TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EMPREENDEDORISMO; COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO; GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  7/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.221 Palavras (9 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL

******

ADMINISTRAÇÃO

EMPREENDEDORISMO; COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO; GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

*************   RA: ********

DESAFIO PROFISSIONAL 1° SEMESTRE

PROFESSORA-TUTORA EAD ************

SÃO PAULO – SP, ** DE ***** DE 201*

SUMÁRIO

Introdução        3

Passo 1 – Empreendedorismo        4

Passo 2 – Comportamento organizacional        5

Passo 3 – Técnicas de negociação        7

Passo 4 – Gestão do conhecimento        8

Passo 5 – Desenvolvimento pessoal e profissional        9

Conclusão        10

Referências        11


INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar o conhecimento adquirido nas disciplinas que norteiam este desafio profissional: Empreendedorismo; comportamento organizacional; técnicas de negociação; gestão do conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional. O projeto teve como base a analise do comportamento organizacional da empresa Revest-Car e o grau de competitividade dela no mercado.

PASSO 1 – EMPREENDEDORISMO

Nome da empresa: Revest-Car ltda

Ramo de atividade: Fabricação de produtos automobilísticos

Localização: Rua: Silva Bueno, nº 300, Ipiranga – São Paulo – SP        

Número de funcionários: 150

Data de fundação: 1994

Faturamento médio mensal: Aproximadamente 800 mil

1.1) Antes de nascer a empresa Revest-Car, o dono trabalhou na antiga Coplatex que em alguns anos seria vendida para um grupo de 55 alemães e se chamaria Aunde do Brasil, após anos trabalhando como gerente e analisando as oportunidades, ele decidiu sair da empresa e usar o dinheiro que receberia de lá para investir no ramo automobilístico.

A Coplatex na época estava se tornando uma grande empresa na produção têxtil, fabricava todo os tipos de tecidos e espuma para carros, caminhões e outros meios de transportes de diversas marcas, a empresa também tem setores de montagem e costura, e mandava os produtos em perfeito estado para que as montadoras terminassem os carros. Mesmo com toda essa infraestrutura a demanda era muito grande, foi assim que vários funcionários da Coplatex na época resolveram investir em um serviço terceirizado, criando assim várias outras empresas como a Dini têxtil e a Revest-Car.

O projeto estão surgiu de comprar os matérias fabricados da Coplatex e montar uma linha de produção com setores de corte, costura, soldagem e montagem colocando as espumas, forros e o tecido nos bancos dos carros e mandando para a montadora.

No período de criação da empresa o dono da Revest-Car já havia criado o plano de negócios sozinho, mas precisou da ajuda de amigos de confiança e da família para por o projeto em pratica.  

1.2) Assim que a empresa foi criada surgiu o primeiro desafio, criar um sistema de gestão. No início era mais fácil devido a empresa ter poucos funcionários e maquinas de costura, o modelo de gestão autoritária funcionava bem na época, mas com o tempo a empresa começou a crescer, se tornou mais tecnológica, chegaram maquinas estrangeiras de corte e seria necessários contratar mais pessoas.

Foi ai que os problemas começaram a surgir, uma pessoa não conseguiria monitorar tudo que estava acontecendo, então a família começou a participar do modelo de gestão e auxiliar no setor estratégico e tático da empresa, mesmo com as mudanças ainda faltava alguns ajustes, foi assim que a empresa começou a abrir espaço para o setor operacional participar mais dos projetos, dessa forma a qualidade dos produtos enviados para as montadoras melhorou e a empresa mudou seu modelo de autoritário para democrático.

1.3) Durante o período que foi feita a avaliação da empresa foi possível identificar que o dono é uma pessoa criativa e tem uma alma empreendedora, principalmente porque ele busca se atualizar diariamente sobre as novidades do mercado automobilístico, para isso ele tem ajuda de engenheiros e uma equipe de marketing que o auxilia nessas informações.

PASSO 2 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

2.1) O comportamento organizacional da empresa está de acordo com o mercado em que ela está inserida. No início do projeto ela foi comparada com a empresa Aunde do Brasil, empresa modelo que serviu de inspiração para a criação da Revest-Car. Quanto a estrutura, as duas se comportam da mesma forma, com as divisões de grupos, os trabalhos e a forma de liderar as equipes, e apesar das duas valorizarem o trabalho do colaborador e abrir espaço para que eles participem das decisões da empresa, ela desmotiva alguns funcionários quando se trata de benefícios. A empresa não possui plano de carreira, convênios nem eventos comemorativos, o que pode ser a causa de um grande fluxo de demissões durante o ano. Por outro lado a empresa da oportunidade para pessoas que estão próxima a aposentaria, preferindo contratar essas pessoas devido os anos de experiência com diversos tipos de maquinas de costura entre outros tipos de equipamentos, isso valoriza a sua imagem, considerando que a maioria das empresas do ramo contratam pessoas com idade até 40 anos.

2.2) A empresa busca uma negociação evolutiva no setor estratégico, ela sabe trabalhar muito bem com os fatores de negociação, sendo eles tempo, poder e informação, mas acaba deixando de lado alguns projetos que deveriam ser feitos com a equipe de supervisores da empresa no setor operacional, como cursos de liderança e um monitorando mais rígido da forma que os supervisores costumam trabalhar com as equipes.

2.3) A empresa não possui uma política voltada para solucionar conflitos, normalmente quando ocorrem são resolvidos de forma arbitraria junto com os gestores e o setor responsável, são ouvidas todas as partes para chegar em um acordo que todos saiam ganhando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com