TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino Nacional Administração Pública

Por:   •  25/3/2021  •  Dissertação  •  4.549 Palavras (19 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 19

Ensino Nacional

Administração Pública

Aluno: Antônio Alves Lima Trabalho de conclusão de curso

Agosto 2019

Sumário

SUMÁRIO        2

INTRODUÇÃO        3

ADMINISTRAÇÃO        4

TIPOS DE ADMINISTRAÇÃO        4

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA        4

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO        5

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA        5

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS        5

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL        5

OUTRAS TIPOS DE ADMINISTRAÇÃO        6

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA        6

ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIALISTA        6

ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA        7

O ESTADO        8

PRINCÍPIOS        8

ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA        8

ADMINISTRAÇÃO DIRETA        9

A ADMINISTRAÇÃO INDIRETA        9

AUTARQUIAS        9

FUNDAÇÃO        10

EMPRESA PÚBLICA        12

SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA        13

TERCEIRO SETOR PARAESTATAIS        14

REFORMAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA        15

CONCLUSÃO        16

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

Introdução

Administração em umas dos seus significados é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Etimologicamente a palavra é oriunda no latim “administer”, que significa “ad, (direção), minister(subordinação)”.

É um ramo das ciências humanas que se desenvolveu ao longo dos séculos tendo como características a aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. Sendo essencial não só para solidificação das empresas no mundo moderno bem como para seu crescimento e desenvolvimento. A primeira vista encontramos a prática da administração especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras. O simples fato de nos organizamos para realizar determinada tarefa com objetivo de alcançar algo, estamos administrando nossas vidas.

O mundo é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas à produção de bens (produtos) ou à prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações.

No despontar do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era americano, Frederick Winslow Taylor, e iniciou a chamada Escola da Administração Cientifica, preocupada em racionalizar o trabalho do operário. O outro era europeu, Henri Fayol, e desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa.

A administração foi tomado espaço e desenvolvendo novas abordagens são elas: Abordagem Clássica da Administração, Abordagem Humanística da Administração, Abordagem Neoclássica da Administração, Abordagem Estruturalista da Administração, Abordagem Comportamental da Administração, Abordagem Sistêmica da Administração, Abordagem Contingencial da Administração.

Sendo assim a Administração tornou-se tão complexa que surgiu o administrador, profissional responsável por gerir a empresa e alcançar resultados e na administração pública também houve essa necessidade para atender as demandas que agora com a industrialização o homem do campo migrou para cidade.

Administração

A administração é a área da ciência responsável por gerir os talentos humanos e recursos materiais da empresa para extrair o maior valor de cada um deles. Para isso, há várias funções administrativas entre elas existem quatro que são consideradas essenciais: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Outro detalhe importante é que a ciência da administração tem o propósito de atingir a um fim específico, para consegui-lo utiliza-se de várias ferramentas administrativas. Ou seja: trata-se de organizar uma estratégia e conduzir o plano de ação com o propósito de se alcançar metas previamente definida.

Tipos de administração

A administração é um processo abstruso, que se aproveita de acordo com as obrigações de cada setor do mercado e as características da empresa. Foi refletindo nisso que a administração foi decomposta em categorias, tendo como objetivo acatar as necessidades peculiares de cada área. Veja, esta “subdivisão” é tão importante que empresas de médio/grande porte possuem “sub administradores” para cada área, além de um administrador geral.

Administração financeira

O capital de uma corporação é um dos seus pontos mais importantes, precisando ser cautelosamente controlado, do contrário, pode haver perdas financeiras. Neste caso, é indispensável fazer uso da administração financeira, que tem como intenção fiscalizar e determinar todas as diligências relacionadas ao dinheiro da companhia, inibindo que ela opere no vermelho e sofra contratempos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (182.5 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com