TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico Organizacional

Por:   •  15/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.864 Palavras (8 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIA..............................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

As empresas são fundamentais no cotidiano das pessoas, o desenvolvimento da sociedade se dá por meio delas com finalidade primária de atender as necessidades dos indivíduos cujo esses passam boa parte de suas vidas trabalhando nelas. Supermercado Ideal II foi escolhida para realizar o levantamento de informações necessárias para o diagnóstico da referida, foram utilizadas também pesquisas e consultas aos livros das disciplinas do semestre para o auxílio na elaboração do trabalho.

Este trabalho teve o intuito de analisar uma determinada empresa a partir de entrevista, pesquisa e a busca de outras fontes alternativas deram-se a elaboração deste, fatores estes essenciais para se ter um diagnóstico eficiente da organização desde informações básicas a mais específicas do Supermercado Ideal II empresa escolhida, tais como a identificação do setor de atuação, modo no qual é feita a gestão da mesma, a contribuição social que ela dispõe e até que ponto o sistema da informação auxilia no seu funcionamento.

O mercado está localizada na Avenida Tancredo Neves Agreste, no município de Laranjal do Jari, estado do Amapá, e tem como proprietário o Sr. Valdecy Nast ,vulgo ‘’kiko’’. criada em 6 de setembro de 1999 em Laranjal do Jari Vindo da região Sul do País, o Sr. Valdecy , chegou no auge das atividades da Jari, empresa do ramo da celulose reconhecida internacionalmente, vendo ali uma oportunidade no comércio. A partir daí mudaria sua vida ,viu seu negócio prosperar e resolveu criar o Supermercado Ideal como não havia concorrência na época , ele conseguiu superar as barreiras e aumentando sua rede de supermercados na região

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A empresa é conhecida pelo nome de Supermercado Ideal II atua no setor do comércio e seu principal ramo de atividade é o Varejista de Mercadorias em Geral é considerado de pequeno porte levando em consideração que hoje conta com um quadro de 32 funcionários e têm como proprietário o Sr. Valdecy Nast

O supermercado Ideal é um dos veteranos no município de laranjal do Jari e é tido como referência para compras domésticas e alimentícias, e dispõe de profissionais qualificados e treinados para exercerem suas atividades.

2. O planejamento representa o processo de fixar objetivos de desempenho e determinar quais ações devem ser executados para sua consecução (SCHERMERHORN, 2006, P.245). No setor de gerência é realizado o planejamento para conseguir manter a situação financeira do mercado estável, incluindo medidas como contratação de profissionais que tenham a capacidade de lidar bem com os clientes, a venda de produtos de qualidade com os melhores preços para consequente êxito nas vendas das mercadorias.

“Organização é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela organização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis segundo algum critério”(CHIEVANATO,2010). Nesse caso a organização diz respeito a divisão dos cargos e tarefas dentro de cada setor do mercado.

Direção é o processo de realizar atividades e utilizar recursos para atingir os objetivos. O processo de execução envolve outros processos, especialmente o processo de direção, para acionar os recursos que realizam as atividades e os objetivos”(SCHERMERHORN,2006). O papel da gerência é liderar sobre os demais colaboradores influenciando-os a realizarem as atividades que lhe cabem, fazendo com que busque o alcance aos resultados que a empresa almeja.

Controle o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los”. Nesse processo será avaliado o que foi planejado, ou seja, se o resultado foi alcançado ou não(ROBBIS,2003).

As funções administrativas são exercidas com eficiência em todos os setores, se preocupa com o bem estar de seus funcionários, há divisão de cargo e trabalho as condições de trabalho são adequadas tendo um ambiente espaçoso, iluminado e climatizado, a padronização em questão de uniformidade, os funcionários são supervisionados por supervisores especializados e são motivados por recompensas salariais

O planejamento se dá como o conjunto de tarefas que são desempenhadas para alcançar metas e os objetivos no setor caixa a tarefa é de controlar tudo o que é comercializado e vendido durante o dia, a organização consiste em dar suporte ao que foi planejado a atividade que o o caixa exerce é de conseguir atender de forma rápida e eficiente aos clientes com 5 caixas, no caso da direção os funcionários são treinados no período de 15 a 20 dias a partir da contratação para se adaptarem ao ritmo de trabalho, o controle é feito pelo supervisor onde verifica no sistema se as informações de valores são compatíveis com as do caixa com 2 fechamentos ao dia.

2.3 Microeconomia é o campo em que se estuda a tomada de decisões dos agentes, então não somente houve uma revolução na microeconomia, como esta jamais pode ser divorciada da “macroeconomia” – em que se estuda o resultado dessas decisões (TAVARES,2014)

Este setor é organizado e possui assim uma concorrência balanceada por haver imensidade na mesma área de atuação,esse setor influência na macro e na microeconomia pois é este que trata da alimentação e é procurado mais do que qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com