TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE PROJETO

Por:   •  31/8/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade PARTICIPATIVA individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Gerenciamento De Projetos

Aluno: Flávio Henrique Mendonça

Turma: 1

Tarefa: API – RESUMO DA AULA 1 E PROJETO VIAGEM A PARIS

Resumo

A multidisciplinariedade de um gerenciamento de projetos inclui diversas áreas de atuação, como, por exemplo, recursos humanos, planejamento estratégico, finanças, qualidade, dentre outras. Cada uma delas é de extrema importância, visando sempre entregar todos os alicerces do projeto exigido pelos stakeholders.

Segundo o PMBOOK GUIDE 6º EDIÇÃO, o projeto é um esforço temporário para gerar um produto, serviço ou resultado único. Nessa definição, podemos elencar mais algumas características notáveis e particulares de um projeto. São elas: temporaridade, singularidade e progressividade. Isso significa que um projeto possui peculiaridades singulares, que o fazem ser único. Possui um tempo determinado de duração, tendo ínico, meio e fim. E, por último, diz que o projeto é progressivo, respeitando sempre cada etapa do cronograma.

É importante destacarmos a diferenciação básica entre operação e projeto, sendo o projeto algo temporário com o intuito de entregar um produto, serviço ou resultado; e a operação é um esforço aplicado após a entrega do projeto. Portanto, operações não são parte do projeto.

Em um caso particular, tive a oportunidade de atuar em um projeto que tinha como objetivo a aplicação de um sistema para auxiliar vendas e atendimento ao público. O sponsor e o restante da equipe não tinham ideia de nenhum tipo de metodologia, nem mesmo da existência do PMBOOK. Por mais que apresentassem ideias para um planejamento mais conciso, a empresa relutava em fazer de sua própia forma. Resultado do projeto: fracasso.

Houve inúmeras reclamações de clientes, o sistema de vendas travava no meio da compra e os funcionários não entendiam a lógica da funcionalidade desse sistema. Esse, sem dúvidas, não deveria ser o resultado de um projeto.

Processos são atividades pelo qual é executado um conjunto de ações pré-determinadas com elementos de entrada, ações e saídas, usados para o gerenciamento de um projeto. Tais processos são tão importantes e minuciosos, que o próprio PMBOOK cita 49 deles para diferentes tipos de complexibilidades de projetos.

Quando um projeto é muito complexo e exige diferentes níveis de processo, talvez seja melhor dividi-lo em fases, isso forma o que chamamos de programa.

Programas são grupos de projetos, programa secundários e atividades de programa gerenciados de forma coordenada visando organizar projetos muito complexos que exigem diferentes tipos de atuação. Um exemplo de programa seria a busca da descoberta de uma vacina para o coronavírus, onde se tem diversos setores organizados, trabalhando em conjunto, de modo que não funcionaria se fosse realizado de forma individual.

Acima de programas, temos o portifólio, que seria um conjunto de todos os projetos e programas de uma empresa. Os princípios do pórtifolio devem sempre estar alinhados com os valores, missão, objetivos e visão da corporação. Por exemplo, se uma empresa de consultoria ambiental planeja construir um prédio em uma área próxima a um parque de conservação, deverá fazer todo um levantamento para que o projeto da construção de um prédio não venha ferir suas missões e valores.

Para que tudo isso seja colocado em prática, é necessário passar pela etapa de iniciação que pode ser oficializado pelo TAP (Termo de abertura do projeto). O TAP é necessário para oficializar o íncio de um projeto, feito pelo patrocinador a ser entregue para o gerenciador do projeto.

Para que possamos fazer uma boa apresentação do plano de projeto, podemos utilizar o CANVAS, usado para sintetizarmos todos os principais tópicos do planejamento, e assim, conseguirmos passar a toda a informação necessária para oficializarmos o termo de abertura.

Como o aluno Diego citou na aula, a equipe toda deverá estar de acordo e cientes de todos os planejamentos do projeto, o Canvas é utilizado para dar mais clareza a todos os envolvidos.

Na simulação da viagem a Paris, fizemos um apanhado de todos os principais, e mais importantes, tópicos para o entendimento da equipe. Nele explicitamos pontos-chave, como: objetivos smart, riscos, finanças etc. Segue abaixo o planejamento utilizando o Canvas que elaboramos durante a aula 1.

CANVAS – VIAGEM A PARIS

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (427.5 Kb)   docx (919.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com