TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DA EMPRESA

Por:   •  17/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.895 Palavras (12 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 12

1. INTRODUÇÃO

A concorrência cada vez mais acirrada, a globalização e os avanços tecnológicos que surgem a cada minuto, fazem com que planejamento estratégico, o uso eficiente e racional dos recursos produtivos e o gerenciamento de fatores de produção se tornem imprescindíveis para o sucesso das organizações empresariais modernas que buscam nada mais que a excelência. É de obrigatoriedade que os gestores compreendam que através contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade da mão de obra e através disso, pode realizar um bom planejamento. Outra ferramenta e o gerenciamento de pessoas, pois o sucesso ou fracasso depende delas, é necessário que os trabalhadores trabalhem em prol da empresa, para que se alcancem os objetivos estabelecidos por ela, e do outro lado eles esperam receber um salário justo com sua função e benefícios que os façam trabalhar cada vez melhor.

A Estatística Aplicada busca dentro matemática uma forma mais clara e direta para apresentar os objetivos e metas da empresa. Utiliza-se de formula e gráfico que pode representa de forma muito clara todas as metas, levando em conta que pode até mesmo com base no resultado anterior traçar um novo objetivo. Aplica-se na solucionam problemas por meio de técnicas e métodos de forma investigativa, aplicando critérios estatísticos corretamente, e produzindo resultados precisos.

A empresa de estudo e a Natura Cosméticos S/A uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto, corpo, sabonetes, barba, desodorantes, óleos corporais, maquiagem, perfumaria, cabelos, proteção solar, e infantil. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra criou uma pequena fábrica no bairro da Vila Mariana em São Paulo, em 1974 a empresa deixou de oferecer seus produtos em lojas e passou a vendê-los no modelo de venda-direta. O número de funcionários, chamados na empresa de "colaboradores", atingiu 7 mil colaboradores, 1,5 milhão de consultoras e consultores Natura. Em 2016, adquiriu a compra da Emeis Holdings Pty Ltd, dona da rede de cosméticos australiana. Em 2017, realizou a compra da rede The Body Shop da L’oréal, aumentando significantemente sua presença internacional e faturamento global. Em maio de 2019, a empresa anunciou ao mercado a compra da concorrente norte-americana Avon criando o quarto maior

3

grupo de beleza do mundo. Anunciada pela Natura em 22 de maio de 2019 e que deve ser concluída até 22 de julho de 2020, a Natura assumira o posto de maior empresa de venda direta do mundo.

A metodologia adotada é a análise interpretativa de dados e informações coletadas fundamentadas nas teorias aplicadas.

4

2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS

O gerenciamento de pessoas está ligado ao desenvolvimento de processos para suprir as demandas, aplicar, e monitorar as pessoas. Esse profissional possui uma visão dos funcionários GIL (2006). Sendo função do Gestor de Pessoas a motivação dos funcionários visto que são eles que impulsionam a organização. Para Vernon (1973) “A motivação e encarada como uma espécie de força interna que emerge, regula e sustenta todas as nossas ações mais importantes”. Tal motivação está se tornando cada vez mais importante no incentivo e evolução dos empregados, portanto ainda existem barreiras para alcance de total sucesso motivacional, existem alguns pontos que são mais comuns e que prevalecem na maioria das organizações como a falta de suporte em que funcionários precisam de um auxilio e não encontram as pessoas capacitadas para lhes auxiliar e aí acontece a desmotivação no trabalho. Outra falha e a falta de expectativa de crescimento em que ocorre o acomode naquela situação e não se preocupe também em gerar resultados maiores para a organização. O salário baixo onde as empresa não oferecer um salario justo e em dia para sua equipe de trabalho e a falta de reconhecimento em que as pessoas que fazem de tudo pela empresa e não são reconhecidos pelos seus superiores. Em todos os casos de desmotivação a solução pode estar ligada a cargos superiores e que pode ser chefe ou lideres em que condição de chefia está relacionada à posição que a pessoa ocupa na hierarquia da empresa, ele é responsável pelos resultados da sua equipe, é no alcançar as metas estabelecidas. Já ser um líder está relacionado mais à postura adotada em relação à equipe do que ao cargo exercido. O líder estabelece parcerias com os colegas e trabalha em conjunto, valorizando os colaboradores e preocupando-se com o seu bem-estar. Além de compreender a motivação do colaborador, uma ferramenta de extrema importância e o ciclo motivacional que busca através de um conjunto de fatores o que leva os indivíduos a agirem em prol de um determinado objetivo, visando à satisfação de uma ou mais necessidades, estando diretamente ligada a pirâmide de Maslow que hierarquizou o comportamento motivacional de necessidades e dividiu-os em cinco estágios. Propõe que as pessoas consigam saciar, pelo menos em parte, o primeiro estágio para que passem ao seguinte e assim por diante.

5

No primeiro estágio trata-se da satisfação fisiológica de conseguir satisfazer suas necessidades básicas. No segundo estágio relaciona-se com a segurança o indivíduo, onde precisa sentir-se seguro ter um emprego e outras condições ligadas com estrutura e estabilidade. Já no terceiro estágio, que são as necessidades sociais e de afeto em que o indivíduo precisa se sentir parte de um grupo social. O quarto estágio, aponta a estima em que a necessidade do reconhecimento das capacidades pessoais, autoconfiança, conquista pessoais, respeito dos outros, fazendo ligação direta com o status na sociedade. E por quinto estágio é a realização pessoal, reflete naquilo que a pessoa quer ser, livre para criar e agir, desenvolvendo todo o seu potencial e alinhando em simetria aquilo deseja com o que pode e junto ao que deve se fazer. A Natura desempenha um papel fundamental no gerenciamento de profissionais, desde a atração de talentos, aliando processos educacionais e de desenvolvimento de gestão do clima organizacional, até a remuneração, aplicando práticas gerenciais inovadoras e reconhecendo talentos. Os colaboradores são considerados parceiros estratégicos na superação das sempre ousadas metas definidas pela Natura e nosso principal desafio tem sido a manutenção deste importante capital - o ser humano. A liderança da Natura é responsável pela segurança e saúde de todos os colaboradores sob sua gestão e cabe aos líderes ser exemplo na disseminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (64.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com