TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dogmatismo

Por:   •  16/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade do Estado da Bahia

Departamento de Educação – Campus XII

Administração

Anderson Teixeira Brandão

Daniela Queiroz Oliveira

Delany Brenda Souza Lopes

Lailton Batista Viana

Luis Henrique Pereira Costa

Mara de Souza Mendes Pereira

Marcia Xavier

Natália Oliveira Garcia

Paulo Andrade Coutinho

Tainara dos Santos Nascimento

DOGMATISMO

Guanambi
2018

Anderson Teixeira Brandão

Daniela Queiroz Oliveira

Delany Brenda Souza Lopes

Lailton Batista Viana

Luis Henrique Pereira Costa

Mara de Souza Mendes Pereira

Marcia Xavier

Natália Oliveira Garcia

Paulo Andrade Coutinho

Tainara dos Santos Nascimento

 

 

DOGMATISMO

[pic 2]

Guanambi

2018

Introdução

Essa pesquisa aborda um apanhado geral sobre dogmatismo, expondo suas características e no que ele interfere na vida das pessoas. Muitas vezes esse tema, para algumas pessoas é considerado como algo indiscutível, pois, o racionalismo dogmático tem como princípio a existência de verdades irrefutáveis. Porém, o dogmatismo está presente em muitos atos de nossa vida. Nosso propósito é refletir sobre o significado e a ocorrência do comportamento dogmático, a fim de nos afastarmos do erro, e conduzirmos o nosso pensamento para uma atitude crítica da realidade em que estamos inseridos.

Definição

A palavra dogmatismo deriva da palavra dogma, que em latim significa “opinião filosófica” e em grego significa “opinião, princípio”. É um termo que faz referência a um fundamentalismo ou filosofia, onde os indivíduos creem e acreditam em algo que tende a ser verdadeiro e que não está sujeito a críticas e contestações. Antigamente o termo se referia á uma crença, doutrina, algo que era concebido sem dúvida alguma de sua veracidade, enquanto hoje em dia essa crença está mais entrelaçada com as questões religiosas, fundamentando os pontos essências da doutrina que deve ser seguida ao pé da letra e ensinada com autoridade.

A pessoa dogmática, não aceita contestação a respeito do que pensa ou acredita. A atitude dogmática é submissa e autoritária ao mesmo tempo. Dessa forma, a prática do dogmatismo não ocorre de forma isolada, mas como senso comum da sociedade. Sendo assim, é muito comum no campo da religião e política dito como incontestáveis desde a antiguidade.

Do ponto de vista filosófico, o dogmatismo é entendido como o oposto do ceticismo, pois se refere a qualquer atitude ou pensamento que parte do pressuposto de que é possível se chegar a verdades absolutas. Para Kant, o dogmatismo é a convicção de que é possível estabelecer sistemas filosóficos sólidos sem ter passado pela crítica. Para a concepção marxista, dogmatismo é o mesmo que a tendência a se separar as teorias da prática e da análise concreta.

Tipos de dogmatismo

O dogmatismo é dividido em cinco tipos, sendo eles:

. Dogmatismo ingênuo: ocorre quando uma pessoa toma por base a visão que tem do mundo, seu senso comum, opiniões alheias e informações totalmente distorcidas pela mídia, sem contesta-las de maneira alguma.

. Dogmatismo racional ou crítico: é quando a pessoa “não está no escuro”, ou seja, ela tem a mente aberta para compreender que qualquer afirmação possui uma chance de estar errada, e utiliza de métodos científicos e comprovações experimentais para verificar a veracidade daquela informação.

. Dogmatismo irracional ou religioso: Neste tipo de dogmatismo a pessoa é movida totalmente por sua crença, sem admitir qualquer contestação. A religião nesse caso, sempre tem uma explicação para tudo, e quase sempre está diretamente voltada para uma divindade.

Além disso temos o:

. Dogmatismo filosófico: Neste caso ocorre o contrário do religioso, a filosofia ligada a dogmas busca desvincular as pessoas de verdades absolutas, para que “saiam da caverna” como afirmou Platão e percebam como o mundo realmente é.

. Dogmatismo jurídico: esse tipo de dogmatismo está relacionado ao campo do direito, o que garante o funcionamento das leis, manter a ordem e segurança das pessoas e que elas possam ser julgadas.

O dogma do circulo

Essa é uma ideia muito conhecida no campo da filosofia e que deu origem para algumas teorias. São ideias pregadas por Platão que configuram esse dogma, tendo como base para tais afirmações o “dualismo platônico” e sua paixão por geometria. Em sua academia na cidade de Atenas ele discutiu sobre vários temas, dentre eles a geometria, mas uma relacionada apenas as figuras geométricas perfeitas (quadrados, triângulos, círculos e polígonos regulares), fazer a “matemática pela matemática” como afirmava ele, sem se importar com o mundo real que é “ilusório”, pois é no mundo das ideias que as coisas perfeitas realmente existem. Então a partir disso Platão afirmava que os astros eram corpos esféricos, sólidos perfeitos por vontade do Deus geômetra, cujo centro possuí distancia equivalente de todos os pontos periféricos desse corpo. Devido a toda essa circunferência perfeita, seus movimentos discorridos na galáxia também eram circulares e perfeitos em uma velocidade uniforme.

Essas ideias disseminadas por Platão foram usadas como base para sistemas como o de Cláudio Ptolomeu e sua teoria geocêntrica, e Nicolau Copérnico com seu sistema heliocêntrico.

Dogmatismo e Religião

A religião e o dogmatismo possuem uma estreita relação, já que, na religião os dogmas se apresentam como verdades absolutas reveladas pelo próprio Deus, através das escrituras ou pelas doutrinas da igreja. Tal concepção deve ser aceita e seguida por todos os fiéis, sem nenhum tipo de pensamento crítico ou interpretação própria do indivíduo, pois trais preceitos foram criados por uma entidade divina e superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com