TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Gerenciamento de Stakeholders e Comunicações

Por:   •  28/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Nome do aluno (a) Anderson Batista de Almeida

     Trabalho da disciplina Gerenciamento de Stakeholders e comunicações                Tutor: Prof. João Marques de Moraes Mattos

Local Rio de Janeiro

Ano 2016 / 02

Estudo de Caso:  Ultra: A Busca da Liderança (A)

O estudo de caso apresentado descreve uma companhia de grande porte que necessita de alterações em suas estruturas, mesmo com resultados positivos visando uma sustentabilidade a longo prazo, precisa sair de um modelo de negócios que se encontra arcaico para um mais adaptado a mercado dos dias de hoje que se encontra muito mais competitivo e globalizado, sendo que as mudanças esbarram, a ideias enraizadas a cultura da empresa que vem desde de sua fundação.

Fundada nos anos de 1937 pelo imigrante austríaco Ernesto Igel a Ultra foi uma das primeiras companhias, a realizar engarrafamento e distribuição de gás para o uso doméstico no Brasil. Graças a visão empreendedora de seu fundador que se aproveitou de uma grande oportunidade no macro ambiente, no caso do desastre com o balão Zeppelin de Hinderburg que por consequência trouxe ao mercado cerca de 6.000 cilindros de gás butano que eram usados para abastecimento dos Balões e estavam estocados no Rio de Janeiro e não seriam usados, por este motivo Igel conseguiu adquiri-los com um grande desconto.

No ano de 1959, o filho mais velho de Igel, de nome Pery assumiu a Ultra iniciando uma grande reestruturação diversificando suas atividades investindo em várias áreas, como: alimentos congelados, engenharia civil, agronegócio, fertilizantes entre outros. Quando no fim da década de 1960 convidou o executivo Hélio Beltrão para realizar um trabalho de readequação da cia e nesse momento o foco foi girado para a indústria petroquímica.

Em 1982 a companhia passou a ser gerida por um novo CEO Paulo G. A. Cunha, e a principal missão de Cunha era sair de uma gestão basicamente familiar e passar a para um modelo profissionalizado e voltado ao mercado corporativo que possuía várias exigências distintas. Mas por qual motivo a mudança? Nos anos 70 a Ultra possuía grande vantagem competitiva sobre seus principais concorrentes, uma vez que praticamente monopolizaram mercado petroquímico brasileiro, mas com a abertura do mercado, eles perderam espaço, sendo que não o suficiente para serem deixados para trás.

        No ano 2000 o principal produto operado no mercado nacional era Oxiteno que possuía produção máxima da Cia e com rápido escoamento no sendo 60% em produção nacional e 40% em exportação, sendo que alguns pontos se encontravam fora da curva, uma vez que um componente muito importante para a fabricação do Oxiteno, era recebido de outras empresas e este fato levava a companhia buscar formar de obter esses componentes ao longo prazo. Este fato não seria puramente financeiro, uma vez que seus lucros eram bem positivos já que atuavam no ramo petrolífero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com