TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Por:   •  14/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 2

1. Planejamento da Qualidade: Entradas

Segundo o PMBOK (PMI, 2013), processo do Planejamento da Qualidade, as Entradas do Planejamento da Qualidade são divididas em 5 (cinco) partes:

1) Política de Qualidade: pode ser estabelecida como a orientação da companhia em relação à qualidade. Os encarregados pela disseminação das informações contidas na política de qualidade, são os integrantes da equipe de gerência do projeto, desta forma todos os envolvidos devem ter ciência dela.

2) Declaração do Escopo: Entende-se como declaração do Escopo a introdução para o planejamento de qualidade, nela constam descritos os objetivos do projeto e seus subprodutos fundamentais.

3) Descrição do Produto: Mesmo que de certa forma a descrição do produto esteja agregada a declaração do escopo, a descrição do produto nesta ocasião constará detalhes mais elaborados, particularidades dos produtos e suas relações técnicas que possam influenciar o planejamento de qualidade.

4) Padrões e Regulamentações: Consiste no monitoramento da equipe de gerência do projeto, onde os mesmos devem conceituar todo e qualquer padrão e regulamentação que diz respeito a certa área de aplicação, que sejam capazes de afligir o projeto.

5) Saídas para Outros Processos: Há processos que podem ocasionar saídas, estas saídas carecem de certa atenção pois as mesmas necessitam ser reconhecidas como parcela do planejamento de qualidade.

1.1. Planejamento da Qualidade: Ferramentas e Técnica

De acordo com o PMBOK (PMI, 2013), o planejamento de qualidade pode ser fracionado em partes ou ferramentas, são elas:

1) Benchmarking: Se trata do ato de comparar as práticas do projeto atual com as práticas de outros projetos (internos ou externos à organização), podendo referir-se as práticas reais ou as que constam no planejamento. Esta técnica é voltada para concepção de ideias para aperfeiçoamento e para prover uma padronização, com a qual se mede o desempenho.

2) Fluxogramação: Refere-se a um modo de representação esquemática de um processo, onde constam diversos componentes e suas interligações.

- Diagrama de Causa e Efeito: Também conhecido como espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa. É uma ferramenta usada para ilustrar quais são as causas e suas subcausas que estão associadas a formação de uma adversidade ou efeitos potenciais.

Na figura abaixo encontra-se a ilustração para esta ferramenta:

- Fluxogramas de Sistema ou Processo: Mostra como é realizada a interação de diversos componentes de um sistema.

3) Projeto de experimentos: É uma técnica minuciosa aplicada para a análise de variáveis com o maior poder de interferir no resultado total. Esta técnica é adotada para assuntos relacionados ao produto do projeto. Porém, também pode se empregar a temas relacionados à gerência de projetos, como por exemplo cronograma e compensação de custos.

1.2. Planejamento da Qualidade: Saídas

1. Plano de gerência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (32.8 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com