TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Organizacional

Por:   •  6/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.752 Palavras (16 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 16

IVO CAMPOS DE LIMA

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Aplicabilidade

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

Sumário

Introdução        1

Zero 1        2

Descrição do ambiente Interno        3

Diário de Práticas

Comportamento do consumidor        4

Design Thinking        5

Canvas        6

Scamper        7

Startup        8

Administração Estratégica        9

SWOT        10

Conclusões        11

Auto avaliação        14

Referências        15

Aplicativo que facilita a mobilidade dos portadores de deficiência[pic 5][pic 6]

No cenário atual brasileiro são evidentes problemas econômicos, naturais, políticos, legais e principalmente sociais. A mobilidade das pessoas portadoras de deficiência - cadeirante - é um transtorno em todo o país. Segundo especialistas (EXAME, abr.2018) a legislação brasileira sobre o tema é excelente, mas não houve, nos últimos anos, efetivação dos direitos dessa parcela da população que representa 6,2%%, ou seja, 46 milhões dos indivíduos do país (IBGE, mar.2015).[pic 7][pic 8]

Outro ponto a ser levantado é o simbólico número de pessoas detentoras de carros adaptados para o transporte de cadeirantes e detentores de carros PCD (pessoa com deficiência). Segundo a imprensa (QUATRO RODAS, jun.2017) o segmento de vendas de carro para pessoas com deficiência cresce mais de 30% ao ano ganhando maior visibilidade e variedade de modelos exclusivos para PCD. A possibilidade de conectar essas pessoas detentoras de veículos para cadeirante e os próprios portadores dessa deficiência física é entregar mobilidade acessível e especializada para esse nicho da população. A solução para esse problema, falta de mobilidade especializada aos cadeirantes, encontra-se na elaboração do aplicativo “ZERO1”, que obterá a função de conectar essas pessoas. Conectando os cadeirantes aos detentores desses veículos específicos,cria-se um sistema de aluguel, fácil, rápido e com baixo custo.

Projeto semelhante a este, encontra-se no empreendimento realizado na França por Charlotte de Vilmorin, que diante da dificuldade em conseguir alugar um carro adaptado e do alto valor cobrado pelo serviço, a cadeirante decidiu criar o “WHEELIZ” uma espécie de ”UBER” direcionado para quem tem problema de mobilidade.“É muito difícil se locomover quando você está em uma cadeira de rodas, porque o transporte público não é acessível. Você não pode simplesmente pegar um táxi ou alugar um carro regular” (OLHAR DIGITAL,set. 2015). Este relatório é constituído pelo Cap.1Introcução,descrição resumida do cenário e oportunidade de mercado,Cap.2,apresentação da empresa,Cap.3Diário de Práticas,Cap.4 Conclusões,Cap.5Autoavaliação,Cap.6 Referências e por fim,Cap.7Apêndices.

“Zero1”[pic 9][pic 10]

[pic 11]

O “Zero1”é um projeto que visa se tornar, futuramente, uma STARTUP inovadora que desenvolverá um modelo de negócio direcionado para uma necessidade social, a mobilidade dos cadeirantes.[pic 12]

O conceito inovador encontra-se na área tecnológica que oferecerá por meio da criação do seu aplicativo,disponível para iOS e Android ,a conexão entre os cadeirantes e detentores de veículos adaptados para o transporte de pessoas com dificuldade de locomoção e carros PcD por meio do sistema de aluguel.

Atualmente o histórico do setor tecnológico no Brasil nos mostra, segundo a revista (O GLOBO,mai.2017), que o setor de tecnologia da informação - TI - é um dos poucos que há anos vem mantendo um sólido e constante crescimento em todo mundo, visto ser protagonista de primeira hora da revolução digital que a informática e a internet vêm proporcionando na economia e na vida das pessoas. Em decorrência da grande mutabilidade do mercado inserido,características como, ambiente dinâmico entre os colaboradores, profissionais como parte fundamental aos processos desenvolvidos, qualidade de vida às pessoas que compõem a organização, conflitos e soluções discutidos entre todas as partes e estabelecer planos de ação mais congruentes com a realidade da organização são visões a serem inseridas futuramente no projeto.

A elaboração do aplicativo “ZERO1” que proporcionará a união entre o cadeitante e o detentor de carros específicos para transporte e PcD exigirá um aperfeiçoamento continuo do serviço conforme os resultados obtidos e o teste repetido para avaliar a aceitação do usuário. O ambiente Interno se constituirá pelo Presidente, gerente de marketing, gerente financeiro, controller, profissionais de TI e por fim setor de relações humanas.

[pic 13]        [pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17]

Logo ZERO1

[pic 18]   Capitulo3 Diário de Práticas[pic 19]

Características do comportamento do empreendedor

O conceito de empreendedorismo relaciona-se à necessidade de sucesso, de reconhecimento, poder e controle ( DORNELAS ed.2008 ).O psicólogo David McClelland realizou uma pesquisa com empresários com o objetivo de descobrir se existia um “perfil” característico entre empreendedores de sucesso. A pesquisa durou três anos e abrangeu 34 países.O resultado apontou que Não existe diferença significativa entre características de perfil entre empresários de sucesso e os que fracassam; porém os bens sucedidos possuem características comportamentais distintas. Deste estudo surgiram 10 Características do comportamento do empreendedor;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (760.5 Kb)   docx (287.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com