TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento da Comunicação de Stakeholders em Projeto

Por:   •  22/3/2020  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 2

Gerenciamento da Comunicação de Stakeholders em Projeto

Trabalho substitutivo

  1. Por que é importante saber que o “corpo fala”?

É importante para entender as reações dos stakeholders do projeto e assim saber se estão receptivos às ideias, ações e todas as coisas que compreendem o mundo do projeto, que está sendo apresentado, acontecendo o que irá acontecer.

Desta forma, é possível ajustar a sua postura e abordagem no decorrer da reunião, ou apresentação com o objetivo de que o projeto seja concebido pelos stakeholders. E se ainda houver resistência, poderão ser adotadas estratégias para a melhor aceitação dos envolvidos e impactados pelo projeto.

É importante também para o autoconhecimento e utilizar a linguagem corporal adequada ao ambiente como também para o trato ao interlocutor e a percepção do outro, que poderá por meio de indícios demonstrar-se receptivo ou resistente ao projeto. Conseguindo interpretar melhor as reações, podemos conduzir melhor as reuniões e persuadir quem escuta.

Através desses indícios é viabilizada uma análise do que o stakeholder está expressando, considerando que 93% da comunicação é não verbal. Assim, a comunicação pode ser entendida como sua maior parte, visual.

Pode ser observado assim os indícios com os 5 Cs da comunicação não verbal: contexto; conjunto; congruência; consistência e cultura.

  1. Como lidar com um Stakeholder que expressa a sua resistência sem palavras?

Uma alternativa é tentar realizar uma mudança de cenário de maneira a entender melhor a real situação do stakeholder que poderá estar resistente por exemplo, por falta treinamento para uma nova ferramenta a ser implantada.

A empatia é outra arma para o contato, pois o stakeholder poderá, por exemplo, estar se sentido ameaçado pela implantação do projeto que poderá acarretar a demissão, ou remanejamento de pessoas.

Tentar perceber se o stakeholder está informado e orientado quanto aos propósitos do projeto, as mudanças que ocorrerão e assim envolvendo-o ao apresentar os benefícios do projeto. Ganhando sua confiança para que eles possam se engajar.

Outra forma é mudar a abordagem, como por exemplo promover encontros informais de almoço, café. Com o intuito de não expor a pessoa, pois nem sempre as expressões faciais negativas em reuniões significam resistência ao projeto, mas podem ser situações de outra natureza.

Outra maneira é utilizar de pessoas com maior poder e influência como o patrocinador para apresentar o projeto às pessoas resistentes.

  1. Se conseguirmos nos comunicar sem usar palavras, no papel de Gerente de um Projeto, como devo me preparar para uma conversa difícil com um stakeholder resistente?

Prepara-se antes das reuniões/apresentações para identificar as ideias chaves do discurso para colocar assim a devida ênfase, dando pausas estratégias e identificado possíveis pontos de dúvidas e já ter as respostas destas no repertório.

Coletar informações dos stakeholders, buscando assim conhecê-lo, assim poderá usar de assuntos que o interessem para quebrar o gelo do início da conversa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com