TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Organizacional

Por:   •  26/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.080 Palavras (17 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 17

1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

1.1 RAZÃO SOCIAL

Razão Social: PRISCILA M. C DANTAS M.E

Nome Fantasia: N&A Doces e Salgados

CNPJ: 25.328.638/0001-87

1.2 LOGOMARCA E SLOGAN.

          Figura 01 – Logotipo da empresa N&A Doces e Salgados[pic 1]

          Fonte: Empresa N&A Doces e Salgados

O termo logomarca é proveniente dos vocábulos logo (do grego, que significa conceito) e marka (do alemão, que traduzido é, significado), havendo redundância, é escrito a palavra marca, cuja compreensão é: um nome, ícone, desenho ou signo, que identifica uma empresa e possui a finalidade de posicioná-la no mercado.

Segundo Barcellos e Schelela (2012, p. 21) “marca é a soma de todas as impressões [objetivas e/ou, subjetivas] que ela [a marca] provoca no ambiente e nas pessoas. O consumidor está atento ao comprometimento da empresa [...], seus valores, [...], e propósitos”. (grifo nosso)  

Posicionamento no mercado, reconhecimento. Este é o escopo da marca:

De modo esquemático, a mente do consumidor pode ser comparada a um local onde estão delimitadas “posições”, como em um pódio de fórmula 1. Cada categoria de produto – por exemplo, sabão em pó, aparelhos de barbear, xampus, tênis, automóveis – teria seu próprio “pódio”. Cada degrau desses pódios significa uma posição imaginária em termos de conceito de marca. [...]. Partindo dessa analogia, pode-se concluir que é muito difícil uma nova marca obter lugar na mente dos consumidores, a não ser que utilize algumas técnicas, chamadas em seu conjunto de posicionamento”. (CROCCO et. al., 2013, p. 124) (grifo do autor)

A marca é uma forma de o empreendedor proteger o seu negócio, para não ser plagiado e ao mesmo tempo tornar o seu nome conhecido, ganhar força com a concorrência, e estar legalmente assegurado. Apesar do alto valor para adquiri-la, vale ressaltar que se trata de um investimento, por trazer benefícios a longo prazo.

1.3 ENDEREÇO

A empresa está localizada na Avenida Constantino Nery, 3000 – Distrito Industrial, nas dependências do Centro Universitário FAMETRO (CEUNI FAMETRO), no: térreo, com a Matriz, e no G3, com a Filial.

Figura 2: Localização Geográfica da N&A Doces e Salgados[pic 2]

Fonte: Google Maps, 2019.

1.4 CONTATOS

Proprietário: Sr. Marcus José Rocha Lins

Email principal: ideiacopyoficial@hotmail.com 

Email secundário: disteck@disteck.com

Instagram:

Facebook:

Fone: (92) 9189-6309

1.5 NATUREZAS DO NEGÓCIO.

A natureza de um negócio é a forma como este é estruturado: Seus produtos e serviços, público alvo, extensões das atividades, finalidade, representação no segmento. Conhecer bem o escopo do negócio, seu ambiente e tendências, é fundamental para a sobrevivência da empresa.

 Segundo Dornelas “É interessante observar que o empreendedor de sucesso leva consigo ainda uma característica singular, o fato de conhecer como poucos o negócio em que atua, o que leva tempo e requer experiência [...]” (2014, p.25). 

Um negócio pode ter várias unidades de negócios. Peter Drucker, em seu livro 50 Casos Reais de Administração, aborda em um dos exemplos, a companhia Callahan Associates, que antes de ser uma corporação, começou com um supermercado, e atualmente conta com 4 redes (supermercados, centros de jardinagem, materiais de construção, varejo), 40 lojas, e vendas em torno dos vinte milhões de dólares.

Callahan acreditava convictamente que uma empresa precisa expandir para criar oportunidades de promoções a seus elementos. Mas como ele também acreditava que nenhuma rede deve crescer além do ponto em que um só indivíduo é capaz de administrá-la facilmente e de conhecer cada um de seus ângulos e facetas, era preciso buscar intencionalmente novos negócios a cada quatro a cinco anos. (DRUCKER, 2011, p. 5)

A N&A Doces e Salgados é uma empresa que atende a necessidade de serviços reprográficos na CEUNI FAMETRO, e seu público-alvo são os professores e universitários que estudam nessa Instituição. Suas atividades variam desde fotocópias e encadernamentos, à arquivamento e locação de notebooks (para confecção de trabalhos acadêmicos).

As atividades da N&A Doces e Salgados perante o CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) foram divididas em dois grupos, primário e secundário, conforme o quadro a seguir:

Quadro 1: Atividades Comerciais da N&A Doces e Salgados perante o CNAE

ATIVIDADES ECONÔMICAS DA N&A DOCES E SALGADOS

Atividade

Grupo

Código

Fotocópias

Primário

8219901

Comércio varejista de livros

Secundário

4761001

Comércio varejista de artigos de papelaria

Secundário

4761003

Comercio varejista de artigos de armarinho

Secundário

4755502

Comércio varejista de jornais e revistas

Secundário

4761002

Impressão de livros e outras publicações periódicas

Secundário

1811302

Impressão de material para outros usos

Secundário

1813099

Serviços de encadernação e plastificação

Secundário

1822901

Fonte: Elaborado pelos autores conforme dados do CNAE, 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (293.6 Kb)   docx (148.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com