TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Empreendedorismo e Mercado Feira de Santana 2018

Por:   •  3/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

CURSO: GESTÃO COMERCIAL

WASHINGTON DOS ANJOS TEIXEIRA

Empreendedorismo e mercado

Feira de Santana

2018

WASHINGTON DOSANJOS TEIXEIRA

Matricula: 183001401

Relatório para expansão de mercado para Argentina da empresa Burger King, especificamente Buenos Aires e, depois Córdoba, com intuito de em um ano expandir para essas duas cidades e em três anos para outras cidades.

Feira de Santana

28 de Maio de 2018

SUMÁRIO[pic 3]

1 INTRODUÇÃO ..................................................................................................................... 1

2 DESENVOLVIMENTO ....................................................................................................... 2

Diretor de expansão e suas competências ...................................................................... 3

Análise de mercado, oportunidade e ameaças ................................................................ 4

Como o BK pode crescer com seu modelo estruturado de negócio ............................... 7

Design thinking e suas etapas ......................................................................................... 8

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................. 10

REFERÊNCIAS ..................................................................................................................... 11


1 INTRODUÇÃO

No intuito de ajudar o Burger King na expansão dos seus negócios para a Argentina, realizaremos um relatório dos pontos chaves para o crescimento da empresa. O CEO do Brasil precisa de ajuda no processo de expansão para a Argentina, mais especificamente Buenos Aires e, depois, Córdoba. A meta do CEO é, dentro de um ano, expandir por essas duas cidades para ganhar conhecimento de mercado e depois ir para outras cidades nos próximos três anos. A meta, como sempre, é agressiva.

O CEO acredita que só precisa copiar o modelo do Brasil que tudo dará certo. Ele tem medo de riscos e acredita que “time que está ganhando não se mexe”.

2 DESENVOLVIMENTO

No intuito de manter a taxa de crescimento da Burger King, os seus investidores estão de olho em um novo local para crescimento e expansão, especificamente Argentina, mais especificamente Buenos Aires e, depois, Córdoba. A meta da Burger King é dentro de um ano, expandir por essas duas cidades para ganhar conhecimento de mercado e depois ir para outras cidades nos próximos três anos.

Acredita-se que só precisa copiar o modelo do Brasil que tudo dará certo, pois “time que está ganhando não se mexe”.

Fizemos os mesmos levantamentos iniciais que foram feitos quando a empresa estava em crescente crescimento no Brasil.

De início, escolheremos um local para a implantação da empresa, onde faremos estudos tudo sobre a região escolhida: classe social, número de trabalhadores, geradores de tráfego, escolas, postos de gasolina, shoppings, concorrência, fluxo de pedestre, fluxo de carros, quantas pessoas comiam fora de casa naquela região… Enfim, uma série de dados que poderiam ser cruzados para nos dar uma informação que não nos permita cometer erros.

Buenos Aires possui aproximadamente 2,891 milhões de habitantes, já Córdoba 1,391 milhões de habitantes. Essas duas cidades além do seu número expressivo de habitantes, são cidades turísticas que possui vários pontos de encontros em que podemos localizar os novos restaurantes da BK.

Para um levantamento exato e preciso de dados para o início desse novo projeto, foi levantado uma equipe de gerenciamento de projetos para mapear todos os pontos para abertura do restaurante, onde os mesmos ficarão responsáveis desde identificar o ponto, negociar a locação, assinar o contrato, conseguir as licenças, fazer os projetos, contratar as pessoas e treinar, até abrir e entregar as chaves para o responsável de operações.

Com o foco em ter o controle inicialmente de todo o processo de expansão para a Argentina, serão abertas lojas próprias, onde queremos ter o total controle e ritmos de crescimento e sucesso do restaurante, logo após essa primeira fase de conhecimento e controle de mercado, iremos posteriormente franquiar as demais unidades.

No início do projeto na Argentina, iremos adotar as mesmas medidas tomadas no Brasil. Nenhuma decisão será tomada sem embasamento de dados. Serão feitas campanhas e pesquisas para sabermos em qual direção deveremos seguir. O time de Business Intelligence estará responsável pelo levantamento de dados dessa pesquisa.

Serão lançadas campanhas publicitárias antes mesmo da abertura da primeira loja, no intuito de medir o impacto da marca e consequentemente o potencial de vendas da BK na região. Assim, ao longo do tempo, esse volume de dados vai nos apresentando alguns padrões que podem ser replicados de um restaurante para outro, escalando o que deu certo e o que não deu.

Estaremos fazendo a divisão de tarefas em duas equipes. O time de Expansão, que estará preocupado com a localização, o prazo da construção e quanto vai custar um novo restaurante. São essas as métricas de sucesso do trabalho deles. Já o time de Operações, estará focado em entregar a melhor experiência para o consumidor depois que o restaurante abrir. São eles que gerenciam os colaboradores, a qualidade do serviço e o funcionamento das unidades.

DIRETOR DE EXPANSÃO E SUAS COMPETÊNCIAS.

Como diretor de expansão, estaremos exercendo algumas funções. Expandir uma franquia é algo que exige pesquisa, estudo e muita, mas muita preparação. Isso porque adentrar novos mercados e se expor a novos públicos muitas vezes não acontece da maneira esperada. Um planejamento de expansão é suscetível a ter falhas, sem exceções.

Cada expansão é quase como abrir um negócio. A vantagem da franquia é que o modelo está pronto. Entretanto, por mais que esteja, cada passo deve ser dado de forma cuidadosa. Nenhum franqueador quer contratar um operador que não tenha o perfil da empresa, por exemplo. Abrir uma loja em um local que não dê retorno, é prejuízo. Por isso, existem profissionais responsáveis por proporcionar os cuidados necessários. O Gerente de Expansão de uma rede é responsável por determinar planos de ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (422 Kb)   docx (566.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com