TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FLUXO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  1.601 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

LETÍCIA PAULINO MARTINS – LOGISTICA EMPRESARIAL

RA 222112014

FLUXO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

...............................................................................................................................

Guarulhos

2017

LETÍCIA PAULINO MARTINS

FLUXO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais  da Faculdade ENIAC para a disciplina Cadeia de Suprimentos.

Prof. Rodrigo Schimidt Miranda

Guarulhos

2017

[pic 2]

Respostas

Podemos identificar que é nítido após a leitura do texto mencionado anteriormente, que existe uma cadeia de suprimentos ao decorrer da fabricação.

Vejamos exemplo de uma fábrica de trufas, bom, claro que toda fábrica de alimentos necessita de uma cadeia de suprimentos para que ocorra a produção dos mesmos, em vista que também é necessário bons fornecedores e um ótimo gerenciamento para que essa fábrica em si não acumule serviços indesejados e para que ela permaneça num ritmo positivo.

A fábrica não trabalha em base de grandes estoques  (JIT- Just in time), é tudo sob encomenda. A maneira como são produzidos sob encomenda, é devido a variação de pedidos imprevisíveis, trata-se de um ramo alimentício, então o desperdício não é o forte dessa fábrica, sempre visam melhor atendimento e produtos fresquinhos para melhor atende-los. A empresa é localizada na região de Guarulhos, é distribuída em um sobrado residencial, tem todos os procedimentos normais de uma empresa, porém é localizada dentro de uma residência. Nela podemos identificar os cozinheiros, um espaço com pequenas armazenagens de produtos já acabados, suas matérias primas e também a linha de produção, a maior vantagem é a derretedeira de chocolate que faz com que o armazenamento seja feito ali e o derretimento também, não para por aí, a fábrica de chocolate também tem um túnel de resfriamento que facilita muito na produção. Atendem principalmente em eventos, festas infantis, casamentos e confraternizações.

Logística de entrada:

A logística de entrada tem como finalidade a consistência em manter todo fluxo regularmente, ou seja, ela tem como objetivo permitir com que toda a fase estratégica seja bem sucedida dentro da sua cadeia de fabricação, desde a entrada até o recebimento.

Os principais responsáveis pela logística de abastecimento são os fornecedores das matérias primas, onde é gerenciado todo processo de transporte e também de descarregamento.

O Cacau tem sido o maior custo para a fabricação, os outros ingredientes são localizados em grandes atacadistas, trazendo custos menores. Embalagens e seus afins são localizados em grandes parceiros que também trazem custos menores devido à parceria.

Logística interna:

Bom, ao longo da fabricação cada um tem sua determinada função dentro da fábrica, como por exemplo: O Sr. Zé fica responsável pelo recebimento de toda matéria prima, o mesmo vai até o cantinho de armazenagem e mantem até que seja iniciado o procedimento da linha de produção, é o mesmo que com a ajuda do Lorenzo faz a embalagem de todos os produtos. Ou seja, a logística interna é iniciada com o recebimento, depois a armazenagem e após esse processo é feita toda distribuição pela fábrica de chocolate. Tendo em mãos todos os pedidos, a Dona Maria, Isabela e a Clara começam a produção, tratando-se de pedidos fresquinhos, feitos na hora, nisso é estipulado um prazo para que não ocorram atrasos.

Logística externa:

Após todo o processo da produção das trufas fresquinhas, o Sr. Zé e o Lorenzo, partem para a finalização dos produtos que é a embalagem, são embalagens de diversos tipos, que variam de acordo com a quantidade de pedido, o tema do evento ou festa, a entrega é feita através de um veículo normal, porém os pedidos são colocados em um suporte específico para que as trufas não derretam ou danificadas ao decorrer do transporte, para que possam chegar intactas até o cliente. Como a fábrica trabalha de acordo com encomendas, a demanda de todos os pedidos é distribuída de acordo com a localidade, às vezes sendo necessária a divisão por região, utilizando dois carros para não atrapalhar ou atrasar a entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (75.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com