se preparando para assumir a empresa nos próximos anos.

Mariana começa a conviver com a rotina da empresa, passa alguns dias na produção, conversa com todos os diretores, gerentes e representantes comerciais e tenta compreender também a percepção que os clientes têm da empresa. Em uma primeira análise, Mariana toma conhecimento de um cenário alarmante: há falta de inovação nos processos internos, ruídos de comunicação, retrabalho na produção, devoluções constantes de ítens pelos clientes e, para piorar, índices que refletem uma leve queda nas vendas nos últimos 2 anos e pouca diversidade no seu quadro de profissionais. Além disso, percebe que a empresa é vista por seus clientes como burocrática, inflexível, e não moderniza os seus produtos ou canais de venda há muitos anos. Ela lê a resposta de um dos entrevistados: “o que salva a empresa são os produtos de alta qualidade”.

Com base na situação exposta, responda às perguntas a seguir, com base nos conteúdos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.2 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com